Preocupação, medo, nervosismo, insegurança, coração acelerado, insônia... esses são alguns sintomas causados pela ansiedade. Todas as pessoas, não importa se criança ou adulto, já ficaram ansiosas em algum momento de suas vidas. A ansiedade é a preocupação com o que vai acontecer. É normal senti-la, pois temos medo do desconhecido. Não saber como as coisas vão sair, a insegurança de não conseguir fazer a coisa certa, nos gera esse sentimento. Porém para algumas pessoas a ansiedade é um problema muito mais sério que gera um grande transtorno em suas vidas, levando-as a buscarem tratamentos para superá-lo.

Na Bíblia também vemos exemplos de pessoas que ficaram ansiosas por algum motivo (Salmos 13:2; 2 Crônicas 20:12; Êx 14:10...), mas em todas as situações vemos que se dirigem a Deus, pedindo a sua ajuda. E todas as vezes que alguém clamou, Deus ajudou.

Confiar em Deus quando estamos passando por algum problema não é uma tarefa muito fácil, mas é algo que temos que fazer. Muitas pessoas combatem a ansiedade com medicamentos ou tratamentos com profissionais especializados, mas o melhor remédio é a Palavra de Deus. Quando deixamos que a Bíblia fale ao nosso coração, estamos deixando Deus falar conosco, e Ele sabe melhor do que ninguém como acalmar um filho Seu, afinal de contas, foi Ele quem nos criou.

Leia também alguns artigos relacionados:

O cidadão dos céu
Comentário da lição
SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo?...
A excelência da criação e a palavra de Deus
Comentário da lição
A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. A sua...

A Bíblia está repleta de versículos que acalmam e trazem conforto ao nosso coração. Veremos a seguir 12 destes versículos.

1º - Mateus 6:34

  Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".    

Mateus 6:34

Não raramente nos vemos preocupados com o dia de amanhã, ou com o que irá acontecer semana que vem, mês que vem ou ano que vem. Quando paramos para pensar, ficamos ansiosos, perdemos a paz, focando naquilo que poderá acontecer quando esse dia chegar. Mas na passagem de Mateus 6:25-34, Jesus nos diz para não nos preocuparmos tanto com o que ainda não aconteceu. Ele vê a preocupação das pessoas com o futuro e pede que apenas confiemos em Deus. Pede para vivermos um dia de cada vez e buscarmos o Reino de Deus em primeiro lugar. Isso é o que importa. Deus sabe de todas as nossas necessidades e jamais deixará um filho desamparado. Jesus ainda salientou: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (v.27). Ou seja, a preocupação e a ansiedade não podem mudar nada e ainda nos fazem mal. Precisamos confiar em que Deus está cuidando de tudo.

2º - Mateus 11:28

  "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.    

Mateus 11:28

Infelizmente, com tantos problemas a nos rodear e com a nossa fraca natureza carnal, deixamos o problema tomar conta de nós, fazendo-nos pensar nele durante as vinte e quatro horas de nosso dia. Muitos chegam a adoecer e nem com remédios conseguem superar tal situação. Por isso Jesus faz um convite a todos que caíram e que estão cansados: venham a mim! E Ele garante descanso aos que aceitarem esse convite. Jesus é o remédio do qual precisamos.

3º - Salmos 94:19

  Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.    

Salmos 94:19

Podemos considerar este versículo como uma resposta ao versículo anterior. Aquele que aceita o convite e recebe o descanso e o consolo do Senhor, sente alívio, sente paz e esperança. No Salmos 94 o salmista clama a Deus por justiça. Ele vê os ímpios fazendo mal aos inocentes e ignorando a soberania de Deus e embora não possa fazer nada para detê-los, ele sabe que Deus não desamparará o Seu povo (v.14), por isso ele faz o que pode fazer: ora, espera e confia em que Deus agirá no tempo certo.

4º - Salmos 121:2

  O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.    

Salmos 121:2

Muitas vezes, temos algum problema que consideramos pequenos e achamos que não devemos incomodar Deus com tal problema, afinal, Ele tem outros problemas muito mais sérios a resolver. E assim não oramos sobre aquilo que nos aflige e sofremos sozinhos. Mas isso é um erro. Para Deus não importa se o problema é grande ou pequeno, é um problema, e Ele quer ajudar a resolver. Por isso, temos que ter em mente que em todas as situações Deus é o nosso socorro, podemos nos achegar a Ele a todo momento, seja o problema que for, e Deus irá nos ajudar.

5º - Salmos 34:4

  Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.    

Salmos 34:4

Só quem já teve resposta a uma súplica feita, sabe o quão maravilhoso é ver e sentir que Deus está cuidando de nós, que Ele se importa e nos ouve. Buscar o Senhor nos momentos de adversidade é o que nos ajudará a vencê-la. Ninguém que se achegue com sinceridade e humildade a Deus pedindo ajuda fica sem resposta. E o melhor é que isso resulta numa fé fortalecida, onde coisa alguma fica grande demais perto do poder do nosso Deus. Os medos, as preocupações e toda ansiedade vão embora, dando lugar à confiança, à segurança e à alegria.

6º - Salmos 23:4

  Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.    

Salmos 23:4

O Salmos 23 talvez seja um dos mais conhecidos por todos. Nele vemos que, por pior que seja a situação que enfrentemos o Senhor está ao nosso lado. Há muitos momentos em que chegamos a pensar que Deus nos esqueceu, pois o sofrimento é muito grande e parece não ter fim. Mas devemos lembrar sempre que Deus é conosco, mesmo nos momentos mais sombrios de nossa vida. Há momentos difíceis que precisamos passar para nos fortalecer em Deus, e Ele está sempre lá, pronto a nos dar o seu colo.

Leia também alguns artigos relacionados:

A felicidade de quem é perdoado
Comentário da lição
BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32:1 ...
A alma que anela por Deus A alma que anela por Deus
Comentário da lição
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o...

7º - Filipenses 4:6

  Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.    

Filipenses 4:6

Neste versículo, Paulo vai direto ao ponto. É claro em dizer para que não fiquemos ansiosos e também nos conta o segredo para isso: falar com Deus. Nos momentos em que estamos assim, muitas vezes, tudo o que queremos é ter uma pessoa que nos escute com paciência e amor, porém não encontramos. Ou porque temos vergonha de expor nossos medos e inseguranças ou porque não há quem tenha tempo para ouvir nossas lamentações. Mas Deus tem todo tempo do mundo para nós. Ele deseja nos ouvir, nos consolar e nos mostrar a direção certa, por isso, a primeira coisa que devemos fazer quando a ansiedade vier nos assombrar é ir a Deus e deixar aos pés dEle tudo aquilo que nos preocupa. Ele cuidará de tudo!

8º - Filipenses 4:8

  Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.    

Filipenses 4:8

Dentre tantas coisas que precisamos fazer para viver melhor, controlar os nossos pensamentos é uma delas. Nós precisamos aprender a reter os pensamentos ruins e substituí-los por bons pensamentos. Nossa mente não para, está a todo instante pensando em alguma coisa, e na maioria das vezes, é em algo que nos traz preocupação e ansiedade. Precisamos urgentemente mudar isso, precisamos pensar em coisas boas, positivas, coisas que nos tragam alegria, paz... Tudo o que não se encontra nessa lista que Paulo nos apresenta não merece ocupar nosso pensamento. Pode não ser algo tão fácil, mas uma boa dica é ter sempre um versículo da Palavra de Deus em mente, para que quando algo ruim insistir em ocupar nossos pensamentos, possamos expulsá-lo e colocar em seu lugar a Palavra de Deus.

9º - Hebreus 13:6

  Podemos, pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? "    

Hebreus 13:6

Como é bom saber que temos alguém sempre pronto a nos ajudar! É muito bom quando podemos contar com as pessoas que estão a nossa volta nos momentos de dificuldade, mas é melhor ainda saber que temos um Deus que é todo poderoso sempre a nos cuidar. Você já parou para pensar nisso? Ele é todo poderoso! Não há nada que Ele não possa fazer, não há nada difícil demais para Ele. Deus é soberano e está no controle de todas as coisas. E é esse Deus que é o nosso ajudador, então por que temer? Se Ele está sempre ao nosso lado, olhando e nos livrando do mal. Os homens, os problemas, não tem domínio nenhum sobre nós. Somos de Deus e isso nada e nem ninguém pode mudar. Que confiança maravilhosa!

10º - 2 Coríntios 4:16

  Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,    

2 Coríntios 4:16

Ao conhecermos a história da vida de Paulo, ficamos impressionados com o quanto este homem sofreu para que o Evangelho fosse pregado a toda criatura. Ele foi perseguido, apedrejado, açoitado, preso e ainda assim ele fortalecia os irmãos. Aquele a quem todos esperavam estar desanimado e pronto a desistir, se fortalecia a cada dia. Isso porque Paulo entendia o seu real propósito de vida, ele sabia que tudo o que estava acontecendo com ele era necessário para que mais tarde desfrutasse da vida eterna. Ele reconheceu que por fora estava, sim, cansado e fraco, mas lá dentro de si mesmo tudo isso trazia esperança e a certeza de que a recompensa viria. Hoje também temos os nossos sofrimentos, mas precisamos ser iguais a Paulo. Precisamos encontrar forças em Jesus e seguir em frente sabendo que tudo o que nos acontece faz parte do processo do nosso crescimento.

11º - Provérbios 3:5

  Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;    

Provérbios 3:5

Muitas das coisas que acontecem na nossa vida nos levam a pensar que Deus não está cuidando de nós a todo momento coisa nenhuma. Afinal, se estivesse, saberia que queríamos muito aquele emprego que não deu certo ou aquele (a) companheiro (a) que terminou o relacionamento conosco. Por que Ele não impede que tais coisas aconteçam? Por que Deus não atende a todos os nossos pedidos? A verdade é que não sabemos o que vai acontecer no dia de amanhã, nem sequer sabemos o que acontecerá daqui a uma hora... Mas Deus sabe de todas as coisas e sabe que o que pedimos hoje pode fazer mal para nós amanhã. Achamos que sabemos o que é melhor para nossa vida, mas não podemos esquecer que o Senhor é quem é onisciente, não nós. Por isso, é melhor sempre confiar nEle e não em nosso falho e limitado entendimento.

12º - Salmos 42:5

  Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda O louvarei; ele é o meu Salvador.     

Salmos 42:5

Neste salmo, vemos o salmista profundamente triste, mas com a esperança firme em Deus. Sua tristeza e seu desespero não o fizeram duvidar de Deus ou culpá-lO pelo que estava acontecendo, ao contrário, ele buscou refúgio no Senhor, pois sabia que a verdadeira paz e o melhor consolo só podemos encontrar em Deus. Lembre-se disso nos seus momentos de tensão. Louve a Deus, coloque sua esperança nEle, pois Ele é o seu Salvador!

Leia também alguns artigos relacionados:

O fiel guarda dos homens O fiel guarda dos homens
Comentário da lição
LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. LEVANTAREI os meus...
Consolo aos que choram Consolo aos que choram
Comentário da lição
Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres. Grandes coisas fez o...