"A nossa alma espera no Senhor. Ele é o nosso auxílio e o nosso escudo, pois nele se alegra o nosso coração, porquanto temos confiado no seu santo nome. Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, assim como em ti esperamos" (Salmos 33:20-22, ARC)

Quando passamos por algum momento difícil, quando precisamos tomar alguma decisão, quando não sabemos o que fazer, queremos que Deus aja rápido em nossa vida e nos tire o sofrimento, nos dê as respostas. Porém, a resposta, muitas vezes, demora a chegar, mas apesar disso temos que lembrar que Deus nunca deixa os seus filhos sem resposta, mesmo que esta demore. Por isso temos que saber esperar em Deus. Esperar nele é colocar as nossas petições em seu altar, é entregar a ele aquele problema, aquela situação e deixar tudo em suas mãos. Já pedimos, Deus já sabe qual é o nosso desejo, agora é esperar ele agir, sabendo que só fará aquilo que sabe que é melhor para nós.

Essa espera não é uma espera cheia de preocupações e medo; é uma espera alegre, “pois nele se alegra o nosso coração” (v. 21). Estamos nas mãos de Deus, estamos esperando em Deus. Para aquele que é onipotente, nada é impossível. Ele cura, restaura, ressuscita... Ele é o Deus do impossível. Não podemos esperar com tristeza sabendo em quem temos esperado.

Leia também alguns artigos relacionados:

Dia dos Namorados – Até quando esperar em Deus vale a pena? Dia dos Namorados – Até quando esperar em Deus vale a pena?
Artigos
Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR Salmo 31:24...

Temos que esperar e confiar em Deus. Estar em seus braços descansando, não duvidando, não temendo, mas firmes na fé, pois “os olhos do Senhor estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor” (Salmos 34:15) . Deus está olhando por nós, está ouvindo as nossas súplicas. Então, por que temer?

A fé é o que sustenta tudo isso. Essa espera pode ser longa. Deus trabalha no seu tempo e não no nosso. Por isso, se não estivermos firmes na fé, se não confiarmos de todo o coração nele, o tempo irá passar e nós iremos desanimar, começar a desacreditar. Não pode ser assim! Estamos esperando e não sabemos quanto tempo isso vai levar, mas sabemos que a resposta irá chegar, seja ela a que tanto esperávamos ou seja aquela que não queríamos.

Uma coisa é certa: os pensamentos e os caminhos de Deus são mais altos que os nossos (Isaías 55:9). Por isso não adianta querermos dizer para Deus o tempo que tal coisa deve ser feita ou querer apressá-lo, pois não sabemos nada. Pedimos aquilo que achamos que é o certo, mas só quem sabe é ele. Deus é soberano, onisciente, ele sabe de tudo, mesmo que não entendamos hoje a sua resposta e o seu agir, amanhã entenderemos.

Deus é a ajuda e a proteção que tanto precisamos (v. 20). Ele, somente ele, nos conhece, sabe do que realmente precisamos, sabe o porquê de tudo o que nos acontece e por isso não devemos, jamais, desanimar, achar que ele se esqueceu de nós, porque isso nunca irá acontecer. Ele está agindo na nossa vida, mas temos que ser pacientes. Temos que pedir e esperar. Esperar com alegria, pois “aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Isaías 40:31).