Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam".

Lucas 12:40

Tempos demasiadamente terríveis. Assim resume-se o momento em que estamos vivendo. Olhamos para um lado e vemos violência desenfreada, é o marido que tira a vida de sua esposa, é um homem que incendeia uma creche deixando várias crianças mortas, são tiroteios entre polícia e ladrão em periferias onde se tem inocentes que ficam presos em suas casas com medo de sair nas ruas, é uma mulher que mata e esquarteja sua própria filha e a coloca numa mala, e assim, uma série de fatores relacionados a estes acontecendo.

Olhamos para outro lado e vemos a fúria da natureza destruindo cidades, deixando pessoas sem casas, móveis, roupas, sem esperança de conseguir começar tudo de novo. É possível ver as igrejas se corrompendo e deixando o mundo entrar e ditar as regras, a perseguição do povo cristão em todas as partes do mundo, entre outras fatos preocupantes.

Leia também alguns artigos relacionados:

Declaração de Fé: A segunda vinda de Jesus Cristo Declaração de Fé: A segunda vinda de Jesus Cristo
Comentário da lição
Nossa declaração: “Nós, Batistas do Sétimo Dia, cremos, pregamos e ensinamos a doutrina da Segunda...
Ele Voltará Ele Voltará
Café Com Deus
“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” João 14:18 Hoje em dia vivemos em um mundo de...

Mas ao olharmos para cima, podemos ver uma grande esperança. A Bíblia nos garante que Deus está nos céus (Salmos 115:3) e que Ele está sempre conosco (Isaías 41:10), por isso podemos olhar para o céu e lembrar de que Deus está sempre aqui, e acreditamos que, mesmo em meio a tanto sofrimento, há uma solução. E ao pensarmos em Deus, lembramos que a Escritura já havia mencionado que coisas terríveis iriam acontecer neste mundo. Em Mateus 24 encontramos a mensagem que nos orienta sobre estes acontecimentos, Jesus falando aos discípulos que essas coisas iriam acontecer e que esses são sinais de que sua vinda está próxima (Mateus 24:33).

O problema é que muitas pessoas não se atentam a isso. Dizem que as tragédias sempre aconteceram, que sempre houve muitas coisas ruins no mundo e até agora Jesus não voltou. Isso é verdade, desde que o pecado entrou no mundo, coisas terríveis vêm acontecendo, porém, não podemos negar que a cada dia que passa as coisas pioram ainda mais. Quantas vezes ouvimos as pessoas falarem que quando eram crianças podiam brincar na rua até ao anoitecer e que hoje não podem deixar seus filhos brincar na rua nem mesmo durante o dia...

Há um motivo pelo qual Jesus ainda não voltou, e ele se encontra em 2 Pedro 3:9 onde diz que o Senhor não está demorando em cumprir sua promessa, mas que está sendo paciente para que todos tenham a oportunidade da salvação. Ainda neste capítulo, nos versículos 3 e 4, Pedro nos mostra mais um sinal de que o Dia do Senhor está próximo ao falar que “nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação.

Não é exatamente isso que ouvimos as pessoas falarem hoje em dia? Elas zombam da nossa fé, por acham que tudo o que está acontecendo é normal e acreditam que estes acontecimentos aumentem gradativamente. Realmente, as coisas só tendem a piorar. Mas enquanto as promessas vão se cumprindo, nós não podemos ficar de braços cruzados, precisamos nos preparar para o Grande Dia. É como a famosa frase diz: precisamos viver como se Jesus fosse voltar amanhã. Ou até mesmo, como se fosse voltar daqui a cinco minutos ou segundos... não sabemos, mas pode acontecer. Vai chegar o dia em que isso será uma realidade, porém, como não é possível saber quando será é necessário esperarmos a todo instante.

Esse é um assunto que sempre foi muito discutido e pode ser este o motivo que as pessoas deixaram de dar a devida importância a ele. Max Lucado em um de seus livros comenta que “somos tão bons em esperar, que não esperamos ansiosamente. Esquecemos de ficar de olho... Estamos satisfeitos demais”. Parece que essa é mesmo a nossa realidade. Não temos pressa, a demora não nos incomoda... Que triste realidade!

Como filhos de Deus anelamos que a vinda do Senhor aconteça o mais breve possível e oramos incansavelmente por isso. Devemos viver de acordo com a sua Palavra, seguindo seus conselhos e obedecendo seus mandamentos, mesmo que isso seja uma tarefa difícil. É somente assim que estaremos preparados para a volta de Jesus.

Leia também alguns artigos relacionados:

A Segunda Vinda de Jesus Cristo A Segunda Vinda de Jesus Cristo
Estudos
A Igreja Batista do Sétimo Dia, desde os seus primórdios na Inglaterra (1650), adotou a Bíblia como...

É preciso mais oração, mais estudo da Palavra, mais doação de nós mesmos para o próximo, é preciso mais obediência... Esse fenômeno irá acontecer, pode passar o tempo que for, Ele voltará. Isso é uma realidade que nos aguarda, e agora é a hora de nos arrumarmos como uma noiva ataviada para o seu marido. Não podemos viver achando que ainda teremos tempo amanhã para nos arrependermos, é preciso estarmos preparados hoje, agora!

Pedro nos deixa uma ótima reflexão em seu segundo livro, no capítulo 3, versículo 11, onde pergunta: “Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?” (v.11). Anteriormente a isto, ele fala que o dia do Senhor virá como um ladrão, ou seja, será algo inesperado para muitos e os pegará despreparados. Sendo assim, devemos refletir: como deve ser a nossa maneira de viver? Esse é o questionamento de Pedro, que serve como um alerta a nós cristãos. Em seguida ele aconselha: “Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda.” (v. 11,12)

Interessante notar que Pedro fala para apressarmos a vinda do Senhor. Isso é possível quando levamos a Palavra de Deus às pessoas. Além de nos preparar, devemos revelar essa verdade a todas as pessoas que pudermos para que elas também tenham a oportunidade da salvação, no entanto, devemos perceber que cada um de nós tem um dever muito importante enquanto aguarda a vinda de Cristo.

Agora é a hora de repensarmos sobre a nossa maneira de viver e procurar agir, pensar e falar como Jesus. Se assim fizermos, além de estarmos nos preparando para o Grande Dia, com certeza nossa vida aqui nessa terra se tornará melhor. Que esperemos ansiosamente pelo Senhor ao ponto de apressarmos ao máximo a sua vinda!

"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.

Mateus 24:42

"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.

Apocalipse 22:12