De fato, a riqueza é ilusória, e o ímpio é arrogante e não descansa; ele é voraz como a sepultura e como a morte. Nunca se satisfaz;
Habacuque 2:5
QUEM OU O QUE ESTÁ ROUBANDO SUA PAZ? Conhecemos os suspeitos usuais - as coisas que acrescentam preocupações e dificuldade a nossa vida. E se o chefe dos ladrões for um criminoso invisível, operando nos bastidores para drenar, de forma gradual, mas ininterrupta, a paz de nossa vida sem que notemos isso?
O clássico trabalho de Abraham Joshua Heschel sobre o sábado enfatiza a importância da atitude quando se trata de celebrar o Dia do Senhor. "Aquele que quer entrar na santidade do dia", diz ele, "tem que primeiro abrir mão do profano relacionado ao ruído do comércio e do jugo da labuta. Precisa se distanciar dos berros dos dias dissonantes, do nervosismo e fúria do consumismo e da traição que usurpa sua própria vida"1
Leia também alguns artigos relacionados:


Que afirmação surpreendente, esta sobre usurpar a própria vida! Abraham Joshua Heschel está afirmando que a cobiça nos leva a nos trair, a fazer algo que é tanto imoral quanto tolo, surrupiando as riquezas que caracterizam nossa vida - a confiança de que pertencemos ao Pai que proverá para nós, a paz por sabermos que Deus está no comando e o desfrutar da vida simples e dos prazeres mais satisfatórios.
Nós, com muita frequência, não reconhecemos a cobiça pelo que ela é. Como muitos de nós abraçamos um estilo de vida que exige que acumulemos mais e mais riquezas, podemos confundir a cobiça com diligência ou até mesmo prudência, não percebendo o quanto está custando para nós essa ambição.
A recente crise econômica, como a maré baixa que expõe o que existe abaixo da superfície, mostrou o quanto realmente são frágeis e insignificantes as coisas das quais dependemos. Se suspeitar que a cobiça está usurpando sua paz, fale com Deus que não quer mais que isso aconteça e peça-lhe a graça para mudar de atitude.
Oração:
Senhor, perdoe-me por gastar tanto tempo e energia adquirindo coisas que achei que me fariam feliz. Quero que suas riquezas sirvam para caracterizar minha vida. Ajude-me a buscar seu reino e sua glória, confiante de que tu proverás para minha vida.
1. HESCHEL, Abraham Joshua. The Sabbath. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1979, p. 13
Retirado do livro "Palavra Diária para Mulheres" de Ann Spangler. Título original do devocional: Usurpar.
Leia também alguns artigos relacionados:

