Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Mateus 7:24

É sabido que a Bíblia é o manual de vida do cristão, ou pelo menos, deveria ser. Nela, encontramos muitos ensinamentos que nos mostram como podemos viver de um modo que agrade a Deus.

Para muitos, ler a Bíblia parece ser algo muito complicado de se fazer. A maioria das pessoas quando começam a ler, não entendem o que está escrito e por isso logo desistem. A verdade é que realmente a Bíblia não é um livro qualquer, que podemos começar a ler de qualquer jeito. Ela é um livro especial, é a Palavra de Deus para nós e para que possamos entendê-la, é preciso pedir sabedoria a Ele. Além disso, para aqueles que nunca leram, pedir o auxílio de uma pessoa que já tenha intimidade com a Bíblia é muito importante, já que ela poderá esclarecer as dúvidas que surgirem.

Leia também alguns artigos relacionados:

O evangelho no mundo acadêmico e político O evangelho no mundo acadêmico e político
Comentário da lição
Milhões de jovens brasileiros esperam o dia em que realizarão o vestibular e ingressarão em uma...
A excelência da criação e a palavra de Deus
Comentário da lição
A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. A sua...

Contudo, somente ler a Bíblia não é o suficiente. Depois de conseguir ler e entender, é preciso estudá-la, pois são os momentos de estudos que trazem mais clareza e profundidade sobre os diversos assuntos que encontramos ali.

Ao estudar a Palavra de Deus é possível descobrir o que Ele quer de nós. Descobrimos como é a maneira certa de viver, de acordo com a vontade de dEle. Percebe-se que é algo diferente de tudo que já vimos. Tudo o que o mundo ensina cai por terra e ensinamentos preciosos ganham espaço em nosso coração.

A Bíblia traz um modo diferente de ver as pessoas e os problemas que a vida apresenta. Seus ensinos são maravilhosos e nos desafiam a viver de um modo totalmente diferente do que o mundo vive. É exatamente por esse motivo que muitas vezes não conseguimos aplicar tudo o que ela ensina em nossa vida.

Podemos ler, ouvir e estudar a Palavra de Deus, ficar entusiasmados e maravilhados, mas quando chega na hora de colocar em prática as coisas podem mudar. Os padrões que Jesus nos pede para seguirmos são muito altos. Ele pede para amar e orar por nosso inimigo; fala que quando alguém nos bater numa face devemos oferecer a outra também; Jesus pede para crermos nELe mesmo nos momentos mais difíceis; fala que temos que dar bons frutos. Paulo diz que temos que viver em paz com todos, que devemos vencer o mal com o bem, que devemos ser exemplos para as pessoas seguirem, que nenhuma palavra torpe deve sair de nossa boca e a lista segue com as orientações de como agir, falar e pensar.

Porém, apesar de ser difícil é possível viver de acordo com a Bíblia. Deus não iria pedir algo que não conseguíssemos fazer por isso, podemos ter a certeza de que viver de acordo com a Palavra de Deus só depende de nós. Por mais difícil que seja, se tivermos uma vida de comunhão com Deus e nos esforçarmos para vencer esse mundo e as nossas vontades más, será possível ter a Bíblia como um manual de vida.

Jesus sabia que não seria fácil para nós, por isso disse que ao praticarmos as coisas que Ele pede nós seremos sal da terra e luz do mundo. Seremos pessoas diferentes trazendo esperança para um mundo caído no pecado.

Ao olhar para a situação em que o mundo se encontra hoje, vemos que é exatamente isso que as pessoas precisam. Um novo modo de viver, uma nova esperança para suas vidas, e na Bíblia encontramos isso. O problema é que muitos não sabem disso, pensam que ela é apenas um livro antigo, sem valor. Mas, se as nossas atitudes e pensamentos forem os mesmos de Jesus podemos mudar essa situação e mostrar que a Bíblia é o livro com os melhores ensinamentos e conselhos para a vida do ser humano.

Deus quer pessoas dispostas a seguir sua Palavra, a colocar em prática seus ensinos. Não basta o chamarmos “Senhor, Senhor” e não fazer o que Ele pede para fazermos (Lucas 6:46), é preciso ser praticante e não somente ouvintes da sua Palavra (Tiago 1:22). Se assim fizermos, com certeza estaremos acendendo uma luz em meio a escuridão, poderemos fazer a diferença no meio em que vivemos e seremos um “pedacinho” de Jesus nessa Terra.

“Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-a, será feliz naquilo que fizer.” (Tiago 1:25)

Leia também alguns artigos relacionados:

Declaração de Fé: A Bíblia Sagrada
Comentário da lição
NOSSA DECLARAÇÃO: “Cremos que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus e é nossa autoridade final e...
Maior é o que está em nós: Jesus! Maior é o que está em nós: Jesus!
Café Com Deus
“Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.” (Tiago 4:7, NTLH)...