Sempre que lemos uma retrospectiva, ficamos surpresos ao lembrar tanta coisa que passou, nos entristecemos com algumas notícias e nos alegramos com outras. Cada um de nós tem a sua retrospectiva, tudo que vivemos, todas as nossas ações, reações, pensamentos e escolhas que fizemos ao longo desse ano. Notícias negativas não podem nos abalar, nem amedrontar, pois “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia (Salmos 91:5-6) e ainda Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor” (Salmos 112:7). Outro conselho que recebemos através da Palavra de Deus é “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança” (Lamentações 3:21). Em uma autoanálise das coisas que passaram, ou fazendo a leitura da retrospectiva de tudo que ocorreu em 2017, devemos deixar pra trás tudo que nos causa dor e angústia, relembrar coisas boas, tudo que aprendemos e vamos aos fatos.

Taxa de desemprego dispara pelo segundo ano

O desemprego atingiu 12% no trimestre[1]. Com tantos impostos pra pagar, diversos compromissos financeiros que vamos assumindo como: alimentação, vestuário, cartão de crédito, débito, IPTU, IPVA, água, luz, telefone, internet, plano de saúde, combustível para o carro...etc. Estes são alguns dos compromissos básicos, deixando de fora, gastos mais supérfluos que muitos talvez, nunca irão usufruir na vida, mas a mídia moderna tenta “enfiar goela abaixo” fazendo de todos nós eternos consumistas endividados. Em momentos de crise e desemprego é importante manter o equilíbrio nas contas, economizar, evitar contrair dívidas, cortar gastos desnecessários e exagerados (geralmente com lazer). Em muitos casos, não haverá oportunidade de escolher um bom trabalho, mas agarrar-se na oportunidade que aparecer. “O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece” (Provérbios 10:4), lembrando também que pela Bíblia, viver com pouco, não é sinal de derrota ou desgraça “Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação. Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio” (Provérbios 15:16-17). Toda crise passa, e quando temos o Braço do Senhor nos sustentando, passamos a crise em fé e adoração.

Lista Mundial da Perseguição mostra países hostis ao cristianismo

Sri Lanka e Mauritânia voltam para lista; Afeganistão sobe para o terceiro lugar; e a Coreia do Norte ocupa o topo, pelo 15º ano consecutivo[2][3]. Não temos muitas vezes a impressão que, o mundo odeia aos cristãos? De fato, odeiam mesmo e já fomos alertados por Deus sobre isso: “Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia” (1 João 3:13). Ainda nas Palavras do Senhor Jesus: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim” (João 15:18). Nesse mundo estamos apenas de passagem. Claro que dói, as vezes com lágrimas clamamos por aqueles que sofrem perseguições, pagam com suas vidas apenas por professar o Nome de Jesus. “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (João 15:19). Um consolo ao nosso coração é que “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”. (Mateus 5:11-12), Jesus explica a razão de tudo isso: “Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.) (João 15:12), porque “Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai” (João 15:23).

Leia também alguns artigos relacionados:

Ele é o Senhor! Ele é o Senhor!
Café Com Deus
“Então, Samuel lhe contou tudo, e nada escondeu. Então Eli disse: “Ele é o Senhor; que faça o que...
E você, está disposto? E você, está disposto?
Café Com Deus
“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração...

Oscar 2017 é marcado por gafe histórica em entrega de prêmio de melhor filme, vencido por Moonlight

O erro foi amplamente divulgado nas redes sociais e, até agora, tem sido classificado como a maior gafe da história do Oscar[4]. As vezes, eu até tento imaginar, os valores gastos com a cobertura de tudo que envolve um evento como o Oscar. Quantas pessoas envolvidas, a cobertura da mídia mundial, a busca da perfeição como um evento global assim precisa ser. O fato lamentável é: Porque não vemos tanto empenho em fazer uma obra de caridade? Os artistas da grande mídia mundial enchem a boca pra criticar governos, autoridades, questões raciais, desigualdades sociais, intolerância religiosa ou étnica. Será que um dia veremos os artistas abrindo mão da sua fama e do prêmio, para reverter o valor em uma causa nobre a um povo menos favorecido? A Bíblia nos ensina que nosso amor precisa ser demonstrado em ações: “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?” (1 João 3:17).

A falha no Oscar nos mostra isso. Todos nós somos pecadores, erramos, porém, podemos sim, aprender com nossos erros e sonhar com uma sociedade melhor e mais justa. “Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma” (Tiago 2:15-17). Falar bem de Deus ou falar de amor, sem um propósito maior no coração, não adianta.

Operação Carne Fraca

Desmantelou um esquema de propina envolvendo fiscais do Ministério da Agricultura e frigoríficos espalhados pelo país[5]. Jesus mesmo nos alertou: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). O povo brasileiro foi roubado e enganado mais uma vez, quando por, falta de vigilância e cuidado das autoridades governamentais, permitiram a venda de carne estragada e contaminada ao mercado nacional e internacional. Indústria e pecuaristas foram atraídos pela ganância e oportunidade de lucro fácil, cederam à tentação e não importaram se com tal atitude colocariam a vida de milhares de pessoas em risco. A Palavra de Deus nos diz “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gálatas 516-17), por essa razão o Senhor Jesus nos exorta a permanecermos vigilantes.

EUA e Coreia do Norte: a tensão entre os países

A manutenção das atividades nucleares pelo governo Norte Coreano é o principal ponto de divergência[6]. Jesus nos diz: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares” (Mateus 24:6-7). Com a multiplicação da ciência e tecnologia, somados ao “coração que maquina pensamentos perversos” e “pés que se apressam a correr para o mal” (Provérbios 6:18), não podemos mais considerar esses avanços uma benção. Mas sim, uma ameaça. As nações buscam se fortalecer com armas e tecnologias cada vez mais avançadas, não para proteger seu povo, mas para aumentar seu poder político e poder de negociação a nível global. De acordo com o texto bíblico isso é apenas o início. Veremos ainda muitos capítulos como estes. Infelizmente. Mas que o Senhor derrame sua misericórdia sobre os seus filhos nesta terra ferida e doente, pela má ação do homem.

 

Tragédia em MG: feridos mais graves são transferidos para Belo Horizonte

Vigia colocou fogo em creche em Janaúba. Quatro crianças morreram e dezenas de pessoas ficaram feridas, várias em estado gravíssimo[7]. Sobre esse caso, inicialmente gostaria de homenagear aqui, de forma simples, o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista[8], uma verdadeira heroína, que voltou várias vezes para dentro da creche em chamas, no objetivo de salvar os aluninhos que ela tanto amava. Perdeu sua vida em troca da vida de seus pequenos. Desejo ardentemente que Deus conforte e console essa família que terá de conviver com a dor da perda. Mas sua luta e heroísmo ficarão marcados na história do nosso país, devendo ser lembrada como exemplo a ser seguido. Tragédias como essas, ainda mais quando envolvem crianças, nos deixam perplexos e sem palavras. Notícias assim nos lembram que “…todo o mundo está no maligno” (1 João 5:19). As pessoas aos poucos vão se afastando do Criador, lentamente vão rejeitando a Palavra e os Preceitos do nosso Deus e acabam sendo tragadas, sem dó, pelo inimigo de nossas almas. A Palavra de Deus no livro de Efésios no capítulo seis recomenda a revestir-nos com diligência da armadura de Deus para podermos “...resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (Efésios 6:13). “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” (1 Coríntios 10:12).

O abandono dos refugiados pelas lideranças mundiais condena milhões de pessoas

Os líderes do mundo estão condenando milhões de refugiados a uma existência insuportável e milhares à morte ao não proporcionar proteção humanitária, declarou a Anistia Internacional” [9] [10]. Como brasileiro, penso na questão dos refugiados com muita preocupação. Não por receio de receber refugiados aqui no Brasil. Mas pergunto a você, leitor: Não temos em nosso país uma população de massa que vive pior do que refugiados? O Brasil tem fome, tem miséria, tem doenças decorrentes da pobreza extrema, entra governo e sai governo, a situação continua a mesma. Os políticos tentam maquiar a realidade com gráficos e pesquisas nada confiáveis. Em minha opinião as autoridades deveriam combater as políticas locais que massacram pessoas e fazem com que muitos deixem seu país e tentem uma vida melhor em outro lugar. Onde está a famosa diplomacia nessas horas? Pressão popular serve pra quê? O mundo assiste calado a maior crise de refugiados e aqueles que podem fazer alguma coisa, pouco se mostram dispostos a isso. Cito aqui o cuidado do Senhor pelos estrangeiros: “O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito” (Êxodo 22:21). Infelizmente os refugiados precisam de um amor que o mundo não tem para oferecer, somente quando o amor e o poder de Cristo invadir os corações é que os refugiados de fato encontrarão paz.

Poderoso ciberataque afeta grandes empresas de todo o mundo

A Ucrânia, com o metrô de Kiev e o Governo, é o país com mais instituições hackeadas” [11]. Mais um exemplo, onde a inteligência e o dom do ser humano são utilizados para o mal. Enquanto vemos de um lado, a tecnologia salvando muitas vidas, com avanços na área da medicina, por exemplo, do outro lado vemos gênios da informática praticando invasões a redes de empresas, bancos e governos, gerando assim o caos. No ambiente acadêmico existe uma diferenciação entre o termo hacker (aquele que busca a excelência no conhecimento) e o termo cracker (aquele que se aproveita das vulnerabilidades sistêmicas e utiliza seus conhecimentos para práticas maliciosas).

Deixemos a maldade de lado e observemos o hacker. Para ser um hacker, são necessárias muitas horas de estudos diários, uma disciplina rígida para se alcançar os objetivos, exercer a paciência entre muitos erros e tentativas. Para que não me entenda mal, veja um exemplo de atividade hacker: Tentar invadir ou derrubar os sistemas de Segurança da Informação da própria empresa onde trabalha, pois assim, caso descubra vulnerabilidades, a empresa pode investir mais em segurança de forma assertiva. Vemos na Palavra, Paulo aconselhando a Timóteo, algo similar: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). Note que para se apresentar a Deus na condição de aprovado, não é algo que vai acontecer se ficarmos de braços cruzados. Exige esforço e práticas diárias. Na vida, temos a escolha de utilizar nossos dons, talentos e conhecimento para o bem ou para mal. 

Pesquisadores corrigem genes defeituosos em embriões humanos

Estudo usou técnica de edição genética em doença cardíaca hereditária[12]. Quando vemos notícias como essas, que não são frequentes, ficamos temerosos, pensando “Onde isso ainda vai parar?” A alegria é imensa ao ver que será algo utilizado para o bem da sociedade. Mas será mesmo? Por trás da descoberta humana existem os desejos obscuros e mal-intencionados. Ainda penso que, o custo desses procedimentos levará anos para chegar a beneficiar a população carente. Temos na Bíblia o caso de “certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito, com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior” (Marcos 5:25-26).

Devido a maldade no coração humano, não é de hoje que os menos favorecidos sofrem na mão de um sistema ganancioso que visa somente o lucro. Louvemos ao nosso Deus pois, “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimentoMarcos 2:17. Temos o Médico dos médicos ao nosso lado. A mulher citada acima, creu no Senhor e buscou Nele a sua cura “E logo lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal” (Marcos 5:29).

Tragédia em Goiânia

Filho de policiais militares, jovem de 14 anos usou arma da mãe para matar dois colegas e ferir quatro na capital Goiânia[13]. Quanta discussão envolve o contexto deste triste caso que chocou o Brasil. Temos aí a questão da violência dentro das escolas, a questão do Bullying, o uso de armas de fogo, pais que possuem armas de fogo em casa e, por fim, a falta de diálogo e relação entre a família. Com uma combinação desses fatores, é quase previsível que algo assim aconteça. Temos em nossa vida espiritual duas armas letais. Uma é para o bem, chamada verdade. Com a verdade eliminamos de nossas vidas o pecado, a maldade e a ignorância, pois “...conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). A outra arma letal, é para o mal, sendo o oposto da verdade, a mentira. Com a mentira, aborrecemos a Deus, enganamos o nosso próximo e alimentamos o pecado em nós, trazendo-nos morte. “O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura somente por um só momento” (Provérbios 12:19).

Tragédia da Chapecoense completa um ano

Setenta e uma pessoas morreram e seis sobreviveram. Para as famílias dos que se foram, já são 12 meses de dor e saudade[14]. Lembro bem a repercussão nas primeiras semanas após o acidente com a Chape. A mídia sedenta por ibope e audiência não perdia mínimos detalhes de cobertura. Os demais clubes de futebol oferecendo jogadores emprestados. A solidariedade hipócrita aflorou. Digo isto porque, hoje quem está ajudando? As famílias ainda lutam por direitos e não conseguem. Que o Senhor conforte e console os envolvidos, os órfãos e as viúvas. Quantos sonhos foram desfeitos, quantos planos caíram por terra sem serem concretizados. Isso nos traz um alerta importante: “Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará” (Provérbios 27:1). Quantos daqueles que se foram, pensaram que morreriam naquele dia? Quantos pensaram pra onde iriam, após sua morte? Cuidado, nunca nos esqueçamos que “Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá” (Provérbios 19:21).

Após auge, Lava Jato [15] encerra seu ano mais fraco em Curitiba

Operação Lava Jato Curitibana, pode estar perto de encerrar os trabalhos[16]. Eis aí uma notícia que muitos políticos amariam ouvir. O fato é que a Operação Lava Jato é judicial e não política e ainda está a todo vapor. Tem um ditado que diz que “quem não deve, não teme” e, vemos muitos políticos e empresários tentando manchar a imagem dessa operação que vem virando o cenário político brasileiro de cabeça pra baixo e devolvendo esperança a nação. Ao ver políticos sendo condenados e tendo que devolver valores roubados aos cofres públicos, passa-nos a sensação de que estamos no caminho certo. A Bíblia revela-nos: “A memória do justo é abençoada; mas o nome dos ímpios apodrecerá” (Provérbios 10:7). Eles podem até corromper membros do judiciário, mas da justiça divina jamais escaparão.

Não podemos impedir os acontecimentos, mas, muitos deles podem ser previstos e nos ensinam grandes lições. Mais um ano chegou ao fim. Não fique atemorizado ou se culpando por coisas que aconteceram na sua vida. Lembre-se que “Jesus respondeu: 'Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus' ” (Lucas 9:62). Olhe pra frente e caminhe rumo aos Portais Eternos. Que o ano de 2018 seja repleto de luz, paz e das bençãos do Senhor nosso Deus.


Referências

Leia também alguns artigos relacionados:

Agradecimento Especial do Presidente Agradecimento Especial do Presidente
Igreja no Brasil
Que a Graça e paz da parte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com cada Irmão e suas...
A Segurança de Ontem, Hoje e Amanhã A Segurança de Ontem, Hoje e Amanhã
Café Com Deus
Mas vocês não partirão apressadamente, nem sairão em fuga; pois o Senhor irá à frente de vocês,...

[1] Taxa de desemprego dispara pelo segundo ano; entenda em 11 gráficos, Folha de São Paulo. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/01/1854503-taxa-de-desemprego-dispara-pelo-segundo-ano-entenda-em-11-graficos.shtml> Acesso em: 23 de dezembro de 2017

[2] Lista Mundial da Perseguição mostra países hostis ao cristianismo, Portas Abertas. Disponível em <https://www.portasabertas.org.br/noticias/2017/01/lista-mundial-da-perseguicao-mostra-paises-hostis-ao-cristianismo> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[3] Lista Mundial da Perseguição, Portas Abertas. Disponível em <https://www.portasabertas.org.br/dlpg/2017/mapa2017_A2.pdf> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[4] Oscar 2017 é marcado por gafe histórica em entrega de prêmio de melhor filme, vencido por Moonlight, R7. Disponível em <https://diversao.r7.com/pop/cinema/oscar-2017-e-marcado-por-gafe-historica-em-entrega-de-premio-de-melhor-filme-vencido-por-moonlight-10072017> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[5] Operação Carne Fraca. Disponível em <https://noticias.r7.com/brasil/operacao-carne-fraca> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[6] Tensão entre os EUA e a Coreia do Norte: há razão para temer uma guerra nuclear?. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/tensao-entre-os-eua-e-a-coreia-do-norte-ha-razao-para-temer-uma-guerra-nuclear.ghtml> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[7] Tragédia em MG: feridos mais graves são transferidos para Belo Horizonte. Disponível em <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/10/tragedia-em-mg-feridos-mais-graves-sao-transferidos-para-belo-horizonte.html> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[8] Enterro de professora e crianças na tragédia de Janaúba, Folha de São Paulo. Disponível em <http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/nova/1580558763900707-enterro-de-professora-e-criancas-na-tragedia-de-janauba> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[9] O abandono dos refugiados pelas lideranças mundiais condena milhões de pessoas, Anistia Internacional. Disponível em <https://anistia.org.br/noticias/o-abandono-dos-refugiados-pelas-liderancas-mundiais-condena-milhoes-de-pessoas/> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[10] Crise de Refugiados: O problema são os governos, não os contrabandistas, Anistia Internacional. Disponível em <https://anistia.org.br/crise-de-refugiados-o-problema-sao-os-governos-e-nao-os-contrabandistas/> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[11] Poderoso ciberataque afeta grandes empresas de todo o mundo, El País. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/27/internacional/1498568187_011218.html> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[12] Pesquisadores corrigem genes defeituosos em embriões humanos. Disponível em <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/pesquisadores-corrigem-genes-defeituosos-em-embrioes-humanos.ghtml> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[13] Tragédia em Goiânia: massacres de Columbine e Realengo despertaram em adolescente 'interesse em matar', diz delegado. Disponível em <https://www.terra.com.br/noticias/brasil/tragedia-em-goiania-massacres-de-columbine-e-realengo-despertaram-em-adolescente-interesse-em-matar-diz-delegado,46b57759e8827cbb96a87712b7447db5m64zsit9.html> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[14] Tragédia da Chapecoense completa um ano. Disponível em <http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/11/tragedia-da-chapecoense-completa-um-ano.html> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[15] Após auge com Lula, Lava Jato encerra seu ano mais fraco em Curitiba. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/apos-auge-com-lula-lava-jato-encerra-seu-ano-mais-fraco-em-curitiba/> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

[16] Operação Lava Jato - Números, Polícia Federal. Disponível em <http://www.pf.gov.br/imprensa/lava-jato/numeros-da-operacao-lava-jato> Acesso em:  23 de dezembro de 2017

Leia também alguns artigos relacionados:

Igreja em Natal faz retrospectiva de 2017 Igreja em Natal faz retrospectiva de 2017
Igreja no Brasil
O ano de 2017 foi muito ativo para a Igreja Batista do Sétimo Dia em Natal. Sob a liderança do...
Ano novo! Tempo de recomeçar! Ano novo! Tempo de recomeçar!
Levanta-te e resplandece
Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que...