"O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo." (2Coríntios 11:3)

Existe uma guerra acontecendo, não podemos ver, mas apesar disso estamos envolvidos nela. Desde que perdeu a batalha no céu e foi lançado com seus anjos para a terra, Satanás tem tentado de todas as maneiras, e de modo insistente, fazer com que os filhos de Deus se percam assim como ele se perdeu.

No começo, onde parecia não ter arma para usar, ele arrumou um jeito e usou a serpente para chegar até Eva e enganá-la, distorcendo tudo o que Deus tinha dito a ela, e como era mais agradável o que a serpente falou, Eva preferiu ouvi-la e "trair" o seu Criador. Satanás gostou dessa atitude de Eva. Gostou tanto, que nunca mais parou de fazer isso.

Leia também alguns artigos relacionados:

Escolha não se contaminar! Escolha não se contaminar!
Café Com Deus
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe...
A luz da vida! A luz da vida!
Café Com Deus
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em...

Hoje, ele não usa animais para o seu plano de enganar as pessoas, ele usa as próprias pessoas. É muito fácil para ele fazer isso, é só apresentar um caminho mais fácil do que o de Jesus. Uma vida sem regras, sem limites; uma vida de curtição, onde o que importa é ser feliz. “Faça o que tiver vontade, você é livre! Não se preocupe com o próximo, se preocupe com você. Seja desonesto se for preciso para "subir na vida". Você não precisa gastar seu tempo, indo à igreja, vá para uma festa. Beba. Experimente tudo o que quiser”. Que tal?

Esse é o caminho largo, e você pode até sentir momentos de prazer se segui-lo. Pelo menos enquanto estiver no caminho. Você quer ir por ele? O medo de Paulo é que a resposta dessa pergunta fosse "sim". Quando se escolhe ir pelo caminho mais fácil, é sinal de que a pessoa deixou se "corromper e se desviou da sincera e pura devoção a Cristo". É sinal de que Satanás conseguiu mais uma vez. Quando alguém nos apresenta esses e outros caminhos que nos distanciam de Deus, é sinal de que essa pessoa pode estar sendo a “serpente” em nossa vida.

Muitas vezes, isso acontece aos poucos, sem a pessoa perceber que está se afastando de Cristo. Satanás chega de uma forma agradável, atraente, onde não parece apresentar riscos a nossa fé, ele é astuto, essa é a sua especialidade.

Por isso a Palavra de Deus nos alerta: "Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pedro 5:8). Ele está procurando e fará de tudo para desviar as pessoas do caminho certo. Mas a Bíblia também nos fala o que devemos fazer para não cair em suas armadilhas: "Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo

(Efésios 6:11-13). E essa armadura está descrita nos versículos 14-18.

Deus nos deu a "chave" para vencer as armadilhas do nosso inimigo. Ele nos falou o que devemos fazer. Agora cabe a cada um de nós fazer a nossa escolha: o caminho mais largo, que proporciona prazeres momentâneos, ou o caminho estreito, o mais difícil, mas que é o caminho da vitória. Não nos deixemos ser enganamos pelo inimigo, estar em comunhão com Deus é a nossa arma para essa batalha!

Leia também alguns artigos relacionados:

E você, está disposto? E você, está disposto?
Café Com Deus
“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração...
O Povo mais Feliz do Mundo O Povo mais Feliz do Mundo
Café Com Deus
“Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas...