Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.” (IJoão 3:21,22)

Muitas pessoas se perguntam o porquê que Deus não responde suas orações. Pode ser porque estejam pedindo errado, ou porque Deus queira ensinar algo, ou porque Ele tem algo maior preparado, ou ainda, porque a pessoa está distante dEle.

A bíblia fala que “os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro” (Salmos 34:15) e que “Deus não ouve pecadores, mas ouve o homem que o teme e pratica a sua vontade” (João 9:31).

Leia também alguns artigos relacionados:

Crescendo em Meio às Provações Crescendo em Meio às Provações
Café Com Deus
“Sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência”. (Tiago 1:3) Para andar com Jesus precisamos...
Batistas do 7º Dia na Índia sofrem com enchentes! Batistas do 7º Dia na Índia sofrem com enchentes!
Igreja no Mundo
Após semanas de chuva implacável e um ciclone recente, relata-se que pelo menos 81 pessoas...

Sabemos que todos nós somos de natureza pecaminosa, mas também sabemos que Deus, por sua grande misericórdia, nos estende sua mão e nos convida a viver uma vida ao lado dele, buscando a santificação todos os dias para mantermos o pecado distante de nossa vida. Porém, isso não quer dizer que nunca mais iremos pecar, somos falhos e isso irá acontecer, e é ai que temos que tomar cuidado.

Deus está sempre pronto para ouvir e atender as nossas orações, mas nós também temos uma parte nisso, que é “obedecer aos seus mandamentos e fazer o que lhe agrada”, ou seja, buscar ser justo, viver dentro da vontade de Deus. É a oração de alguém assim que Tiago diz ser “poderosa e eficaz” (Tiago 5:16).

Por outro lado, em Salmos 66:18 lemos que “se acalentarmos o pecado em nosso coração, o Senhor não nos ouvirá”. Vemos aqui que o pecado pode ser o motivo pelo qual Deus não ouve as nossas orações, assim como diz também em Isaías 59:1-2: “Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dEle, e por isso Ele não os ouvirá”.

Enquanto estivermos no pecado Deus não nos ouvirá, pois isso é prova de que estamos separados dEle, que há algo de errado em nossa vida espiritual. Nesse momento a única oração que Deus ouvirá é a de arrependimento, onde confessamos que estávamos pecando e, com sinceridade, pedimos perdão, ai então, voltaremos para perto de Deus, teremos comunhão novamente e Ele poderá ouvir nossas orações, e responder conforme a sua vontade.

Deus está sempre pronto para nos ouvir, mas nós muitas vezes não fazemos a nossa parte; deixamos o pecado entrar em nossa vida e nos afastamos dEle, interrompendo a nossa relação. Deus ouve a oração do justo, daquele que busca fazer a sua vontade, daquele que erra, mas reconhece o erro e pede perdão. Se estivermos em comunhão com Ele, Ele nos ouvirá e responderá, seja para dizer sim, não ou espere, e cabe a nós confiar!

Leia também alguns artigos relacionados:

Batistas do Sétimo Dia sofrem perseguição no Burundi Batistas do Sétimo Dia sofrem perseguição no Burundi
Igreja no Mundo
Vamos nos unir em oração em prol da Conferência Batista do Sétimo Dia do Burundi. Nossos irmãos...
Florescendo em qualquer estação Florescendo em qualquer estação
Mulher
      Uma caminhada se faz de passos, um de cada vez, mas somente trilhar um caminho não dá a...