“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.” (Gálatas 5:17)

O que é mais fácil para o homem: mentir ou falar a verdade? Se render ao adultério ou ser fiel ao cônjuge? Falar sem pensar ou pensar no que falar? Brigar ou se controlar? Se calar por vergonha ou evangelizar? Fingir que não vê os problemas ou ajudar?

Somos de natureza humana, todas primeiras alternativas acima são mais fáceis para nós, embora não é isso que desejamos fazer é, muitas vezes, o que fazemos. Agora que somos de Cristo, há uma luta dentro de nós: o Espírito contra a carne. É uma luta séria. O nosso velho “eu” lutando com o novo “eu”.

Leia também alguns artigos relacionados:

O Povo mais Feliz do Mundo O Povo mais Feliz do Mundo
Café Com Deus
“Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas...
A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...

É uma luta diária, todos os dias somos tentados tendo que escolher se agimos como sendo novas criaturas ou não. Quando alguém fala alguma coisa que nos ofende, por exemplo, temos que escolher entre revidar ou não. Uma pergunta muito importante que temos que fazer durante essa luta é: Qual seria a atitude de Jesus nessa situação? O que Ele falaria? O que Ele faria? É difícil agir como Jesus em certas ocasiões, mas é o que temos que fazer. A bíblia nos fala em IJoao 2:6 que “aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.”

Podemos, muitas vezes, afirmar o que Paulo afirmou: “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, a minha carne. Porque tenho desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo” (Romanos 7:18-19). O que queremos é resistir às tentações, é fazer o bem, é saber se controlar, mas muitas vezes não conseguimos, acabamos fazendo o que nossa carne pede.

Mas preste atenção no que Paulo diz no versículo a seguir: “Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim” (Romanos 7:20). Ele diz que é o pecado que o induz a agir assim. Esta ai o problema. O pecado nos separa de Deus, e se é ele quem está vencendo em nós, estamos no caminho errado.

Se não conseguimos agir como queremos, seguindo o exemplo de Jesus, é porque a carne está ganhando, o pecado está falando mais alto e o inimigo está feliz conosco. Não pode ser assim. Não podemos dar brechas, o inimigo quer nos ver caídos e está ao nosso “redor como um leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (IPedro 5:8).

Temos que ficar firme em Deus. “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos” (Gálatas 5:24). Se nos entregamos a Jesus, não podemos agir como antes. Não podemos “permitir que o pecado continue dominando os nossos corpos mortais, fazendo com que nós obedeçamos aos seus desejos” (Romanos 6:12). Nós podemos e devemos resistir às tentações, somos livres do pecado, e não devemos deixar que ele venha nos fazer escravos de novo.

Jesus morreu naquela cruz por nós, para nos libertar do pecado. Para que parássemos de realizar as obras da carne e começássemos a realizar as obras do Espírito. Somos de Deus e temos que nos considerar “mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus” (Romanos 6:11).

Alimente o seu Espírito. Leia a Palavra, Deus a deixou para que você pudesse se fortalecer e viver por ela. Ore. Louve. Mantenha a comunhão com Deus. Sua carne será derrotada e quando Jesus voltar, você poderá dizer que está pronto para ir com Ele.

“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito” (Gálatas 5:25)

Leia também alguns artigos relacionados:

Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...
As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...