Há uma antiga ilustração que conta a estória de um pai. Ele, moribundo, chamara os filhos para o momento de despedidas. A quase todos disse: "até breve, filho meu!". Ao caçula, entretanto, disse: "Adeus, filho meu." Este, entristecido, respondeu: "Por que a mim o senhor diz adeus, meu pai?" Com lágrimas nos olhos o pai diz: "Porque os seus irmãos não desprezaram o caminho pelo qual o seu pai seguirá agora, filho meu. Você, contudo, nunca recebeu a Jesus Cristo como Salvador. Por isso eu sigo para o céu e você, ó quanta dor, para lá não irá." O filho, em pranto e desespero, dobrou os joelhos e disse: "Senhor, perdão por desprezar a fé que meu pai tanto me ensinou; não quero separar-me dele; perdoe-me e recebe-me em tuas mãos também! Eu entrego a minha vida para Jesus!" O pai, agora em lágrimas copiosas, exclamou no seu último suspiro: "Ah, que dádiva, filho meu! Até breve!"

Será adeus ou até breve? Será uma despedida definitiva ou temporária?

Até breve é quando um cristão separa-se de outro, através da morte.  O que fica seguirá mais adiante, quando também render o fôlego.

Leia também alguns artigos relacionados:

EVANGELIZAÇÃO CRISTÃ
Comentário da lição
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 16 Quem crer e...
Declaração de Fé: Pecado e salvação
Comentário da lição
NOSSA DECLARAÇÃO: “Cremos que pecado é a desobediência a Deus e o fracasso em viver de acordo com...

 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor     

Filipenses 1:23

Adeus é quando um cristão separa-se de um não cristão. O primeiro seguiu pela porta estreita e o caminho difícil. O segundo, pelo caminho largo e a estrada ampla. As estradas não vão para o mesmo lugar. A estreita vai para o céu, a larga vai para o inferno.

   Para onde vou, vocês não podem ir".    

João 8:21 b

  "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.    

Mateus 7:13

Adeus é quando não teremos mais a oportunidade do reencontro, do abraço, da ternura, da presença. Quando não temos a fé salvadora, única e exclusiva, revelada na Bíblia como sendo a fé em Cristo, não seguiremos para o mesmo lugar do outro, que entregou-se a Deus e confiou no Salvador. Por mais que o amemos, por mais que dele gostemos, não estaremos no mesmo destino.

  "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".    

Mateus 25:46

Até breve é quando nos separamos momentaneamente, fisicamente e espiritualmente. Jesus nos alegrou, dizendo que nos reuniria novamente todos juntos, com Sua presença eterna.

  E quando eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.    

João 14:3

Adeus é quando o cônjuge, o filho, o pai, o vizinho, o amigo ou o conhecido parte confiando no Senhor e nós não. A salvação não é extensiva aos familiares, amigos e parentes.

  Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?    

Leia também alguns artigos relacionados:

Declaração de Fé: A Vida Eterna Declaração de Fé: A Vida Eterna
Comentário da lição
NOSSA DECLARAÇÃO: “Cremos que Jesus ressuscitou da morte, que vive eternamente com o Pai, e que Ele...
Ressurreição - Vitória Sobre a Morte! Ressurreição - Vitória Sobre a Morte!
Café Com Deus
O que acontece quando morremos? É bastante comum lermos relatos de pessoas que tiveram uma...

1 Coríntios 7:16

Cada um responderá sozinho diante de Deus. A família não nos valerá, nem a igreja, nem a religião, nem o dinheiro, nem a fama, nem a força. Somente nós, diante do juiz, nos apresentaremos.

  Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.    

Romanos 14:12

Se não tivermos Cristo seremos julgados, não absolvidos.  Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, (Romanos 3:23)

O outro (cônjuge, filho, pai, vizinho, amigo ou conhecido), que fez de Cristo o seu advogado enquanto vivo, terá quem o represente diante do tribunal: Jesus. Ele será juiz e advogado ao mesmo tempo. E não será absolvido por ser inocente; será salvo porque o próprio Jesus pagou pelo seu pecado na cruz do Calvário.  Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. (Efésios 4:32).

  Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.    

Isaías 53:5

Até breve é o que queremos desejar a quem está junto de nós. Mas adeus é o que acontecerá, caso as pessoas não se rendam ao Senhor que por elas morreu.

Caro leitor, com honestidade eu lhe pergunto: se hoje você partisse deste mundo, diria adeus ou até breve a alguém que é cristão de fato? Tem você a certeza de vida eterna? Entrou pela porta estreita, tomou a cruz e seguiu após Jesus? Fez dele o centro de sua existência e creu em Sua Palavra? Se assim for, digo-lhe: um até breve seria a mais adequada despedida.

Mas se este não é o seu caso, pelo contrário, você mantém-se distante de um compromisso real com Deus, não recebe a Cristo como único Salvador e não faz da Bíblia a sua regra de fé e prática, temo que não haja outra expressão a usar para com os salvos do que adeus. Porque a separação será eterna e de lá não haverá nenhuma chance de escapar.

Troque hoje o adeus pelo até breve e que o Senhor lhe abençoe.

Leia também alguns artigos relacionados:

Campanha de Oração 2012
Igreja no Brasil
  13 Semanas de Clamor por Salvação; 13 Sábados de Intercessão! “A oração fervorosa feita por...
Os Dez Mandamentos: Ontem, Hoje, Eternamente Os Dez Mandamentos: Ontem, Hoje, Eternamente
Lições Bíblicas
É com muita satisfação que apresentamos este estudo que terá como tema os Dez Mandamentos. Escrever...