[Nota do Tradutor: Esse texto foi escrito em 2015, ano em que foi lançado o filme O Despertar da Força, da série Star Wars. Em breve será lançado mais um filme da franquia, O Último Jedi, mas suas reflexões não perderam a importância. Se você ainda não assistiu aos filmes, informamos que o texto contém informações sobre o enredo da série.]

Faz dez anos desde o último filme de Star Wars (30 anos desde o último bom), e com a estreia de O Despertar da Força em poucos dias, os fãs estão praticamente enlouquecendo antecipadamente. O novo capítulo promete retornar Star Wars às suas raízes. Velhos rostos reaparecerão, e jovens heróis se elevarão para conduzir a galáxia em outra batalha contra o mal. Enquanto o drama épico espacial nunca foi abertamente cristão, ainda assim incorpora temas que refletem o Evangelho. Então, coloque o cinto nas crianças, prepare o hiperdrive e não perca estas cinco mensagens cristãs encontradas em Star Wars.

Nós somos todos parte de algo maior

Quem você diria que é o herói de Star Wars? Talvez Luke Skywalker, ele é o último Cavaleiro Jedi e o único que pode derrotar Darth Vader. Ou, talvez, a Princesa Leia, que estava liderando a Rebelião anos antes dele chegar. E o velho Obi-Wan? Ele sacrificou tudo para dar à galáxia uma chance de paz, e até mesmo ficou preso após a morte para oferecer apoio.

Leia também alguns artigos relacionados:

Israel no plano de redenção Israel no plano de redenção
Comentário da lição
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o...
10 Filmes para Assistir e Refletir na Páscoa 10 Filmes para Assistir e Refletir na Páscoa
Café Com Deus
Que tal aproveitar essa Páscoa para assistir alguns filmes edificantes para sua vida espiritual? A...

Na verdade, cada uma dessas personagens está lutando por algo maior do que elas. Não importa quão grandiosas sejam as suas conquistas individuais, tudo é feito em nome da preservação da liberdade galáctica. Como cristãos, sabemos que o corpo de Cristo é composto por muitas pessoas. 1 Coríntios até mesmo nos ensina que todos nós temos um papel importante a desempenhar no ministério de Cristo. Não importa se você é uma princesa ou um fazendeiro de umidade, todos somos parte de algo maior que nós mesmos.

Os cristãos precisam de uma arma elegante

É difícil imaginar os icônicos Jedi sem o sabre de luz. Obi-Wan descreve essas confiáveis espadas laser como "uma arma elegante" e, nas mãos de um mestre, é difícil argumentar com sua avaliação. Um sabre de luz pode cortar o metal, desviar os tiros de blaster e até mesmo trazer luz a lugares escuros. Quando armado com um desses, um Jedi é um inimigo formidável. Sem ele, eles estão com problemas.

Como o sabre de luz, a Escritura é muitas vezes retratada como uma arma. Em Efésios 6 os crentes são chamados a tomar "a espada do espírito, que é a palavra de Deus" para lutar contra o inimigo. Enquanto um sabre de luz pode ser a marca de um verdadeiro Cavaleiro Jedi, a Bíblia é a arma de um verdadeiro cristão. Quando a mantemos próxima, podemos ser uma força para o bem, mas sem ela, estamos próximos da inutilidade.

Mesmo o melhor de nós pode cair

Há poucos vilões no universo Star Wars mais ameaçadores do que Darth Vader. Com o seu sabre de luz carmesim e a respiração irregular, este Lorde Sombrio dos Sith inspira medo onde quer que ele vá. As audiências o testemunharam destruir planetas, assassinar subordinados e até mesmo torturar seus próprios filhos. No entanto, talvez o aspecto mais angustiante do personagem de Vader seja o fato de que ele costumava ser bom. Há muito tempo, Vader era um Cavaleiro Jedi chamado Anakin Skywalker que lutou para proteger o povo da República Galáctica.
Skywalker era um grande herói, mas o orgulho e a raiva o levaram ao lado negro. Da mesma forma, até mesmo os melhores cristãos são suscetíveis ao pecado e à ruptura. Basta olhar para Pedro, que negou a Cristo, ou Davi, que era culpado de homicídio e adultério. O pecado, o lado negro, é muito real, e todo cristão deve estar protegido contra a tentação.

Coisas extraordinárias podem vir de lugares improváveis

De todos os planetas no universo Star Wars, talvez nenhum seja mais notável do que o mundo deserto de Tatooine. Orbitando sóis gêmeos na orla exterior da galáxia, Tatooine é um lugar áspero e desolado governado por gângsteres. Tanto o Império como a Rebelião ignoram o planeta, preferindo se concentrar em mundos mais importantes, como o industrial Coruscant ou o belo Naboo. Apesar de tudo isso, Tatooine serviu de ponto de origem para alguns personagens verdadeiramente extraordinários. Anakin Skywalker nasceu lá, seu filho Luke cresceu lá, sem mencionar que o traficante Han Solo foi descoberto lá.
Muito como Tatooine, Jesus nasceu em Belém, um lugar tão sem importância que mal aparecia no mapa. As primeiras pessoas a ouvir sobre seu nascimento foram pastores, homens que caíam no degrau mais baixo do sistema de castas. Mesmo seus pais eram improváveis, apenas um carpinteiro simples e uma menina virgem. No entanto, Deus tem uma maneira de tomar coisas comuns e transformá-las em algo verdadeiramente excepcional.

Nunca é tarde para a redenção

No final de O Retorno de Jedi, quando parece que toda a esperança está perdida, acontece algo incrível. Darth Vader, o antagonista de longa data da série, se sacrifica para salvar seu filho e derrotar o Imperador. Vader acreditava que ele estava muito longe de encontrar a redenção. Ele tinha feito tantas coisas terríveis, traiu tantas pessoas. Como ele poderia ser perdoado?
Luke, por outro lado (sem trocadilhos), nunca perdeu a  fé em Vader. Na verdade, ele acreditava tão fortemente que  estava disposto a pagar o preço final por seu perdão. Há muitas pessoas como Vader que olham seus erros para trás e acham que é tarde demais, mas estão erradas. Não importa o quão longe nós nos desviamos ou quão desfigurados nos tornamos, Jesus deu Sua vida para que pudéssemos ser perdoados (João 3:16). Deus não precisa salvá-lo, Ele já o fez.

(Esses pontos foram retirados do livro fenomenal de Paul Kent The Real Force: A 40 Day Devotional).

Traduzido por Fabricio Luís Lovato

Texto original: https://www.crosswalk.com/blogs/christian-movie-reviews/5-christian-messages-found-in-i-star-wars-i.html

Leia também alguns artigos relacionados:

Sábado: Uma Ordenança da Criação Sábado: Uma Ordenança da Criação
Estudos
O homem como parte da criação tem responsabilidade de obedecer às ordenanças embutidas na estrutura...