E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo. (Mateus 10:22)

O ódio é um sentimento totalmente contrário ao que Jesus veio nos trazer. Jesus veio trazer e ensinar o amor ao mundo. Foi pelo amor que Ele deu sua própria vida por nós, pecadores. Foi o amor que o sustentou na sua dor, na tão cruel cruz. Foi por amor que Ele curava e perdoava. Jesus simplesmente é amor.

Esse é o maior de todos os mandamentos: "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo" (Lucas 10:27). Amar. Querer o bem da pessoa, proteger, ajudar, consolar, orar.

Leia também alguns artigos relacionados:

Parábola do tesouro escondido, a pérola e a rede Parábola do tesouro escondido, a pérola e a rede
Comentário da lição
  Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a...
Parábola: O rico e o Lázaro Parábola: O rico e o Lázaro
Comentário da lição
  Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. .   Disse-lhe Abraão: Têm...

Os cristãos devem seguir o exemplo de Jesus. Embora não seja tão fácil assim amar a todos, mas devemos. Devemos ter a mente de Cristo e amar como Ele ama. Isso se torna ainda mais difícil quando temos que amar aqueles que nos fazem mal, parece quase impossível.

Jesus veio e nos ensinou o amor, mas nos alertou de que nem sempre seremos retribuídos da mesma maneira. Ele falou que nós, os que devemos amar, seremos odiados. Odiados por crer em Jesus. Odiados por querer viver o amor. Odiados por querer amar.

Cristãos sofrem perseguições em vários países, simplesmente porque servem a Cristo. Nós no dia a dia temos que “engolir” piadinhas sobre nossa fé. Somos excluídos do círculo de amigos. Não podemos falar de Deus, pois não estamos na igreja e não é necessário falar dEle fora dela. Cristãos são chatos.

Mas o que Jesus nos diz em relação a essas pessoas? “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.” (Mateus 5:44). Parece algo fácil? Não, não é. Somente por Jesus é que conseguimos deixar o amor falar mais alto em nós.

Jesus é o nosso maior exemplo. Ele foi tentado em tudo. Foi perseguido, maltratado, humilhado. Mas não pecou em nada. Jesus orou a Deus pelos que haviam lhe maltratado e lhe pregado na cruz. Não somos perfeitos como Jesus. Nós pecamos e muitas vezes fica difícil seguir o que lemos em Mateus 5:44, mas sabemos que por Jesus, podemos.

Quando formos odiados, por crermos em Jesus, quando as perseguições vierem temos que ser fortes. Muitos irmãos sofreram perseguições e deram suas vidas por Jesus, e muitos estão passando por isso hoje, mas apesar do sofrimento eles podem se alegrar, pois Jesus está esperando por eles no lar eterno. Jesus fala que aquele que perseverar até o fim será salvo. Essa é a força que temos que ter.

Não importa o que vai vir sobre nós. Temos que ser fiéis se quisermos estar um dia ao lado de Jesus e, se assim permanecermos, quando chegar o tão esperado dia teremos a nossa recompensa.

Leia também alguns artigos relacionados:

Parábola: O rico insensato Parábola: O rico insensato
Comentário da lição
  E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste...
Parábola do Semeador Parábola do Semeador
Comentário da lição
  Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. .   Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.    ...