A falta de equilíbrio emocional é um problema comum na vida de muitas pessoas e faz parte da lista dos cinco pecados que atrapalham uma carreira profissional, conforme afirma Max Gehringer em uma de suas crônicas na Rádio CBN.

Segundo Gehringer, pessoas que estão alegres num dia e querem conversar com todo mundo, mas no outro se fecham como uma ostra, e não admitem que alguém se aproxime delas, enfrentam grandes dificuldades para gerir a sua carreira profissional. Em outras palavras, a falta de equilíbrio emocional associada a outros pecados emperra a carreira de muitas pessoas, inclusive de pessoas altamente qualificadas do ponto de vista técnico.

A imaturidade emocional interfere diretamente não apenas em nossa carreira profissional como também nos mais variados relacionamos com as pessoas à nossa volta!

Leia também alguns artigos relacionados:

Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...
Israel no plano de redenção Israel no plano de redenção
Comentário da lição
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o...

Muitos relacionamentos profissionais são desfeitos por causa da falta de equilíbrio emocional. Pessoas instáveis emocionalmente, que tomam decisões no calor das emoções, geralmente tomam decisões equivocadas! Quando as nossas emoções estão fora do controle corremos o risco de perder coisas preciosas e por em risco relacionamentos importantes!

Quem já não deixou escapar uma grande oportunidade por falta de equilíbrio emocional? Quem já não tomou uma decisão equivocada no calor das emoções e depois se arrependeu?

Eu mesmo enfrento um grande problema de falta de equilíbrio emocional, vivenciado na prática de esportes competitivos. Eu sempre gostei muito de tênis de mesa e até me considero um jogador razoável. Durante os dois anos em que vivi nos Estados Unidos eu jogava todos os dias com pessoas de várias partes do mundo. Cheguei a aprender algumas técnicas com jogadores coreanos que só ficam atrás dos chineses (que eles não me ouçam). Entretanto, mesmo com a técnica apurada, inúmeras vezes eu comecei bem uma partida abrindo grande vantagem sobre meus adversários, mas na reta final me desequilibrava emocionalmente e perdia o jogo.

Como eu não vivo de esportes, isso não me trouxe tantos prejuízos, mas a falta de equilíbrio emocional em outras áreas da vida pode ser grandemente prejudicial e nos levar a perder jogos mais importantes em nossa vida.

Como lidar, então, com o problema da falta de equilíbrio emocional? Como desenvolver o equilíbrio necessário para os momentos de crise?

Eu tenho encontrado respostas para estas perguntas na espiritualidade cristã, pois é incrível como equilíbrio emocional está diretamente relacionado com equilíbrio espiritual. A espiritualidade cristã pode ser vista como um caminho de equilíbrio para a vida do ser humano como um todo e, conseqüentemente, para o desenvolvimento de relações mais saudáveis no trabalho, no mundo corporativo e na sociedade.

Eu não estou falando de religiosidade ou mero ritualismo, mas de crescimento espiritual genuíno que acontece na medida em que nos relacionamos com Deus através da fé.

Claro que o desenvolvimento de equilíbrio espiritual é uma jornada longa e não uma atitude isolada, mas deixem-me mostrar apenas uma grande possibilidade para começarmos a desenvolver equilíbrio espiritual e emocional ensinado pela sabedoria cristã:

Leia também alguns artigos relacionados:

A felicidade de quem é perdoado
Comentário da lição
BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32:1 ...
O problema da prosperidade do ímpio
Comentário da lição
Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam...

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”. (Tiago 1:5-8)

Vejamos com atenção algumas verdades confortadoras que emergem destas palavras sagradas:

1º. Você pode pedir sabedoria a Deus por meio da oração: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus...” . Esta oração é uma atitude de reconhecimento de que o nosso criador é o detentor de toda a sabedoria do universo. A oração não é privilégio da poucos, mas um recurso de todos. Podemos falar com Deus em qualquer lugar e com nossas próprias palavras.

2º. Deus dá sabedoria para quem busca: “... Peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida...” . Segundo Tiago, o autor desta carta, Deus deseja oferecer sabedoria a quem busca no lugar correto! Deus é um Pai bondoso que se alegra quando Seus filhos se aproximam diante dele para pedirem sabedoria, pois sabedoria é algo importantíssimo para os relacionamentos deSseus filhos.

3º. Entretanto, precisamos buscar a sabedoria com fé em Deus: “... Peça-a, porém, com fé, sem duvidar...” . A fé é o pressuposto básico para o estabelecimento de um relacionamento com Deus e para o desenvolvimento espiritual de qualquer pessoa. Não é por acaso que a Bíblia mesmo ensina que a fé pode remover montanhas.

Francis Collins, médico diretor do Projeto Genoma (projeto que estuda o DNA), em seu livro Linguagem de Deus, conta que era um ateu quando trabalhava em um hospital nos Estados Unidos. Ele sempre achou que a fé era uma muleta que as pessoas usavam para suportar a dor e o sofrimento. Entretanto, com o passar do tempo ele começou a perceber uma incrível diferença entre os pacientes que exercitavam a fé em Jesus e os que não tinham fé. Isso fez com que ele reconhecesse que se a fé era uma muleta, era uma muleta que funcionava. A partir daí ele começou sua jornada para entender a fé e acabou se tornando um cristão temente a Deus.

Se você já identificou em sua vida que necessita de um pouco mais de equilíbrio emocional para aplicar em seus relacionamentos profissionais e sociais que tal começar a buscá-lo através da espiritualidade Cristã? O ponto de partida para esta jornada é simples: Falar com Deus por meio da oração e ouvir Sua voz através da leitura da Bíblia. Mas não se esqueça, a fé é o elemento fundamental para este exercício.

Deus te abençoe e boa semana.

Leia também alguns artigos relacionados:

Declaração de Fé: Liberdade de consciência
Comentário da lição
 NOSSA DECLARAÇÃO: “Nós, Batistas do Sétimo Dia, consideramos a liberdade de consciência sob a...
Declaração de Fé: A Triunidade
Comentário da lição
“Cremos em Deus, o Filho, encarnado na pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. ....