A maioria dos historiadores registra o começo do movimento de escolas nas igrejas iniciado por Robert Baikes de Gloucester, Inglaterra, em 1780. Mas as escolas Batistas do Sétimo Dia o precederam em décadas. Em 1740, Ludwig Hocker, Batista Alemão do Sétimo Dia, começou uma escola sabatina em Ephrata [Nota: distrito na Pensilvânia, EUA]. Em 1761, o reverendo Jonathan Dunham, da Igreja Batista do Sétimo Dia de Piscataway, escreveu um catecismo intitulado "A brief instruction in the principles of Christian religion" [Breve introdução aos princípios da religião Cristã], utilizado por adultos e crianças. Em 1836, a Conferência Geral designou um comitê "para compilar um livro de perguntas de tamanho conveniente, abarcando os fatos, doutrinas e deveres proeminentes contidos no Novo Testamento para uso das escolas sabatinas e aulas de estudo bíblico ligadas a nós".

Em 1870, as primeiras medidas foram tomadas para organizar uma diretoria para as escolas sabatinas como parte da Conferência Geral. Essa diretoria trabalhou muito de perto com as sociedades de escolas sabatinas em cooperação com o treinamento de professores e com a produção e distribuição de material para as lições das escolas, tanto para crianças quanto para adultos.

Uma variedade de publicações foi lançada já na década de 1850, incluindo o "Sabbath School Visitor", "Sabbath School Paper", "Sabbath School Gem" e "Sabbath School Journal". Em 1882, uma nova diretoria começou a publicar um jornal da Escola Sabatina para crianças, "Our Sabbath Visitor", que continuou até 1923. Em 1948, a Diretoria de Educação Cristã reassumiu sua publicação sob o título "Sabbath Visitor". A lição trimestral de maior sucessão é a "Helping Hand", desde 1885.

Leia também alguns artigos relacionados:

Consciência Cativa Consciência Cativa
Livros
Cobre os mais de 350 anos de história dos Batistas do Sétimo Dia. Se você deseja estar melhor...
Tradição e Sabedoria: Conselhos para uma vida sabia Tradição e Sabedoria: Conselhos para uma vida sabia
Lições Bíblicas
Sabedoria, eis algo que todo mundo quer! A questão é que a grande maioria não deseja desprender...

 

Fonte: Don A. Sanford. Consciência Cativa: Um breve relato histórico sobre os Batistas do Sétimo Dia. Curitiba: CBSDB, 2005, p. 59, 61.

Nota: Desde o seu começo no Brasil, em 1913, os Batistas do Sétimo Dia nacionais também consideram a instrução bíblica de seus membros essencial para a fé e prática cristãs. Por isso, trimestralmente são produzidas lições para estudo, as quais são discutidas todos os Sábados em nossas congregações. Você é convidado a visitar-nos quando possível!