O manuscrito da Torá mais antigo do mundo pode ter sido encontrado pelo professor de estudos hebraicos Mauro Perani, da Universidade de Bolonha, na Itália

De acordo com o pesquisador Mauro Perani, o valioso pergaminho de pele de cordeiro foi escrito no final do século XII e teria sido catalogado de forma errada por um arquivista da biblioteca universitária em 1889, que acreditou que o documento era do século XVII. Mas o professor Mauro Perani constatou que o texto era anterior às normas de escrita da Torá adotadas no século 12.

As suspeitas de que o pergaminho teria sido datado incorretamente começaram quando o professor notou que havia no texto letras e sinais que passaram a ser proibidos pelo erudito e filósofo judeu Moisés Maimônides no século XII.

ToraEste pergaminho é muito raro porque quando os manuscritos estragam, perdem sua santidade e não podem ser mais utilizados para leitura. Então, são enterrados. Em excelente estado de conservação, o pergaminho foi submetido a várias provas de carbono-14 para definir a sua datação,  na Itália e Estados Unidos, que confirmaram que foi escrito entre o fim do século XII e o começo do século XIII. O documento mede 36 metros de comprimento por 64 centímetros de largura,  e está dividido em 58 seções.

Esse documento é considerado de valor incalculável já que muitos foram destruídos pelos nazistas na Europa central e os fascistas na Itália.

A Torá, também conhecida como Pentateuco, consiste nos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Até então, a versão completa e mais antiga da Torá datava do século XIII.  A Torá mais antiga do mundo, apta para leitura, tinha mais de 500 anos e se encontra na cidade de Tzfat, em Israel. A partir de pesquisas realizadas descobriu-se que esse rolo fora escrito no século 14 por Isaac Aboab de Castela.

Artigos Relacionados

No caminho com Jesus: Estudos no Evangelho de João No caminho com Jesus: Estudos no Evangelho de João
“Pode-se resumir o fato mais relevante de toda a História em quatro palavras: Jesus Cristo é Deus!”1.  A maior afirmação de toda a Bíblia é que Deus...
Transição na liderança da Igreja Transição na liderança da Igreja
 A sucessão na igreja pode ser um assunto difícil e, às vezes, envolver muitas conversas desagradáveis. Mas não precisa ser assim. À medida que os...