Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam".

Lucas 12:40

Tempos demasiadamente terríveis. Assim resume-se o momento em que estamos vivendo. Olhamos para um lado e vemos violência desenfreada, é o marido que tira a vida de sua esposa, é um homem que incendeia uma creche deixando várias crianças mortas, são tiroteios entre polícia e ladrão em periferias onde se tem inocentes que ficam presos em suas casas com medo de sair nas ruas, é uma mulher que mata e esquarteja sua própria filha e a coloca numa mala, e assim, uma série de fatores relacionados a estes acontecendo.

Olhamos para outro lado e vemos a fúria da natureza destruindo cidades, deixando pessoas sem casas, móveis, roupas, sem esperança de conseguir começar tudo de novo. É possível ver as igrejas se corrompendo e deixando o mundo entrar e ditar as regras, a perseguição do povo cristão em todas as partes do mundo, entre outras fatos preocupantes.

Mas ao olharmos para cima, podemos ver uma grande esperança. A Bíblia nos garante que Deus está nos céus (Salmos 115:3) e que Ele está sempre conosco (Isaías 41:10), por isso podemos olhar para o céu e lembrar de que Deus está sempre aqui, e acreditamos que, mesmo em meio a tanto sofrimento, há uma solução. E ao pensarmos em Deus, lembramos que a Escritura já havia mencionado que coisas terríveis iriam acontecer neste mundo. Em Mateus 24 encontramos a mensagem que nos orienta sobre estes acontecimentos, Jesus falando aos discípulos que essas coisas iriam acontecer e que esses são sinais de que sua vinda está próxima (Mateus 24:33).

O problema é que muitas pessoas não se atentam a isso. Dizem que as tragédias sempre aconteceram, que sempre houve muitas coisas ruins no mundo e até agora Jesus não voltou. Isso é verdade, desde que o pecado entrou no mundo, coisas terríveis vêm acontecendo, porém, não podemos negar que a cada dia que passa as coisas pioram ainda mais. Quantas vezes ouvimos as pessoas falarem que quando eram crianças podiam brincar na rua até ao anoitecer e que hoje não podem deixar seus filhos brincar na rua nem mesmo durante o dia...

Há um motivo pelo qual Jesus ainda não voltou, e ele se encontra em 2 Pedro 3:9 onde diz que o Senhor não está demorando em cumprir sua promessa, mas que está sendo paciente para que todos tenham a oportunidade da salvação. Ainda neste capítulo, nos versículos 3 e 4, Pedro nos mostra mais um sinal de que o Dia do Senhor está próximo ao falar que “nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação.

Não é exatamente isso que ouvimos as pessoas falarem hoje em dia? Elas zombam da nossa fé, por acham que tudo o que está acontecendo é normal e acreditam que estes acontecimentos aumentem gradativamente. Realmente, as coisas só tendem a piorar. Mas enquanto as promessas vão se cumprindo, nós não podemos ficar de braços cruzados, precisamos nos preparar para o Grande Dia. É como a famosa frase diz: precisamos viver como se Jesus fosse voltar amanhã. Ou até mesmo, como se fosse voltar daqui a cinco minutos ou segundos... não sabemos, mas pode acontecer. Vai chegar o dia em que isso será uma realidade, porém, como não é possível saber quando será é necessário esperarmos a todo instante.

Esse é um assunto que sempre foi muito discutido e pode ser este o motivo que as pessoas deixaram de dar a devida importância a ele. Max Lucado em um de seus livros comenta que “somos tão bons em esperar, que não esperamos ansiosamente. Esquecemos de ficar de olho... Estamos satisfeitos demais”. Parece que essa é mesmo a nossa realidade. Não temos pressa, a demora não nos incomoda... Que triste realidade!

Como filhos de Deus anelamos que a vinda do Senhor aconteça o mais breve possível e oramos incansavelmente por isso. Devemos viver de acordo com a sua Palavra, seguindo seus conselhos e obedecendo seus mandamentos, mesmo que isso seja uma tarefa difícil. É somente assim que estaremos preparados para a volta de Jesus.

É preciso mais oração, mais estudo da Palavra, mais doação de nós mesmos para o próximo, é preciso mais obediência... Esse fenômeno irá acontecer, pode passar o tempo que for, Ele voltará. Isso é uma realidade que nos aguarda, e agora é a hora de nos arrumarmos como uma noiva ataviada para o seu marido. Não podemos viver achando que ainda teremos tempo amanhã para nos arrependermos, é preciso estarmos preparados hoje, agora!

Pedro nos deixa uma ótima reflexão em seu segundo livro, no capítulo 3, versículo 11, onde pergunta: “Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?” (v.11). Anteriormente a isto, ele fala que o dia do Senhor virá como um ladrão, ou seja, será algo inesperado para muitos e os pegará despreparados. Sendo assim, devemos refletir: como deve ser a nossa maneira de viver? Esse é o questionamento de Pedro, que serve como um alerta a nós cristãos. Em seguida ele aconselha: “Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda.” (v. 11,12)

Interessante notar que Pedro fala para apressarmos a vinda do Senhor. Isso é possível quando levamos a Palavra de Deus às pessoas. Além de nos preparar, devemos revelar essa verdade a todas as pessoas que pudermos para que elas também tenham a oportunidade da salvação, no entanto, devemos perceber que cada um de nós tem um dever muito importante enquanto aguarda a vinda de Cristo.

Agora é a hora de repensarmos sobre a nossa maneira de viver e procurar agir, pensar e falar como Jesus. Se assim fizermos, além de estarmos nos preparando para o Grande Dia, com certeza nossa vida aqui nessa terra se tornará melhor. Que esperemos ansiosamente pelo Senhor ao ponto de apressarmos ao máximo a sua vinda!

"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.

Mateus 24:42

"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.

Apocalipse 22:12

Artigos Relacionados

Declaração de Fé: A segunda vinda de Jesus Cristo Declaração de Fé: A segunda vinda de Jesus Cristo
Nossa declaração: “Nós, Batistas do Sétimo Dia, cremos, pregamos e ensinamos a doutrina da Segunda Vinda de Cristo, em glória e majestade. ....
A Segunda Vinda de Jesus Cristo A Segunda Vinda de Jesus Cristo
A Igreja Batista do Sétimo Dia, desde os seus primórdios na Inglaterra (1650), adotou a Bíblia como única regra de fé e prática. E, deste Livro...
Ele Voltará Ele Voltará
“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” João 14:18 Hoje em dia vivemos em um mundo de dores. Os problemas surgem de todos os lados. A...

Fique por dentro do que acontece na IB7.

Curta nossa página no Facebook

Para se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional.

Assine os devocionais diários