Tu me perguntaste: “Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não pude saber.” (Jó 42:3)

O sofrimento é algo inevitável em nossa vida. Em algum momento ele chega sem avisar, tirando a paz e a alegria e trazendo a tristeza e o desespero. São momentos da vida que nunca imaginemos que iríamos passar, e quando chegam parecem intermináveis.

Nesses momentos é quase impossível não fazer a famosa pergunta: “Por quê?”. “Por que tive que perder o emprego? Deus sabe o quanto eu precisava dele”. “Por que meu marido me traiu? Eu o amo tanto”. “Por que meu filho se foi? Ele era tudo pra mim”. “Por que estou com essa doença? Não quero morrer”. “Por que é tão difícil sair do mundo dos vícios?”. “Por que tudo é tão difícil?”.

Realmente é difícil. Tribulações são difíceis! Tribulação é aflição, adversidade,

desassossego, trabalho, angústia. Não é nada agradável passar por esses momentos, mas uma hora eles chegam, e é ai que vamos ver como está a nossa fé.

Muitas vezes, ao invés de suportar uma tribulação, temos que suportar várias ao mesmo tempo. Isso aconteceu com Jó, e nós conhecemos a sua história. “Um homem íntegro e justo, temia a Deus e evitava fazer o mal” (Jó 1:1), levava sua vida normal, era abençoado em tudo que fazia (Jó 1:10), e de repente, uma tempestade o atinge. Uma terrível tempestade. Jó perde seus animais, seus filhos, sua saúde, o apoio da esposa e dos amigos. Numa situação dessas, como não perguntar o “porquê”?

É natural do homem se sentir sozinho, desamparado, em um momento assim. Por mais que creiamos em Deus e saibamos que Ele nos ama, há momentos em que podemos até não falar, mas somos tentados a pensar: “Onde Deus está?”

A resposta é: do seu lado. Se não fosse pela força de Deus, Jó teria aguentado toda essa provação? Há pessoas hoje em dia que também passam por várias tribulações, e só estão de pé porque Deus lhes sustêm. Não é porque não podemos vê-lo que Ele não está ali. Ele está, só que nós, muitas vezes, focamos nos problemas que nos atingem e esquecemos de olhar para o Deus poderoso que está ao nosso lado.

No primeiro instante, quando a má notícia chega, quando o “pior acontece”, pode parecer o fim do mundo, mas quando paramos, olhamos para Deus e pedimos a sua ajuda para compreender tudo, Ele nos ouvirá e nos dará a fé para suportar tudo.

Quando Deus falou com Jó, fez ele ver que, por mais que não pudesse entender o porquê de tanta dor, Ele é o Criador e está no controle de tudo. Jó pôde ver a grandiosidade de Deus, e confessou que “falou de coisas que não entendia, coisas tão maravilhosas que não pôde saber”. Jó parou e ouviu a voz de Deus, o que fez toda diferença. Ele olhou para Deus, viu que Ele era maior que tudo o que estava lhe atingindo, e tudo mudou. No final Jó teve tudo o que tinha antes, e em dobro. A vida destruída, foi restaurada. A fé abalada, foi firmada.

As tribulações continuarão existindo até o fim desse mundo. Muitas perguntas sem respostas ainda serão feitas. Porém, não podemos esquecer que tudo está nas mãos de Deus, nada sai fora do seu domínio, por isso, por mais difícil que seja a situação, devemos confiar!

Confie que Deus tem bênçãos para derramar sobre a sua vida. Mesmo que você fique sem respostas aqui, um dia Deus lhe revelará tudo, e então, você dirá como Jó: “Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não pude saber”. Você não precisa entender o agir de Deus, você só precisa confiar!

Artigos Relacionados

Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes...
O Grande Quebra-Cabeça! O Grande Quebra-Cabeça!
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” Gênesis 50:20 Você já deve ter ouvido...
Bons Tempos Bons Tempos
“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas...
Respostas Bíblicas para Tempos de Crise Respostas Bíblicas para Tempos de Crise
  O Estado está economicamente fraco, sendo alvo de interesse das nações estrangeiras, desejosas por expandirem mais e mais sua influência. Pesadas...