O tempo em que vivemos (a era digital) também é tempo oportuno para pregação do Evangelho! - 2 Timóteo 4:1-5

Utilize ferramentas desta era!

Descubra como utilizar estas ferramentas para a pregação do Reino!

O alcance do evangelho pode ser exponencialmente maior com o uso das redes sociais, aplicativos e websites!

"Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor" Filipenses 4:5

“amai- vos, de coração, uns aos outros ardentemente” 1 Pedro 1.22.


Utilize seu celular...

de modo que glorifique à Deus! Que seu comportamento nas redes sociais seja exemplar.

Compatilhe fotos...

e imagens nas redes sociais que sejam edificantes.!

Compartilhe a Bíblia!

A Palavra de Deus é sempre útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça...!

A Verdade Liberta

Seja você instrumento para promover as verdades bíblicas na internet!

Pare de esperar,...
Comece agora!!

Utilize as ferramentas ao seu alcance!

Utilizando o Facebook

Uma ferramenta para comunicação da igreja com os membros e um método para propagação do Evangelho.


As mídias sociais mobilizam uma enorme multidão de pessoas no mundo, o Facebook então, nem se fala. Em março de 2017 o Facebook já tinha mais de 1.94 bilhão de usuários ativos mensalmente. Desde Abril de 2016 é a maior rede social mundial em número de usuários ativos.

Outra estatística aponta que 102 milhões de brasileiros acessam o Facebook mensalmente. Para se ter uma ideia da presença do Facebook na vida das pessoas, é como se todos os meses metade da população brasileira — de um total de 204 milhões habitantes, segundo o IBGE — entrasse na plataforma para compartilhar e descobrir novidades.

O Facebook se tornou um espaço de descoberta, informação, encontros e reencontros. Um lugar onde as pessoas se conectam com amigos e familiares, compartilham momentos e buscam por conteúdos de seus interesses.

O Facebook é uma ferramenta espetacular, mas muitos cristãos tem utilizado para divulgar fofocas, imoralidades, tolices e palavrões, isso sem falar na propagação de fotos, banners e desenhos que em nada edificam. O Pr. Renato Vargens oferece algumas dicas de como usar o Facebook para a glória de Deus:

  1. Use o Facebook para fazer amigos.
  2. Use o Facebook para consolidar relacionamentos.
  3. Use o Facebook para "pastorear", apascentar e discipular o povo de Deus.
  4. Use o Facebook para criar pontes relacionais.
  5. Use o facebook para edificar o povo de Deus com postagens abençoadoras.
  6. Use o Facebook para animar e fortalecer o fraco na fé.
  7. Use o Facebook para celebrar a vida, a família e a amizade.
  8. Use o Facebook para evangelizar e testemunhar do amor de Cristo.
  9. Use o Facebook para celebrar a Cristo.
  10. Use o Facebook para a glória de Deus.

Neste tutorial vamos dar dicas de como a igreja deve utilizar o Facebook. Clique nas abas FanPage, Eventos, Live Streaming e Check-in para mais detalhes.

"Portanto quer comais ou bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus." ICo 10:31

Dica: O antigo ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” pode ser levado para o Facebook. Posts que possuem imagens acopladas tendem a ter performances muito melhores quando comparados às postagens escritas.

Fanpage ou Página de fãs é uma página específica dentro do Facebook direcionada para empresas, marcas ou produtos, associações, sindicatos, autônomos, ou seja, qualquer organização com ou sem fins lucrativos que desejem interagir com os seus clientes no Facebook.

Ter um perfil no Facebook é de caráter pessoal. Isso significa que igrejas que possuem perfil estão infringindo os termos de serviço do Facebook, podendo este perfil ser penalizado e removido pelo próprio Facebook.

A FanPage é muito diferente de um perfil de usuário e traz muitos benefícios, por exemplo: ter estatística de seus usuários com idade, sexo, horários das interações de suas postagens x o alcance das mesmas, ou seja, estatísticas diversas que irão te ajudar a entender o uso por todos aqueles que "curtirem" a sua página. Tudo de graça e ao alcance de um clique.

Outra vantagem muito importante é que a FanPage pode ter vários administradores e geradores de conteúdo. Por exemplo, num perfil apenas a pessoa "dona" do perfil pode fazer postagens, mas o administrador da FanPage pode dar acesso para que outras pessoas possam colocar conteúdo ou ver as estatísticas da página

Se sua igreja ainda possui um perfil de usuário, aqueles que você convida para ficar "amigo", então chegou a hora de criar sua FAN PAGE. Esta é a maneira correta de sua organização interagir.

Passo a passo para criar um fan-page

1- Faça o log-in com sua senha do seu perfil pessoal do Facebook;

2- Clique neste link para criar uma FanPage

Você irá ver uma imagem semelhante a esta: Criar uma FanPage no Facebook

3- Clique em Empresa, organização ou instituição

Criar uma FanPage no Facebook 4- Selecione "Organização religiosa" em Categoria, dê um nome para a sua FanPage, Leia os Termos das Páginas do Facebook e depois clique em Começar.

A página está criada, porém agora é a hora de você colocar as informações:

  • Endereço completo, mapa, contatos
  • Imagem da sua logomarca
  • Album de fotos, eventos, atividades, produtos e/ou serviços
  • Textos
  • entre outros
A partir de agora, quem administra sua página é o seu usuário de perfil. Contudo, você poderá convidar outras pessoas para administrar a sua FANPAGE, normalmente outras pessoas ligadas a área de comunicação, conselho, pastores, mas principalmente jovens conectados, comprometidos com a Palavra, que entendem desta ferramenta e podem te ajudar muito.

5- Como trocar o endereço de sua Fan Page para um endereço oficial

Assim que criada, sua URL (endereço virtual) de sua Fan Page vai conter diversos números, isso é normal.

Para você ter o endereço padrão no link com o seu nome do facebook + nome da sua Igreja, sua página precisa ter mais de 25 pessoas curtindo sua fan page. Então divulgue para seus contatos curtirem e assim te ajudarem a conseguir este benefício.

6 -Divulgue sua nova Fan Page

Agora que você tem sua página, divulgue em todas suas atividades . Coloque o seu endereço do facebook no boletim da igreja, em murais espalhados pela comunidade, em projeções no telão, em suas propagandas em mídias, em materiais impressos como folder, folheto, no cartão de visita, na assinatura de e-mail, e em todas possibilidades que tenha interação com o público. Divulgue também no Facebook, é claro. Aos poucos você verá os "curtis" de sua página crescer e com eles a interação com os "fãs".

Aproveite que você está online e Curta a FanPage da IB7.org: fb.com/ib7.org

Baseado em texto similar do site www.institutojetro.com

Uma das ferramentas da Fan Page do Facebook que você pode e deve utilizar na sua igreja é a opção de criar eventos. Você pode criar um evento para qualquer atividade da sua igreja, seja uma programação especial (dia das mães, pais, crianças), acampamento de Jovens, Chá e Rosas, Confraternização de final de ano,... As opções são ilimitadas! ;-)

Criar eventos ajuda na divulgação do evento e permite que os membros e outros participantes possam convidar outras pessoas. Funciona como um convite virtual através do Facebook. Com ele, é possível colocar todas as informações necessárias sobre o evento — como local, data, hora, custo (se houver) etc. —, além de saber previamente quem poderá ou não comparecer. Confira abaixo um passo a passo para criar um convite online pelo Facebook:

1- Clique no Link Eventos na Barra lateral esquerda da sua FanPage e depois em "Criar evento". Criar uma FanPage no Facebook

2- Preencher todos os dados pertinentes do evento:

Na janela apresentada, tópicos com informações básicas sobre o evento deverão ser definidos, como “Nome”, “Detalhes”, “Onde”, “Quando”, “Adicionar horário”, "alterar a imagem do evento" e “Privacidade”

3- Convidar amigos

Criar uma FanPage no Facebook

Depois de Publicar o evento, você poderá compartilhar e clicar na opção "Convidar amigos". Selecione todos os membros da igreja e todos aqueles que você gostaria que fosse a este evento. Importante ressaltar aqui para não fazer Spam, ou seja, apenas convide pessoas que estejam propensas a participar. Por exemplo, não convide um tio ateu de 50 anos para um acampamento de adolescentes.

O Facebook Live, também conhecido como Live Streaming, é uma função do Facebook que permite fazer vídeos ao vivo. Não é necessário ter um equipamento caro para fazer estes vídeos ao vivo utilizando o Facebook, basta utilizar seu smartphone e ter uma boa conexão de internet.

Recomendamos fazer a transmissão ao vivo dos cultos para ajudar a divulgar a igreja e possibilita que irmãos que estão em viagem ou impossibilitados de ir à igreja possam assistir aos cultos.

Outra vantagem é que os vídeos ficam gravados no Facebook, ou seja, há mais uma chance do público ser atingido e de outras pessoas poderem assistir mais tarde.

Ícone do aplicativo Gerenciador de Páginas do Facebook Para fazer Facebook Lives é necessário utilizar um aplicativo específico, o Aplicativo Gerenciador de Páginas, e com ele você poderá também:

  • Publicar atualizações, fotos e vídeos, e responder aos comentários feitos na sua Página.
  • Ver e responda às mensagens.
  • Receber notificações push sobre as atividades da Página, dicas e lembretes.
  • Ver as Informações da Página, gerenciar as Configurações e os administradores da Página

O check-in do Facebook é um recurso com a finalidade de marcar a localização de uma postagem. Para adicionar a localização em um post, o computador, smartphone ou tablet deve ter a posição de geolocalização autorizada para que ela seja incluída automaticamente.

Sempre que tiver algum evento na igreja, principalmente envolvendo os adolescentes e jovens, incentive eles a fazer o Check-in no Facebook, assim eles estarão não apenas divulgando a igreja, mas também testemunhando para o mundo que fazem parte do corpo de Cristo e estão em determinada atividade.

Utilizando o WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo para celular muito útil para comunicação interna e de vários departamentos da igreja. Muitas igrejas já utilizam os grupos de WhatsApp, mas poucas conhecem as listas de transmissão.


É bem provável que uns 90% das pessoas em sua igreja já usem o conhecido aplicativo de mensagens instantâneas gratuito, o WhatsApp.

O departamento de comunicação da igreja deve usufruir desta ferramenta!
Abaixo selecionamos algumas formas de utilizar, mas não deixem de verificar todas as abas desta sessão:
Lista de Transmissão, Grupos e Exemplo de Regras de Grupos.

1) Integração de visitantes ou novos membros

Essa é uma ideia que já vimos ser utilizada em algumas igrejas e que é bem criativa. Ao receber o visitante no culto, normalmente é entre um cartão de cadastro para contatos futuros. No dia seguinte, é enviado um email (ou carta, em algumas igrejas) dando as boas vindas e convidando para próximas visitas. Quando o número de telefone também é compartilhado pelo visitante, pode-se fazer esse contato via WhatsApp, o que torna essa primeira conversa mais personalizada e direta. Mande um versículo e deseje uma boa semana, perguntando se ele gostaria de compartilhar algum motivo de oração específico, convidando-o também para os próximos cultos, eventos, etc..

2) Divulgação de eventos e atividades semanais

O WhatsApp é uma das ferramentas para divulgação de eventos mais importantes e efetivas. Nem sempre alguém vai ver um convite/evento no Facebook, mas se enviar por WhatsApp você tem até notificação de leitura (caso o usuário não tenha desabilitado)

Crie uma imagem específica para a divulgação dos eventos da semana – todos juntos – em um tamanho que seja de fácil leitura e visualização pelo telefone. Nada de muito texto! Seja direto: nome do evento, data e hora. Considerando que uma divulgação prévia já deve ter sido feita através de outros canais, utilize o WhatsApp como forma de lembrete ao invés de convite “oficial”. Envie a imagem, de preferência, de 1 a 3 dias antes do evento e depois envie-a novamente no dia do evento.

3) Crie listas de transmissão ou grupos específicos por idade e/ou atividade

Uma outra boa forma de utilização do WhatsApp para igrejas é a criação de Listas de transmissão ou grupos de interesse. Com esta ferramenta você pode enviar o material citado no item acima para grupos específicos e não só convidá-los a participar, como também a divulgar para seus outros contatos: programação de jovens, no grupo de jovens, programação de senhoras, no grupo das senhoras, e por daí por diante!

Com o recurso de Lista de Transmissão, você pode enviar uma mensagem para vários de seus contatos de uma só vez. É semelhante ao Grupo, porém cada pessoa irá ver sua mensagem como vindo de você somente e não necessáriamente vai saber que você enviou para várias pessoas. Isso te dá a oportunidade de ser mais pessoal e mesmo assim enviar para várias pessoas ao mesmo tempo.

As Listas de Transmissão são listas de destinatários pré-determinadas para que você possa enviar transmissões repetidamente, sem precisar selecionar os contatos novamente toda vez que quiser lhes enviar algo.

Para criar uma Lista de Transmissão:

  1. Abra o WhatsApp.
  2. Vá para a tela de Conversas > Botão de Menu > Nova transmissão.
  3. Toque em + ou digite os nomes dos seus contatos para escolher os destinatários.
  4. Toque em Pronto.
  5. Toque em Criar.

Estes passos criarão uma lista com destinatários para suas transmissões. Quando você envia uma mensagem para a sua Lista de Transmissão, todos os destinatários receberão a sua mensagem. Os destinatários receberão uma mensagem normalmente e a mesma aparecerá na tela de Conversas. Quando seus contatos responderem, ela será enviada apenas a você e não aos outros destinatários da sua Lista de Transmissão.

Atenção: Apenas os contatos que possuem o seu contato adicionado no telefone dos mesmos receberão a sua mensagem de transmissão. Se o seu contato não estiver recebendo a sua transmissão, peça a ele que verifique se o seu número está adicionado. Listas de Transmissões são mensagens de um usuário para vários usuários em apenas uma direção. Se você quiser que seus contatos participem na conversa como um grupo, você pode criar uma Conversa de Grupo.

As Conversas em Grupo permitem que você converse com até 256 pessoas ao mesmo tempo, sendo um ótima forma de estar em contato um grupo específico de pessoas. Recomendamos o uso de Conversas em Grupo segmentado para grupos específicos da igreja. Por Exemplo:

  • Grupo de Jovens
  • Grupo de Adolescentes
  • Diretoria da igreja
  • Organizadores de um evento específico;

Não recomendamos colocar todos os membros da igreja num único grupo, pois além do grupo ser limitado pode gerar problemas com pessoas que enviam mensagens demais, não requisitadas e fora do propósito do grupo; Para incluir toda a igreja recomendamos que o pastor e departamento de comunicação tenham suas "Listas de Transmissão", conforme explciado na aba anterior;

Aprenda mais um pouco sobre os grupos:

Criando um grupo

Você pode criar um número ilimitado de grupos. Para criar um grupo:

  1. Abra o WhatsApp e vá à tela de Conversas.
  2. Toque no Botão Menu > Novo grupo.
  3. Digite o nome das pessoas que deseja adicionar ao grupo e toque na seta verde.
  4. Digite um nome para o grupo. Este será o nome do grupo visto por todos os participantes.
  5. Adicione uma imagem para o grupo, que aparecerá na lista de Conversas.
  6. Toque no tique verde quando terminar.

Adicionando participantes

Você precisa ser o administrador do grupo para adicionar participantes a uma conversa em um grupo existente. Um grupo pode ter até 256 participantes:

  1. Abra a Conversa em Grupo.
  2. Toque no nome do grupo.
  3. Selecione Adicionar participante.
  4. Selecione ou procure o contato que deseja adicionar.

Convidando para grupos via links

Você pode convidar pessoas a participarem de um grupo simplesmente compartilhando um link com elas. Para compartilhar um link de convite para o grupo:

  1. Abra o grupo no WhatsApp.
  2. Toque no assunto do grupo.
  3. Toque em Adicionar Participante.
  4. Toque em Convidar para o grupo via link.
  5. Escolha compartilhar o link através do WhatsApp ou outro aplicativo.

O administrador pode usar a opção de Cancelar Link a qualquer momento para invalidar o link anterior e criar um novo link. Qualquer pessoa com WhatsApp pode seguir um link para participar desse grupo, por isso só o compartilhe com pessoas nas quais confia.

Atenção: Use este recurso somente com pessoas confiáveis. Alguém pode encaminhar o link para outras pessoas. Caso isso aconteça, as outras pessoas também poderão entrar no grupo. Nesses casos, o administrador do grupo não será solicitado a aprová-los antes que eles entrem.

Removendo participantes

Você precisa ser o administrador do grupo para poder remover participantes de uma Conversa em Grupo existente:

  1. Abra a Conversa em Grupo.
  2. Toque no nome do grupo.
  3. Toque e segure no nome do contato para remover.
  4. Pressione Remover {Participante} no menu.

Designando administradores para um grupo

Qualquer administrador pode designar qualquer participante para também ser um administrador. Um grupo pode ter um número ilimitado de administradores. Para designar um participante como administrador:

  1. Abra a Conversa em Grupo.
  2. Toque no nome do grupo.
  3. Toque no nome do contato que você deseja tornar administrador.
  4. Pressione Tornar admin do grupo.

Trocando o nome do grupo

Qualquer participante do grupo pode alterar o nome do grupo. Para isso:

  1. Abra a Conversa em Grupo.
  2. Toque no nome do grupo.
  3. Toque no ícone de Lápis no canto superior direito.
  4. Escolha um novo nome para o grupo e toque em OK.

Trocando a imagem do grupo

Qualquer participante pode alterar a imagem do group. Para isso:

  1. Abra a Conversa em Grupo.
  2. Toque no nome do grupo.
  3. Toque na imagem atual do grupo > ícone de Lápis
  4. Escolha entre usar uma foto da sua galeria, tirar foto ou pesquisar imagem na web.

Silenciando as notificações de um grupo

Você pode silenciar uma conversa em grupo por um determinado período de tempo. Você ainda receberá as mensagens enviadas ao grupo, mas o seu telefone não lhe enviará a notificação quando as mensagens forem recebidas. Para silenciar um grupo:

  1. Pressione continuamente o nome do grupo na tela de Conversas.
  2. Toque no botão de Silenciar no canto superior direito da tela
  3. Opcionalmente, desmarque Exibir notificações para impedir que as notificações sejam exibidas na gaveta de notificações.

Saindo de um grupo

Se você sair de um grupo, você será removido do mesmo mas ainda o verá nas sua lista de conversas, para que você possa ler os históricos antigos dessa conversa. Se você for o único administrador desse grupo, algum participante será escolhido aleatoriamente para ser o novo administrador. Para sair de um grupo:

  1. Vá à sua tela de Conversas.
  2. Toque e segure no nome do grupo
  3. Toque no botão de Menu.
  4. Toque em Sair do Group.

Apagando um grupo

Após ter saído de um grupo, você verá uma opção para apagar este grupo. Quando você apaga um grupo, você não poderá mais ver este grupo na sua lista de conversas e suas conversas neste grupo serão apagadas. Para apagar um grupo (após ter saído do grupo):

  1. Vá à sua tela de Conversas.
  2. Toque e segure no nome do grupo
  3. Toque no ícone de lata de lixo.

Segue algumas dicas importantes para bom uso do WhatsApp que utilizamos nos grupos que criamos para os alunos do TIME:

O aplicativo WhatsApp está se mostrando ser útil para o trabalhado de qualquer grupo organizado de pessoas e, para isto, cremos que seja necessário combinarmos algumas regras para utilização e aprimorarmos ainda mais a utilização eficiente da ferramenta.
1- Este grupo é exclusivamente para uso do TIME;
2- Evite postar mensagens com conteúdo de brincadeiras, piadas, racismo, correntes, ativismo político, ...
3- Evite conversar com uma única pessoa;
Um grupo no WhatsApp é criado para assuntos coletivos. Se não for do interesse de, pelo menos, metade das pessoas do grupo, mande uma mensagem direta no particular.
4- Não emitir opiniões pessoais sobre times de Futebol, assuntos políticos, aquecimento global, novelas, dentre outros;
5- Evite enviar textos picados e seja objetivo(a) no que deseja falar, ou seja, tente enviar o menor número possível de mensagens; Se sua mensagem tem mais de um parágrafo use o botão de quebra de linha (enter) para enviar apenas uma mensagem com todo o conteúdo que você quer enviar. Muitas mensagens podem causar problemas para os usuários do grupo. Por exemplo: Muitos irmãos recebem mensagens enquanto estão no trabalho e pode gerar problemas se o celular estiver "apitando" ou vibrando o tempo todo.
6- Antes de postar, releia e analise se o conteúdo:
   a.   Não ofende algum dos membros do grupo;
   b.   Tem relevância e interesse para o trabalho do TIME;
   c.   Se o conteúdo tem procedência, só poste se você pode defender a autenticidade do assunto, consulte fontes seguras;
   d.   Seja propositivo, não faça críticas desnecessárias;
   e.   Se precisar chamar a atenção de alguém, faça com mensagens privadas, direto para os responsáveis;
   f.    Evite “ser chato”;
   g.   Não poste spams, como correntes e reenvio de mensagens;
7- Cuidado com os emojis. É carinha de feliz, de triste, de choro, imagem de mãos agradecendo... Lembre-se de que as letras existem para a comunicação e que você não tem idade de criança para só “falar” através de desenhos e rabiscos. 
8- EVITE CAIXA ALTA. Textos em caixa alta dão a impressão de que a pessoa está gritando e “falando” com autoritarismo. Frases escritas com letras maiúsculas somente se for da sua vontade enfatizar e/ ou gritar com alguém. Mas como você é uma pessoa educada, mesmo nesses casos, dê preferência para a caixa baixa, que é mais bonita e elegante.
 

Direitos dos usuários:

1- Caso se sinta ofendido com algum conteúdo, notificar o ato ao administrador do Grupo, para que o mesmo tome as devidas providências, direto com o ofensor;
2- Problemas de comunicação ou relacionamento pessoal entre os usuários não devem ser comentados em público, muito menos em mensagens do Grupo;
3- Todos têm direito de manifestar descontentamento com a utilização, mas isto deve ser feito diretamente aos administradores do grupo OU ao Diretor do TIME;
4- O Administrador poderá ser substituído a qualquer momento a critério do Diretor do TIME;
5- Indicações de nomes de novos participantes devem ser direcionadas diretamente ao Diretor do TIME. Somente ele poderá autorizar a inclusão e a exclusão de usuários;
6- Divulgar conteúdo de interesse dos alunos do TIME;
CONFIDENCIAL: O conteúdo é para informar exclusivamente aos integrantes, não devem ser repassadas informações para terceiros.
Em cada caso de infração às regras, cabe exclusivamente ao Diretor do TIME a exclusão do usuário infrator.

Lembre-se:

“Elogie em público e critique em particular”.
Líderes são pessoas ocupadíssimas, não devem perder tempo com bobagens. Se ‘orkutizar’ o grupo, vamos perder participação ou, no mínimo, qualidade na utilização do mesmo.
Somos todos seres humanos, fazemos coisas certas e coisas erradas. Para viver em grupo, precisamos saber conviver com as falhas dos outros, ter humildade para aceitar correções. Vamos nos concentrar em aproveitar o que cada um pode oferecer de bom para o TIME e neutralizar o lado negativo.

Utilizando o Youtube


Atualmente, o YouTube é um dos canais de social media mais utilizados no mundo e, por ser um canal onde o foco são os vídeos, temos uma grande oportunidade para nossas igrejas alcançarem mais pessoas não só localmente, mas em qualquer lugar do mundo, mas que pouco é usado. Leia abaixo o artigo do site ConversaoDigital.com:

Estatísticas do YouTube - Infográfico

A Pergunta que tentaremos responder é: como usar o YouTube para minha igreja?

1) Sermões

A primeira (e mais óbvia) forma de utilizar o YouTube é postar as mensagens gravadas na sua igreja durante os cultos. Atualmente já é permitida a postagem de vídeos longos, com mais de 40min, sem necessidade de se criar vários capítulos ou de se dividir em vídeos menores, e em full HD, também sem a necessidade de criar uma conta paga.
Dica: não sabe a melhor forma de gravar seus vídeos na igreja? Aqui temos algumas dicas das melhores câmeras para usar.

2) Mensagens curtas

Apesar de haver a possibilidade de publicação de sermões completos, sabemos que hoje em dia as pessoas não tem muito tempo (ou paciência) para assistir vídeos longos. O que muitas igrejas fazem é postar mensagens menores, de 3 a 5 minutos, em que o tema tenha a ver com o tema que foi (ou será) pregado no próximo culto ou até mesmo pequenos devocionais semanais.

3) Avisos ou Notícias

Sabe aquele vídeo super bacana que você criou para dar os avisos no início do culto para evitar que um “irmãozinho abençoado” ficasse meia hora falando, mas que ninguém viu porque chegaram atrasados? Poste no YouTube! Além de ter a oportunidade de deixar sua igreja a par de todas as notícias e avisos da semana, você pode alcançar pessoas ao usá-lo como um convite para determinados eventos ou programações especiais.

4) Histórias e testemunhos

Traga o mundo offline e a vida real para dentro do Youtube com histórias de famílias de sua igreja, testemunhos, entrevistas sobre como um determinado evento de sua igreja pode ter impactado a vida das pessoas ou atualizações enviadas por missionários no campo. Não é nada tão complexo de se gravar e pode realmente impactar quem assiste. Pense como se você estivesse comprando um produto: para ter certeza de que ele é bom, você não lê avaliações/reviews de outros usuários? O mesmo é com sua igreja: um visitante pode querer conhecê-la mais a fundo antes de se decidir a ir, através de seu conteúdo online.

5) Estudos e séries exclusivamente online

Já pensou em ter estudos durante a semana sem ter que “fazer” com que as pessoas se desloquem até a igreja? Você pode trabalhar séries que serão exclusivamente online em seu canal, num dia e horário específicos da semana, para que seu público possa acompanhar e se fidelizar. Um grande exemplo disso é o “Online Campus” da Saddleback Church nos EUA, que tem conteúdo e horário de cultos exclusivos online.

6) Conteúdo musical

Utilize quando houver participações especiais de cantores ou bandas em sua igreja, ou até mesmo criações especiais feitas para seu canal online, como alguma canção criada pelo grupo de louvor ou banda.

7) Conteúdo ao vivo

Através do Google Hangouts é possível fazer transmissões ao vivo, entrevistas ou bate papos num horário marcado e transmitir ao vivo pelo seu canal no YouTube. Mas atenção: se for transmitir direto do templo de sua igreja, é preciso ter uma boa conexão com a internet, caso contrário não irá funcionar!

8) O céu é o limite!

As sete dicas acima são algumas sugestões que damos a vocês, mas a ideia aqui é que você use sua criatividade! O que as pessoas têm buscado? Como alcançá-las com seus vídeos e compartilhar a Palavra de Deus a milhares de vidas? Inove!

Nos próximos posts dessa série, traremos dicas sobre como otimizar seu canal e seus vídeos para que mais pessoas sejam alcançadas de forma orgânica (através da busca) no YouTube.

Utilizando o Google

O Google fornece diversas ferramentas diferentes que podem ajudar as igrejas.


Das inúmeras ferramentas que o Google disponibiliza, eu diria que as mais importante para as igrejas é o:

Google Meu Negócio

É uma ferramenta gratuita e fácil de usar que possibilita que as igrejas gerenciem suas presenças on-line no Google, inclusive na Pesquisa Google e no Maps. Ao verificar e editar as informações da sua igreja, você ajuda os visitantes a encontrá-la e pode contar sua história a eles. Gerencie o modo como as informações da sua igreja são exibidas no Google, inclusive no Google Maps e na Pesquisa Google, usando o Google Meu Negócio gratuitamente.
Dê os primeiros passos em google.com/business.
Para informações mais detalhadas pode visitar o tutorial da Conversão Digital

Eu novos amigos!