Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.Romanos 12:21

O homem nasceu no pecado, e por conta disso já nascemos com uma inclinação para os atos errados. Quando alguém nos aborrece a nossa reação é sentir raiva e brigar com ela. Quando alguém nos faz algum mal, temos vontade de retribuir com o mal também. Nós temos essa natureza pecaminosa, por isso é que devemos nascer de novo para viver uma nova vida em Cristo.

coraosementesNo capítulo 12 de Romanos, Paulo esta falando como devemos viver a nossa nova vida como filhos de Deus. Essa inclinação para o mal vai morrer junto com o nosso velho “eu” e seremos novas criaturas (2 Coríntios 5:17). Paulo fala como deve ser as nossas atitudes a partir do nosso novo nascimento. Essas atitudes serão o que farão a diferença. Atitudes que nos ajudarão a vencer o mal.

Ele nos diz que não podemos deixar o mal nos vencer. Quando alguém nos desejar o mal devemos desejar o bem a ela. Quando alguém nos faz algo ruim, temos que perdoá-la e não querer vingança. Quando a pessoa que se diz nossa inimiga precisar de ajuda, devemos ajudá-la. Essas são atitudes que só aqueles que tem Jesus no coração conseguirão tomá-las, pois é somente pela força que Ele nos dá que isso é possível.

As pessoas retribuem aquilo que receberam “na mesma moeda”, se forem tratadas bem, tratarão os outros bem, se forem tratadas mal, retribuirão da mesma maneira.  Mas o ensinamento de Jesus é outro. Ele nos diz para oferecermos a outra face. Não revidar. Sejamos humildes. Sejamos pacientes. Sejamos amorosos. O que as pessoas irão pensar não importa, o que importa é o que Deus quer de nós, é nós estarmos dentro da vontade dEle.

Em outra carta para os Gálatas, Paulo fala para não nos cansarmos de fazer o bem. Muitas pessoas cansam de fazer o bem e receber só o contrário, então começam a pensar e a agir como se estivessem na antiga vida. Isso é deixar o mal vencer dentro de nós. Esse é um dos motivos pelo qual devemos estar sempre em oração. Deus nos dará a paciência e a sabedoria que precisamos para ter essa vitória. Não podemos esquecer que agora somos seguidores de Jesus e temos que tomar as atitudes que Ele tomaria no nosso lugar.

Estamos aqui é para iluminar a vida das pessoas, seja quem for. Temos que andar como filhos da luz (Efésios 5:8). Vivemos em um mundo mal, mas Jesus nos chama para sermos diferentes e espalhar o amor. Estamos no meio de uma guerra que acabará somente quando Jesus voltar, e até lá temos que permanecer firmes, não deixar o mal entrar em nós, não nos deixar corromper e lutar “revestidos de toda a armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas do diabo”.

Artigos Relacionados

Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes...
O Deus que vive com os homens! O Deus que vive com os homens!
Por volta do 6º século antes de Cristo, Nabucodonosor, monarca do grande império Babilônico, teve um sonho que muito o surpreendeu. Ele sabia que...
O Grande Quebra-Cabeça! O Grande Quebra-Cabeça!
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” Gênesis 50:20 Você já deve ter ouvido...
Bons Tempos Bons Tempos
“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas...