Uma campanha de Valorização do Sábado

Versículos para reflexão:

Gênesis 2:2-3Êxodo 20:8-11; Deuteronômio 5:12-15; Neemias 9:14; Neemias 13:15-22; Isaías 58:13-14; Mateus 12:10-13;  Marcos 2:27-28; João 14:21 João 14:23-24; Atos dos Apóstolos 13:42-44; Atos dos Apóstolos 16:13; Atos dos Apóstolos 18; 1 João 2:3-5; Apocalipse 14:12

Leia também alguns artigos relacionados:

O Sábado, Criação de Deus para nosso benefício O Sábado, Criação de Deus para nosso benefício
Livros
Criação de Deus para nosso benefício Você que deseja saber mais sobre este maravilhoso presente de...
Fiel ao Sábado, Fiel ao nosso Deus Fiel ao Sábado, Fiel ao nosso Deus
Livros
É um Estudo Bíblico moderno e relevante do mandamento de Deus para lembrarmos o dia de Sábado e...

“Cremos que o sábado sagrado da Bíblia, o sétimo dia da semana, é tempo sagrado, um dom de Deus para todas as pessoas, instituído na Criação, confirmado nos Dez Mandamentos, reafirmado no ensino e exemplo de Jesus e dos apóstolos. Acreditamos que o repouso do sábado sagrado é uma experiência da presença eterna de Deus com Seu povo. Assim, em resposta amorosa à graça de Deus, acreditamos que o sábado sagrado deve ser fielmente observado como um dia de descanso, adoração e celebração”.

Declaração de Fé Batista do Sétimo Dia

Os Batistas do Sétimo Dia possuem uma rica história e sempre foram conhecidos por um povo que busca honrar ao Senhor e glorificar o Seu nome, dando bom testemunho. É, porém, inegável que diversos cristãos de outras denominações também louvaram e louvam a Deus no seu modo de vida, dentro das características de sua fé ou grupo eclesiástico. Reconhecemos isso porque entendemos que a graça de Deus se estende a todos os que confessam que Jesus Cristo é o Senhor, graça esta que se sobrepõe a diferenças denominacionais. Não nos consideramos “a igreja que salva” ou a “igreja correta”.

Entretanto, da mesma maneira, enfatizamos que pontos essenciais de nossa fé Batista do Sétimo Dia não podem ser relativizados ou minimizados, por compreendermos serem bíblicos e inerentes a um estilo de vida compatível com o cristão. Dentre esses pontos encontra-se a guarda do Sábado Bíblico.

Em conversas, seja de maneira informal, em  simples comentários na igreja ou fora dela e por postagens nas redes sociais, nota-se que muitos irmãos que se declaram sabatistas, nitidamente, não dão testemunho algum sobre a guarda do Sábado ou pior, dão, por meio de atos e palavras, testemunho contrário ao quarto mandamento. Faz-se um apelo aqui para a compreensão de que este texto não é um serviço de fiscalização sobre a fé dos irmãos, agindo como uma polícia secreta existente em regimes ditatoriais, mas uma tentativa de fazer a própria denominação “Igreja Batista do Sétimo Dia” a rever seus conceitos e atitudes, dos líderes aos membros, sobre o Dia do Senhor.        

Percebe-se que muitos irmãos da nossa denominação sentem certo receio de praticar a guarda do sétimo dia da semana por alguns motivos que listamos aqui, com algumas objeções:

A violação da santificação do sétimo dia da semana é um desrespeito óbvio, primeiramente a Deus, pois o dia é Dele. Depois, à Sua Palavra, que nos testifica sobre o mandamento (aliás, sobre os mandamentos e toda Sua vontade, que fique claro!) e, por conseguinte, aos irmãos Batistas do Sétimo Dia que, historicamente, sofreram muito para que hoje tivéssemos essa liberdade de guardar o Dia do Senhor. Muitos irmãos, durante a história da igreja, foram perseguidos, presos e alguns até morreram por esta causa. Ainda hoje, diversos membros de nossa igreja dedicam seus sábados para auxiliar o próximo, ajudar na igreja e realizar atividades condizentes com este dia. Esses irmãos também acabam sendo desrespeitados pelos Batistas do Sétimo Dia, que desdenham do quarto mandamento na sua prática.

Enfim, deve-se perguntar: o que o Sábado representa para a IBSD e para mim? Por que faço (ou não) questão de guardá-lo e, durante a semana, me preparar para ele? Que medos eu tenho ao testemunhar ou guardar o Sábado? Por que não cantamos hinos sobre o Sábado? Por que eu não vejo testemunhos sobre o Sábado nas nossas igrejas?

        Diante do exposto, sabemos que o Sábado é geralmente bem entendido teoricamente por muitos irmãos, sejam desde membros sem cargos oficiais até os líderes, mas, e a prática? Há poucos anos, a IBSD no Brasil lançou na sua escola bíblica um estudo sobre a carta de Tiago, onde o título era “Na prática, a teoria é a mesma”. Tristemente não se vê isso em relação ao sétimo dia da semana, mesmo dentro de nossos templos. Mas, podemos mudar. Deus nos quer hoje melhores do que ontem, amanhã melhores do que hoje e assim sucessivamente em todos os pontos de nossa vida, inclusive o Sábado.

Leia também alguns artigos relacionados:

Sábado: Um dia especial! Sábado: Um dia especial!
Café Com Deus
“Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na...
A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...

Buscando a reflexão entre os irmãos, de forma individual e coletiva, vemos como válidas as seguintes perguntas (de um ponto de vista prático). Procure ser sincero com Deus e consigo mesmo:

        Finalmente, para que não fiquemos apenas lamentando e fazendo comentários teóricos, propomos algumas atitudes que podem ser executadas entre os membros, lideranças, comunidades locais e igreja nacional. Longe de ser uma lista de “pode ou não pode” ou de regras fixas, que rigidamente devem ser seguidas, são apenas sugestões que intentamos serem práticas e que podem nos ajudar. Apresentamos:

Leitura indicada

Livro: Fiel ao Sábado Fiel ao Nosso Deus
Leia a sinopse

Irmã e irmão, nossa intenção com estes escritos não é criticar ou julgar ninguém, mas estimular a revisão e renovação nas atitudes que tomamos sobre o ponto distintivo da nossa fé: a santificação do sétimo dia da semana.  Relembramos que guardar o sábado não salva, mas ele está lá, junto com os outros nove mandamentos da Santa Lei e, como diz o Pastor André Garcia, “acreditamos que guardar a lei não é meio para salvação, mas resultado dela”¹, entendemos que em retribuição ao amor divino, queremos obedecê-lo e cumprir Sua vontade.

Se você já procura ter zelo com o Sábado, porém cuidando para não o transformar em algo maior do que ele realmente é, não descuide e não se desvie. Por outro lado, se você percebeu que está relaxando e desdenhando deste mandamento e quer mudar, comece a repensar seus atos. Ore, busque a Deus e comece, de imediato, a preparar sua semana para a chegada do Santo Dia de Deus! Não adie!

Que Deus nos cuide, nos abençoe e nos ajude a cumprir Seu propósito, testemunhando do amor divino a este mundo que tanto precisa Dele!

Amém!

 

¹ GARCIA, André. Sábado Sagrado. Declaração de Fé Batista do Sétimo Dia. Curitiba: CBSDB. 2018.

Leia também alguns artigos relacionados:

Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...
As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...