Sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência”. (Tiago 1:3)

Para andar com Jesus precisamos ter fé.  É muito bom viver a vida com a fé firme em Deus, orando, louvando, sentindo a paz que Ele nos dá, vendo Ele cuidar de nós. Mas nem sempre as coisas vão bem. Há momentos em que a nossa fé passa por provações, e mesmo isso parecendo ruim aos nossos olhos, é algo que nos ajuda a crescer na presença de Deus.

Seria muito fácil viver uma vida “perfeita”, sem dores, nem lágrimas. Se fosse assim, o mundo inteiro se converteria. Jesus não nos prometeu uma vida sem sofrimento. Pelo contrário, Ele nos alerta que sofreremos aqui nesse mundo (João 16:33). Os problemas virão sim, as tristezas, preocupações, perdas, brigas, desanimo; mas seja qual for a situação, precisamos passar por ela, pois é nos momentos difíceis que nos fortalecemos, crescemos e amadurecemos.

Leia também alguns artigos relacionados:

Vigiem e orem para que não caiam em tentação! Vigiem e orem para que não caiam em tentação!
Café Com Deus
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá...
O pecado interrompe sua oração! O pecado interrompe sua oração!
Café Com Deus
“Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo...

Existem coisas as quais ninguém pode nos ajudar, ou simplesmente nos entender, somente Deus. E é nesses momentos difíceis que nos aproximamos mais de Deus, que queremos o seu colo, que reconhecemos que não somos nada sem Ele e que somos totalmente dependentes dEle.

É no momento em que estamos nos sentindo frágeis que Deus vem e nos dá a força que precisamos, “porque quando estou fraco, então sou forte” (2 Corintios 12:10). É nas provações que Deus nos molda. Por isso temos que enfrentá-las firmes na fé.

Quando buscamos refúgio em Deus podemos sentir paz e segurança, mesmo nas tribulações. Quando o colocamos no controle de tudo, alcançamos a vitória e vemos o seu agir em nossa vida e que a fé que vivemos é real. Por isso, as provações produzem a paciência, pois a cada prova que passamos e vencemos nos sentimos mais seguros em Deus, tendo a certeza de que Ele vai nos ajudar. O desespero dá lugar a esperança, o desânimo dá lugar à força. E, então, aprendemos a confiar mais e esperar mais.

É passando pelas provações que compreendemos que tudo tem um propósito. Mesmo que na hora não seja algo agradável e fácil de entender, depois Deus nos mostra o que Ele tinha preparado, e recebemos algo muito maior do que imaginávamos. Deus nos faz aprender a saber que é Ele quem sabe o melhor a ser feito e a hora apropriada.

Deus é maravilhoso, pois mesmo em meio às provações Ele não nos deixa sozinhos. Mesmo que pareça que Deus nos esqueceu, Ele estará do nosso lado, sofrendo a nossa dor. Assim como um pai sofre quando para o bem do filho tem que dizer “não”, Deus sofre quando passamos por situações ruins. Porém, temos que crescer, temos que aprender, e isso, muitas vezes, requer sofrimento. Mas é tudo para o nosso bem, nós só temos que saber esperar e manter a nossa fé firme nEle.

Leia também alguns artigos relacionados:

Falar com Deus Falar com Deus
Café Com Deus
“Orai sem cessar.” (I Tessalonicensses 5:17) Como é bom ter um amigo para todas as horas! Um...
O Milagre vai chegar! O Milagre vai chegar!
Café Com Deus
“Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu...