Ser membro da igreja não é opcional. É necessário que todo cristão encontre, participe e se submeta a uma igreja local. Mas uma vez que você ingressa em uma igreja, quais são suas responsabilidades?

Em seu livro “Nove Marcas de uma Igreja Saudável”, Mark Dever promove as cinco responsabilidades para cada membro da igreja: comparecer aos cultos regularmente, participar particularmente da comunhão, participar das reuniões dos membros de forma consistente, orar regularmente e doar regularmente (pág. 161).

Este é um bom começo. Sem dúvida, você pode facilmente criar uma lista de 20, 30 ou 40 responsabilidades para cada membro da igreja; portanto, essa lista não deve ser vista como abrangente ou exaustiva. E sua compreensão do que um membro da igreja deve fazer varia de acordo com suas convicções teológicas e denominação ou rede de igrejas. Mas, construindo e tomando emprestado do trabalho de Dever, sugiro as cinco responsabilidades a seguir para cada membro da igreja.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

1. Participe do culto semanal

Aqui na América, muitos cristãos pensam que estão comprometidos com a igreja se comparecerem ao culto semanal duas vezes por mês. Eu peço desculpas, mas não concordo. Embora doenças, férias e outras razões pessoais o afastem do povo de Deus de tempos em tempos, é imperativo para todo cristão frequentar a igreja semanalmente, a menos que seja providencialmente impedido.

Ao faltar ao culto, você perde a ceia do Senhor, a pregação da Palavra, a comunhão com os crentes, a edificação de sua fé e uma infinidade de outras coisas boas. Você se mantém longe de um dos principais meios que Deus ordenou para edificá-lo em Cristo. Não é exagero dizer que o ato sutil de faltar ao culto regularmente por razões triviais pode levar a consequências espirituais desastrosas.

Mas não é apenas o que você recebe da igreja, mas também o que você dá (mais sobre isso abaixo) à sua igreja. Sua presença é necessária. Ouça o que Dietrich Bonhoeffer declara em seu livro “Life Together”:

“A presença física de outros cristãos é uma fonte de alegria e força incomparáveis ​​para o crente.”

Deus trabalha para edificá-lo em sua fé, obviamente e sutilmente, à medida que você assiste fielmente à igreja regularmente.

2. Sirva à igreja com seus dons espirituais

Existe um princípio nos negócios chamado Princípio de Pareto. Essencialmente, isso significa que 20% das pessoas fazem 80% do trabalho ou, mais especificamente, 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Verdadeiro nos negócios, e frequentemente verdadeiro nas igrejas. Mas não deveria ser. Se você é cristão, Deus o abençoou com um ou mais dons espirituais. E o objetivo do seu dom espiritual não é acumulá-lo, enterrá-lo ou usá-lo para parecer impressionante, mas administrá-lo bem edificando a igreja.

Qual é o seu dom espiritual? Administração? Hospitalidade? Ensino? Use-o. Felizmente, os pastores de sua igreja estão equipando os santos para o ministério (Efésios 4:12). Converse com alguém da sua igreja sobre se envolver. Sirva. Inscreva-se para uma equipe de ministério. Faça o que fizer, não enterre os dons que Deus lhe confiou.

3. Busque a santidade

Robert Murray McCheyne disse uma vez:

“A maior necessidade do meu povo é a minha santidade pessoal”.

Verdadeiro para pastores, mas mesmo vale para os membros da igreja.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

Embora o culto semanal seja inigualável em termos de importância para sua vida espiritual, você não pode esperar que apenas isso o sustente espiritualmente durante toda a semana. Isso significa que você também deve buscar ativamente a piedade os outros seis dias da semana. O que você pode fazer?

Leia a sua Bíblia e ore em particular regularmente. Aproveite seu trajeto para o trabalho ouvindo sermões, podcasts e audiolivros. Junte-se a um pequeno grupo. Leia bons livros e blogs cristãos. Procure ativamente matar os pecados que assolam sua vida. Reúna-se com o povo de Deus sempre que possível. A busca pela santidade acontece através do seu esforço orientado pela graça para se apropriar dos meios da graça e através do Espírito Santo trabalhando em sua vida. Se você levar a santidade a sério, sua igreja ficará muito melhor por causa disso.

4. Promova a unidade na igreja

Recentemente, dei uma palestra de cinco minutos sobre a unidade em nossa reunião congregacional anual. Eu não pensei muito sobre isso e mal escrevi uma nota. Mas nossos membros foram altamente receptivos às minhas palavras. Tanto assim, que desencadeou uma campanha de “Fim de Semana da Unidade”, na qual celebraremos nossa unidade em Cristo.

Você provavelmente não gosta de algumas coisas sobre sua igreja. Isso é normal. Dificilmente alguém gosta absolutamente de tudo sobre sua igreja. Obviamente, quando há um pecado grave envolvido, ele precisa ser relatado imediatamente. Mas na maioria das vezes, não serão pecados hediondos que pesam sobre você, mas leves aborrecimentos. Nesses momentos, quando você fica tentado a brigar ou se dividir, é essencial que não o faça. Não fofoque ou calunie ninguém. Procure ignorar ofensas. Ore por pessoas que o incomodam. E se você precisar falar com alguém sobre um problema, faça-o em espírito de oração e gentilmente.

5. Doe

Se você atualmente é um membro da igreja e não está colaborando com sua igreja, perceba que se todo cristão seguisse o seu exemplo, a maioria das igrejas no mundo deixaria de existir. Embora circunstâncias incomumente árduas possam impedir temporariamente uma pessoa de ofertar, o problema para a maioria de nós não é extraordinariamente difícil, mas preguiça, ignorância ou idolatria. Deixe-me encorajá-lo a procurar nas Escrituras para ver o que elas dizem sobre dinheiro e depois doar à sua igreja local. 

Eu amo a igreja local. Estamos no mesmo time em Cristo e isso é uma coisa linda. Nós somos tão abençoados. Mas essas bênçãos devem levar a responsabilidades como membros da igreja. 


 

Traduzido e adaptado por Fabricio Luís Lovato a partir de "5 Responsibilities of Every Church Member" <https://www.gospelrelevance.com/2020/03/03/5-responsibilities-of-every-church-member>.

 

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...