1 Reis 19 19-21 19 Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. 20 Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? 21 Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

Dentre muitos servos chamados por Deus, um que se destaca é Eliseu. Como trabalhador rural se destacava não apenas pelo trabalho árduo, mas também pelos bens que possuía os quais foram destacados pela bíblia. Logo que viu Elias, Eliseu sabia que o plano dele não seria continuar ali trabalhando com a terra, mas sim fazendo a vontade de Deus sendo mais um servo na obra do Senhor.

O que mais me chama a atenção é a atitude de Eliseu de matar a junta de bois que possuía e com os aparelhos de madeira que estava desempenhando suas atividades acabou utilizando para cozinhar a carne dos bois. Vemos aqui um exemplo muito interessante, pois nesse ato Eliseu mostra não apenas ao o mundo, mas principalmente a ele mesmo, que para servir a Deus ele deveria se desfazer dos seus bens materiais para realizar um propósito bem maior.

Não estou querendo dizer aqui que cada um deve vender todos os bens que possui para servir a Deus, pois como uma igreja, como um corpo em Cristo, cada um tem um papel fundamental dentro da sua comunidade, mas o que vale ressaltar é a importância e o amor pelos bens materiais que pode nos fazer afastar de Deus. Não façamos como o povo de Israel quando estava no deserto lembrando dos alimentos que possuía no Egito esquecendo que era um povo escravizado e também esquecendo dos milagres que Deus tinha feito para livrá-los da escravidão. Pensemos na vida futura, na nossa salvação e o que estamos fazendo servir a vontade de Deus.

Leia também alguns artigos relacionados:

Parábola do servo bom e o servo mau Parábola do servo bom e o servo mau
Comentário da lição
  Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar...
Vencer o mal com o bem Vencer o mal com o bem
Café Com Deus
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:21 O homem nasceu no...