Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” (Mateus 5:8)

Todo aquele que crê em Deus e vive segundo o exemplo de Jesus Cristo, tem um desejo: ver Deus um dia. Quando o cristão tem uma vida de íntima comunhão com Deus, ele pode ouvi-lo e senti-lo, mas não pode vê-lo. Isso só será possível quando Jesus vier nos buscar e nos levar para viver junto com Ele na eternidade.

Entre as bem aventuranças, Jesus fala que aquele que tem um coração puro verá a Deus. Mas o que é ter um coração puro? Será que o nosso coração está realmente limpo? Para sabermos a resposta devemos refletir sobre como era o coração de Jesus e comparar o nosso coração com o dEle.

Jesus foi um homem santo e com certeza não houve e não há nenhum coração mais puro do que o seu. Um coração que amava, perdoava, se compadecia, tinha prazer em ajudar. Um coração livre de preconceito, falsidade, mentira, interesse. A mágoa, a raiva e o ódio não tinham lugar nesse coração, pois ele era cheio do amor de Deus; tão cheio que transbordava em atitudes e palavras.

Ter um coração puro é ter um coração mais parecido o possível com o de Jesus. Se tiver alguma coisa dentro do nosso que, nós sabemos que não haveria lugar no coração de Jesus para tal sentimento, desejo ou intenção, então, é hora da faxina. Nós, como cristãos devemos buscar um coração igual ao de Jesus, nos mantendo em santificação e não deixando que as sujeiras desse mundo penetrem em nosso coração. “Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento” (Provérbios 23:12).

Nos momentos em que essas “sujeiras” insistirem em manchar nosso coração, como em um momento de raiva, por exemplo, devemos fazer o que Davi fez; achegar-nos a Deus e pedir: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável” (Salmos 51:10). Deus está ao nosso lado, Ele quer que tenhamos um coração puro, pois “o Senhor detesta os perversos de coração...” (Provérbios 11:20), por isso nos ajudará a limpar nosso coração e mantê-lo puro.

Para algumas pessoas toda essa pureza pode ser dolorida, pois ao pedir à Deus que nos dê um coração puro, Ele vai começar a limpeza e vai precisar tocar em feridas que ainda estão abertas esperando para serem curadas, em lembranças adormecidas, em outros casos, vai precisar quebrar o vaso e fazê-lo novamente. Mesmo que doa, deixe Deus restaurar o seu coração. Além de se tornar uma pessoa melhor e mais feliz, você ainda terá a esperança de um dia vê-lo, abraçá-lo e agradecê-lo por sua graça. Aceite o pedido que o Senhor lhe faz: “Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos” (Provérbios 23:26), e deixe Ele trabalhar em você!

Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro...” (Salmos 24:3-4).

Artigos Relacionados

Respostas Bíblicas para Tempos de Crise Respostas Bíblicas para Tempos de Crise
  O Estado está economicamente fraco, sendo alvo de interesse das nações estrangeiras, desejosas por expandirem mais e mais sua influência....
E você, está disposto? E você, está disposto?
“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor,...
O Povo mais Feliz do Mundo O Povo mais Feliz do Mundo
“Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na...
Notícias da IBSD de Arcos/MG Notícias da IBSD de Arcos/MG
Nos dias 21 e 22 de setembro de 2013, fizeram-se presentes na Primeira Igreja Batista do Sétimo Dia de Arcos, Minas Gerais, os pastores Leonildo...