Hoje iremos conversar sobre felicidade. Vivemos num mundo em que não importa a cultura, o país, a religião ou a idade, todos desejam ser felizes!

Mas o que seria Felicidade? Ou melhor, como podemos classificar se uma pessoa é feliz ou não? Qual seria o critério para se considerar isso?

Bom, para responder a essas perguntas vamos analisar os critérios humanos pensados ultimamente e ver se chegamos a alguma conclusão.

Leia também alguns artigos relacionados:

A felicidade de quem é perdoado
Comentário da lição
BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32:1 ...
Bem-aventurados os limpos de coração
Comentário da lição
   Talvez você já tenha ouvido ou dito algum dos seguintes ditados populares...

Por exemplo: Ter muito dinheiro é sinal de felicidade? Você poderia dizer… “Ah, se eu ganhasse na loteria, com toda certeza eu seria feliz”

Mas veja só, quantos famosos milionários se suicidam? Quantos vão para as drogas, ou seus filhos se tornam dependentes de drogas? Quantos vivem em depressão? Quantos já passaram por inúmeros casamentos e não dão certo? Ou quantos morrem por overdose ou acidentes por estarem alcoolizados?

Se eles fossem realmente felizes, precisariam de álcool para ficarem melhor? ou drogas, ou incontáveis relacionamentos amorosos?

Agora vamos pensar no critério Relacionamentos, você poderia pensar assim… “Ah, se eu me casasse com aquela pessoa, eu seria feliz”

Mas o que dizer da quantidade avassaladora de divórcios que vemos nos nossos dias? O que dizer da banalização do casamento e dos problemas de gênero? Será que realmente encontramos a verdadeira felicidade em outra pessoa?

Por fim, um último critério muito reverenciado pelas pessoas seria o Status. Pois sempre ouvimos pessoas dizendo… “Olha, quando eu for gerente, ou quando tiver o cargo tal, ou quando tiver o diploma daquela universidade, aí sim serei feliz”

Mas será que status traz felicidade mesmo?

O que dizer daquelas pessoas super bem sucedidas que “perderam” seus familiares por viverem só para o trabalho e não acharam tempo para aproveitar a compania do cônjuge ou filhos? Os filhos cresceram e ele nem percebeu, só vai perceber o quanto não aproveitou os bons momentos com eles, quando os filhos casam ou vão morar fora de casa.

Ou aquelas pessoas que perderam as amizades no trabalho por “passarem por cima” de todos para chegar no topo, deixando um “rastro de sangue” atrás dela por ter ofendido, mentido, subornado, manipulado ou humilhado várias pessoas para chegar onde chegou?

Você acha que, mesmo sendo bem sucedidas, essas pessoas encontraram a felicidade completa?

Como vimos, fica claro que todas essas pessoas não encontraram a verdadeira felicidade por esses critérios estabelecidos pela sociedade.

Então, podemos pensar: esses critérios estão certos?

Vamos analisar alguns personagens da Bíblia e ver se eles eram felizes de verdade:

Ficou mais de 100 anos construindo um barco longe de rios e mares, sendo zombado pela sociedade da época pois o chamavam de “louco” pois estava fazendo um barco sem lugar para navegá-lo. Além disso, depois que vem o dilúvio, chove por 40 dias e demora mais de um ano para as águas baixarem e finalmente ele ter a possibilidade de sair da arca. Imagine aguentar a zombaria por 100 anos e depois aguentar o mal cheiro dos animais dentro da arca por um ano? Você acha que foi fácil? Mas ele aguentou tudo isso e quando saiu da arca, louvou ao Senhor Deus e o serviu de todo seu coração até sua morte. 

 Um homem vivendo em sua zona de conforto com sua família e bens, mas é desafiado a seguir para um lugar onde nem sabia onde era. Além disso, sonhou em ter um filho por mais de 90 anos. E quando teve um, ele precisou mandá-lo embora, pois era filho dele com a escrava. Depois, quando teve o outro filho, que é da promessa, o Senhor Deus manda sacrificá-lo para Si, como prova de amor e fé. Será que Abraão teve uma vida fácil? Mas ele foi o homem que deu início a uma nação inteira escolhida pelo próprio Deus. Além de ser lembrado até hoje como “O Pai da Fé”.

Leia também alguns artigos relacionados:

E a família, como vai? E a família, como vai?
Família
“Nenhum sucesso no mundo justifica o fracasso no lar.”  Quando acaba a jornada de trabalho, quando...

Morava no palácio de Faraó, depois foge para o deserto, lá tem um encontro com o Senhor Deus que o convida a libertar o povo de Israel do Egito. Ele sai com mais de 2 milhões de pessoas do Egito e peregrina pelo deserto com esse povo que se rebela e reclama com ele por 40 anos. Mas ele sempre louvava, adorava e falava com o Senhor Deus face a face. E foi chamado de “amigo de Deus”.

É ungido Rei de Israel, mas depois luta com um Gigante, Após ganhar do gigante, é perseguido pelo atual rei Saul. Quando se torna o rei, tem um filho que abusa da própria irmã, o outro filho se revolta e mata o irmão, o outro se revolta contra o próprio pai, fica com as mulheres do pai e institui uma rebelião contra Davi. Olha só que situação difícil! Mas o Rei Davi foi chamado de “o homem segundo o coração do Senhor Deus” e ele compôs inúmeros salmos e hinos ao Deus Todo-Poderoso.

E no Novo Testamento?

Saíram pregando o evangelho por toda parte e muitos foram convertidos a Jesus. Mas esses mesmos discípulos foram torturados e mortos de forma cruel. Mas veja Paulo e Silas, depois de serem chicoteados e aprisionados, a meia noite, estavam cantando no calabouço.

Será que esses grandes personagens da Bíblia eram felizes? Bom, segundo os critérios da sociedade atual… NÃO. Mas pode acreditar que todos eles foram felizes e louvaram e bendizeram o Senhor Deus por tudo que Ele fez por eles. Podemos garantir isso pois nenhum se suicidou, nenhum morreu com depressão, ou overdose, nenhum se desviou ou desistiu da caminhada. Todos se mantiveram firmes na promessa e foram bem sucedidos no plano que o Senhor Deus traçou para cada um deles.

Você pode estar achando tudo isso muito estranho e difícil de entender, pois foge do conceito que passaram para nós.

Mas veja qual o conceito de felicidade dito por, simplesmente, o Mestre dos Mestres de todos os tempos, Jesus, o Filho do Deus Vivo em seu sermão no Monte:

 Mateus 5:1-11

  1. Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele,
  2. e ele começou a ensiná-los. Jesus disse:
  3. Muito Felizes são as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
  4. Muito Felizes são as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
    5. Muito Felizes são as pessoas mansas, pois receberão o que Deus tem prometido.
    6. Muito Felizes são as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele as deixará completamente satisfeitas.
  5. Muito Felizes são as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
  6. Muito Felizes são as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
    9. Muito Felizes são as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
  7. Muito Felizes são as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
  8. Muito Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores.
  9. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

Veja que quando reconhecemos que somos incapazes espiritualmente, e dependemos totalmente do Senhor Deus, então somos felizes.

Quando somos mansos e pacificadores, encontramos a felicidade.

Quando somos limpos de coração, ou seja, não temos maldade ou malícia, nem vivemos com más intenções, aí somos realmente felizes.

Quando somos justos e verdadeiros, não importando a situação, e quando somos misericordiosos com todas as pessoas, conseguimos ser feliz.

Quando fazemos a vontade do nosso Pai Celestial e seguimos os seus passos, encontramos a verdadeira felicidade.

Finalizo dizendo que em todos esses versos, Jesus, o grande mestre, deixa claro que Felicidade é “ser” e não “ter” alguma coisa. Pois você pode ter muito dinheiro, muito status e prestígios, mas ser infeliz. No entanto, se você se empenhar em ser o que o Senhor Deus planejou para você na palavra Dele, não tem como você não ser feliz. Pois quando vivemos para Ele e do jeito que ele sonhou a nossa vida, Ele mesmo nos enche de felicidade e acabamos não nos importando mais com as circunstâncias, pois nosso foco não fica mais nas coisas terrenas, que são passageiras, mas sim nas coisas celestiais, que são eternas.

Decida hoje, ou melhor, agora, ser uma pessoa que entrega sua vida totalmente ao Senhor Deus, fazendo Sua vontade e seguindo seus princípios e valores, escritos na Bíblia,  e comece a desfrutar da verdadeira felicidade que você sempre buscou, mas nunca encontrou.