“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33). Aflição: “sentimento de agonia, sofrimento intenso, preocupação ou desassossego por alguma causa ou coisa em que vá afetar a vida direta, ou indiretamente”. Jesus deixou bem claro que passaríamos por aflições neste mundo, e realmente, muitas são as aflições que nos atingem... o diagnóstico de uma doença grave, uma separação, o desemprego, brigas nos relacionamentos, a morte, entre outras.

Quão difícil é para nós passar por qualquer uma dessas situações! Nós sabemos que Deus está no controle de todas as coisas e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam, mas como entender quando Deus permite que passemos por sofrimentos tão grandes? A resposta só teremos quando Jesus, enfim, voltar para nos buscar. Não iremos entender muitas das coisas que Deus fez e ainda fará, mas ainda assim Jesus continua a nos dizer: Tenham ânimo!

A perda daqueles que nós amamos é um dos piores sentimentos de nossas vidas. A morte é terrível para nós, embora, talvez, não fosse para ser. É o momento em que vamos deixar de conviver com aquela pessoa, a separação será inevitável, teremos que dizer o último “até logo”, teremos que deixar aquela pessoa que tanto amamos na sepultura, a espera da volta de Cristo. Quanta dor! Quanto sofrimento!

Leia também alguns artigos relacionados:

Nota de Falecimento: Pr. David Taylor Nota de Falecimento: Pr. David Taylor
Igreja no Mundo
Com profundo sentimento de pesar,  informamos que o pastor David Taylor nos deixou nesta manhã. Ele...
O Senhor Enxuga as Nossas Lágrimas O Senhor Enxuga as Nossas Lágrimas
Mensagem do Presidente
 Além de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação com todas as igrejas...

Jesus conhece a dor desse sentimento. Ele sofreu a morte do seu amado amigo Lázaro. Mesmo sendo Deus, Jesus sofreu como nós, Ele “agitou-se no espírito e perturbou-se” (João 11:32), Ele chorou (João 11:35). Isso nos mostra que por natureza emocional sofremos com a perda, que não há nada de errado em chorar. Somos humanos, vamos sofrer e ficar sem entender sim. Vamos sentir falta e voltar a chorar um, dois, seis meses depois do ocorrido, com saudades, e ainda sem entender.

Mas aquele que crê em Deus, apesar de sentir tudo isso, sabe que o reencontro na eternidade está marcado na agenda de Deus. Sabe que a morte é apenas mais uma etapa, que ela já foi vencida por Jesus, e que um dia todos os que morreram em Cristo, com Ele viverão (Romanos 6:8). Aquele que crê em Deus, sofre, mas tem a esperança e a certeza de que a separação é por um breve período de tempo.

Deus, o Pai, também enfrentou a morte. Ele viu seu amado Filho, numa cruz, dando sua vida por amor a nós, pecadores. Ele sabe exatamente o que é essa dor, o quanto a morte é assustadora e a angústia que ela causa, por isso, Deus está sempre pronto a nos consolar, seja colocando pessoas em nossas vidas que nos ajudam nesse momento de luto, seja no momento em que estamos sozinhos com Ele e somos inundados pela sua paz, seja através de um louvor, ou seja através de sua Palavra. Por isso, separamos 11 versículos que poderão nos consolar quando passarmos por este momento tão difícil.

1º - Apocalipse 21:4:

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".

Uma vida sem dor, sem choro, sem tristeza, sem morte... você pode imaginar? Pois essa é a promessa maravilhosa do nosso Senhor! Quando, enfim, tudo se cumprir e formos morar com Jesus na Nova Jerusalém, as aflições não mais existirão. Todo e qualquer tipo de sofrimento acabará. O pecado finalmente será vencido e apagado de uma vez por todas. A frase “e viveram felizes para sempre”, se tornará realidade, pois viveremos felizes para sempre ao lado do nosso Senhor, num lindo lugar preparado especialmente para nós.

2º - Isaías 57:2:

“Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.”

Para quem fica, a morte é muito triste. A realidade de não ver mais aquela pessoa querida, a saudade, as lembranças, tudo nos traz muita dor. Mas algo que ajuda a nos consolar é saber que a pessoa morreu em Cristo e que, na verdade, ela foi poupada de todo sofrimento que ainda acontecerá neste mundo. Podemos ter momentos de alegria no mundo e, pensar na morte pode nos causar arrepio, mas no fundo sabemos que as coisas por aqui só tendem a piorar e o sofrimento será cada vez mais terrível. Por isso, podemos ter a certeza de que a morte é um momento de descanso para o salvo. Ele não mais enfrentará as aflições deste mundo, mas estará sereno aguardando a volta de Jesus.

3º - Salmos 34:18:

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.”

Quando estamos passando pelo momento de luto, sentimos a sensação de que Deus está distante, principalmente, quando a morte é causada por algum acidente ou por alguma doença. Podemos até pensar que Deus se descuidou e acabou acontecendo o pior. Mas não deixe esse pensamento dominar você. Deus nem por um momento se descuida de nada. Ele está no controle de todas as coisas, mesmo quando parece que tudo está fora do controle, e está perto, muito perto, daqueles que estão sofrendo e clamando por seu consolo.

4º - 2 Coríntios 1:3-4:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.”

Deus está sempre por perto, não importa se o momento seja bom ou seja ruim, Ele está ali e nos consola de uma forma inexplicável. Quando perdemos alguém, as pessoas tentam nos consolar e isso é muito bom. É bom ver que temos pessoas que se importam conosco e não nos abandonam nos momentos difíceis, porém, ninguém pode nos consolar como Deus. De repente seu amor se torna tão real, que quase podemos sentir seu toque, seu abraço. Isso nos dá força para continuarmos, seguirmos em frente e consolar aqueles que também estão sofrendo, pois não podemos esquecer que, além de nós, há muitas outras pessoas precisando apenas de um ombro amigo.

5º - 1 Coríntios 15:19:

“Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.”

Depois que conhecemos a verdade e nos entregamos a Cristo, nós precisamos “manter o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3:2). Não podemos perder o foco. Nós sabemos as respostas para as perguntas que sempre fazíamos e muitas pessoas ainda fazem: “Quem eu sou?”, “De onde vim?”, “Para onde vou?”. Somos Filhos de Deus, viemos dEle, Ele nos criou, e vamos voltar para Ele. A vida eterna é o nosso objetivo, e disso não podemos esquecer. Não podemos esquecer que estamos apenas de passagem, que esta vida não é tudo. Há muito mais. E, para chegarmos onde queremos, vamos precisar passar por uma dessas duas situações: ou morrer ou ser transformados ao som da última trombeta (1 Coríntios 15:51-52). Não sabemos qual das duas opções Deus tem preparado para nós, mas temos que estar preparados para ambas.

Leia também alguns artigos relacionados:

Conforto aos Enlutados!
Igreja no Brasil
A todos os amados irmãos, nesta singular família Batista do Sétimo Brasileira, que nestes últimos...
"Somos Todos Chapecoenses": Reflexão sobre uma tragédia!
A Bíblia e o Jornal
Ao levantar hoje pela manhã, 29 de novembro de 2016, e ligar a TV, me defrontei com uma trágica...

6º - 1 Coríntios 15:54:

Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória".

Para muitos, a morte é o fim. Muitas pessoas pensam que na morte tudo acaba. Acreditam que nascemos para morrer, nada mais. Mas não é bem assim. A morte não é o fim. Ela já foi vencida quando Jesus ressuscitou, e a Palavra de Deus garante que os fiéis também ressuscitarão (1 Coríntios 15:22-23). Esta certeza deve estar firmada em nossa mente e coração. Podemos chorar e ficar tristes com a partida de alguém, mas jamais esquecer que não é o fim, é apenas o começo.

7º - Salmos 23:4:

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.“

Eis aqui um versículo muito conhecido. É fácil citá-lo quando tudo está bem e quando queremos mostrar para as pessoas que a nossa fé é inabalável, mas quando realmente passamos pelo vale de trevas e morte, vemos que não é tão fácil assim. Embora confiemos em Deus, o medo vem, o desespero vem, perguntas vêm. E isso é normal. Somos apenas seres humanos que, muitas vezes, não compreendem o plano do Senhor. Mas apesar disso, este versículo (assim como os demais) é real, é uma verdade que precisamos gravar no coração. Não importa o quão difícil seja o momento de angústia, Deus está conosco nos protegendo e não precisamos temer. Deus sabe o que faz, Ele não erra. Se algo está acontecendo, precisamos confiar e pedir que Ele nos ajude a aprender o que está querendo nos ensinar.

8º - Salmos 119:50:

“Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida.”

A Bíblia é repleta de promessas do Senhor. Promessas verdadeiras que podemos ter a certeza de que, no momento certo, irão se cumprir, assim como várias já se cumpriram, sendo a maior delas a vinda de Jesus. Ele veio uma primeira vez, subiu aos céus e prometeu que irá voltar. Jesus virá nos buscar para nos dar vida eterna. Esse é o nosso consolo. Saber que não estamos esquecidos e sozinhos, mas que existe um Deus que nos ama tanto ao ponto de nos querer perto dELe. E um dia isso se tornará realidade. Essa é a maior e melhor promessa que nos traz vida nos momentos de escuridão.

9º - 2 Coríntios 12:9:

“Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”

Paulo foi um grande exemplo de perseverança e fé para nós. Vemos na Palavra de Deus seus inúmeros sofrimentos e ficamos pensando como pode ter suportado tanta coisa, enquanto nós, muitas vezes, fraquejamos por tão pouco. Ele pediu a Deus por três vezes que o ajudasse com um problema que estava enfrentando e a resposta foi surpreendente: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Deus não o livraria daquela situação, pois era para o bem de Paulo. Deus queria torná-lo forte, dar-lhe poder e esse era o jeito. Não vemos Paulo reclamando, muito pelo contrário, vemos ele aceitando a vontade de Deus. Se era esse o modo pelo qual Deus lhe daria poder, então que assim fosse feito. Não deve ter sido fácil para Paulo e não é fácil para nós, mas se é através da dor que iremos ficar mais fortes, então precisamos enfrentar e nos alegrar em nossas fraquezas, pois como Paulo falou “quando sou fraco é que sou forte” (2 Coríntios 12:10).

10º - 1 Tessalonicenses 4:13-14:

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram.“

A Bíblia compara a morte com um sono. É como se aquela pessoa que partiu estivesse apenas dormindo e sem demorar muito, ela acordará, só que agora para viver uma nova vida. Isso será tremendo! Rever, juntamente com Jesus, aqueles que se foram, quanta alegria! Finalmente nosso pranto se converterá em alegria (João 16:20).

11º - Deuteronômio 31:8:

“O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime!"

Aconteça o que acontecer, por maior que seja a dor, nunca se esqueça de que Deus jamais o abandona. Você não precisa ter medo, Deus está segurando sua mão para que você siga em frente e caminhe rumo à vida eterna. Não desista, você precisa continuar por um pouco mais. É somente um pouco e então tudo se cumprirá. Creia!

Leia também alguns artigos relacionados:

Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...
As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...