Uma caminhada se faz de passos, um de cada vez, mas somente trilhar um caminho não dá a certeza de termos atingido nosso objetivo. Com as plantas, também pode acontecer o mesmo. Enfrentar a dificuldade de transformar-se de planta, depois em árvore, amadurecer o suficiente para produzir flores, mas não chegar a gerar novas sementes ou os frutos, tão esperados. E ainda, apesar de cumprir todos os ciclos de maneira satisfatória e produtiva, espera-se que, mesmo no fim de sua vida, ela continue a dar os mesmos resultados, na mesma velocidade e qualidade de outrora. É o que o ser humano tem buscado através da evolução das tecnologias agrárias e desenvolvimento de aprimoramento das sementes, tanto alimentícias quanto de plantas ornamentais.

Quando falamos da vida humana na questão do florescimento, há que se observar, infelizmente, que o "homo sapiens" tem mais involuído (regredido) do que evoluído. Toda a tecnologia da informação e da comunicação fez a mente humana se fechar sobre si e a sabedoria tem pulado fora de tantas artimanhas da informação. Será que o crescimento do conhecimento humano poderia elevar o caráter e melhorar a comunicação entre os seres humanos, para que houvesse ajuda mútua e todos os moradores do planeta pudessem ter o mesmo acesso à qualidade de vida tal qual usufruímos no ocidente? E ainda, mesmo após decorridos 50, 60 ou mais anos de vida, ainda temos algo a oferecer para contribuir com a nossa sociedade?
Seria simplista pensar que, se não temos conseguido nas coisas práticas da vida e do conhecimento, seria menos complicado nas questões espirituais. Todavia o salmista nos faz relembrar: "Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça."(Salmos 92:12-15). Acredito que o Senhor tem dado a nós, além do privilégio de dar frutos em idade avançada, a responsabilidade de permanecer florindo fora da primavera. A nossa jornada cristã não foi, não é e não será estável. A própria natureza humana já envolvida em estágios de maior e menor desenvolvimento, traz à personagem feminina o antagonismo da instabilidade também em todas as áreas, mas especialmente na área emocional. Sim, ser mulher é, por si só, um grande desafio em nossa vida moderna. E ser mulher dependente ou sujeita ao Senhorio de Jesus Cristo, não é menos desafiador, entretanto é consolador. Há um cântico da cantora Aline Barros que fala da necessidade de estarmos atentas, pois nossa fragilidade pode estar nos sabotando através da falta de controle das nossas emoções: ‬‬
"Pai, emoções descalçam os meus pés
Me roubando em meio a cordéis
Que me enlaçam em minhas fraquezas".
Apesar de sermos naturalmente emotivas e sensíveis, necessitamos compreender que se nos deixarmos guiar por nossas emoções jamais produziremos as flores, sementes ou frutos que o Senhor espera de nós. Não digo que sejamos frias, ou insensíveis, mas nossa estabilidade precisa estar centrada na pessoa de Jesus Cristo. É no alicerce da Rocha que nossos pés e mentes estão firmados! É em Sua Palavra que nossas esperanças são certezas e nossa fé é convicção! De maneira contrária não teremos condições nem de amadurecer, muito menos de florescer.
Tenho observado o quão difícil parece-nos cumprir o propósito para o qual Deus tem chamado a mulher cristã. Mas creio, sinceramente, que o Senhor Deus Criador nos dotou das nossas características femininas, tão distintas das masculinas, pois compreende que o nosso olhar sobre as circunstâncias, sobre as pessoas e sobre o sofrimento humano traduz um pouco do que Ele mesmo chama de misericórdia. E neste nosso jeito especial Ele nos faz únicas para levar seu imenso amor. Esta é a fase de florir na primavera! É para esta cor, este brilho, esta alegria e perfume que o Senhor nos destacou em toda a Sua criação. Sim, o propósito do Senhor para nós é elevar a mente, o coração do ser humano imerso num mundo sem esperança a experiências que transcendem a compreensão natural de beleza e esplendor. Para isto somos dotadas das nossas infindáveis ternuras, olhares, trejeitos, tão singulares e particulares. Estas características nos auxiliam, todavia não cumpriremos o projeto do Jardineiro, se não nos permitirmos ser tratadas pelo Senhor em Seu “cuidado” por nós. Para que floresçamos em todo o tempo, independentemente das dificuldades, das dores, das tristezas ou infortúnios pelos quais passaremos em nossas vidas, em algum momento, é-nos necessário buscar como prioridade o tratamento dado por Ele ao jardim, qual seja:
- regar diária e continuamente com a água da Palavra de Deus – Efésios 6:10-17

Leia também alguns artigos relacionados:

Um Coração Puro Um Coração Puro
Café Com Deus
“Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” (Mateus 5:8) Todo aquele que crê em...
Vigiem e orem para que não caiam em tentação! Vigiem e orem para que não caiam em tentação!
Café Com Deus
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá...

– a Palavra encharca toda a flor para que seu viço encante a todos;
- adubar sem cessar com orações, intercessões e gratidão – Isaías 5:16-17 e Efésios 6:18 – a comunhão com o Senhor é ininterrupta. Ele conduz nossos pensamentos, nossas decisões e ainda tiramos um tempo exclusivo para dar-Lhe a atenção merecida (Mateus 6:6), imprescindível à nossa sobrevivência espiritual, sempre com alegria;
- banhar-se no sol da adoração – Efésios 5:19-20 e 1 Tessalonicenses 5:18 – quer por palavras, ações, canções, nosso sorriso reflete o quão gratas somos a Ele por nos permitir existir para o Seu louvor.
Podemos enfrentar neve ou geada que queimarão nossas pétalas, chuva excessiva que leve a terra de entre as nossas raízes, ou até mesmo raios e granizo que possam nos queimar e machucar por algum tempo. Nem sempre será primavera, nem sempre o sol nos dará seu calor, mas com esta pequena e constante disciplina espiritual do Jardineiro, estaremos preparadas para dar-Lhe as flores, com toda a beleza, colorido e perfume, e Ele disse que estará sempre conosco! Mateus 28:20. Resta a nós fazer o que Ele ordenou! Permanecendo sob a Sua dependência, estaremos Lhe agradando a fim de que o Jardineiro receba TODOS os elogios e honras pelo Seu jardim tão aprazível a Ele!
Para refletir:
- Em minha rotina diária qual é o lugar que ocupa a oração e a leitura da Palavra?
- Tenho me esforçado para ser grata em cada instante do dia, mesmo nas situações de desespero?
- As pessoas de minha comunidade (trabalho, vizinhança, amigos e parentes não crentes) conseguem ser gratas a Deus pela minha presença em suas vidas?

 

Myriam Jael Rojas da Silva

1ª IBSD Curitiba-Pr

 

Leia também alguns artigos relacionados:

O pecado interrompe sua oração! O pecado interrompe sua oração!
Café Com Deus
“Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo...
Falar com Deus Falar com Deus
Café Com Deus
“Orai sem cessar.” (I Tessalonicensses 5:17) Como é bom ter um amigo para todas as horas! Um...