É um dos propósitos do Comitê de Crise da Igreja Batista do Sétimo Dia no Brasil evitar que as pessoas utilizem informações falsas como base para a tomada de decisões e ações que possam colocar em risco a si mesmas e outras pessoas. Por isso, na presente nota, busca-se responder brevemente a alguns questionamentos e afirmações que têm sido veiculados nos últimos tempos, especialmente através de correntes nas redes sociais, a respeito dos testes de vacinas contra o coronavírus, e que foram direcionadas a esse comitê. O Comitê coloca-se à disposição para esclarecimentos adicionais, se necessário.

1) As vacinas interferem ou manipulam o material genético humano (DNA/RNA)?

Não. Nenhuma das vacinas sendo analisadas em ensaios clínicos em todo o mundo é capaz de modificar o material genético humano ou causar síndromes e defeitos genéticos irreversíveis. O mesmo vale para as vacinas de mRNA produzidas pela tecnologia mais recente, pois a sequência de mRNA não se integra ao genoma humano.

Leia também alguns artigos relacionados:

A obra do Espírito Santo na revelação e na inspiração
Comentário da lição
  Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de...
A revelação de Deus
Comentário da lição
  Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse...

2) Os testes de vacinação não seguem protocolos científicos sólidos para garantir que sejam seguros?

As novas vacinas passam por verificações de segurança rigorosas antes de sua recomendação para uso geral.

3) É possível acreditar na segurança das vacinas, dada a produção em um intervalo de tempo bastante limitado?

Em relação à vacina de Oxford, as duas primeiras fases chegaram à uma rápida conclusão devido ao avanço proporcionado pelo trabalho anterior sobre vacinas, a aceleração dos processos administrativos e de financiamento e o enorme interesse no ensaio, o que significa que havia uma grande quantidade de voluntários à disposição para os testes. Esta vacina está passando por testes de fase 3 no Brasil – a última etapa antes que possa ser liberada para uso geral.

4) O primeiro voluntário dos testes da vacina de Oxford não morreu devido à vacina?

Não, essa informação é falsa.

5) A vacinação geral não foi responsável ​​por 50 milhões de mortes, durante a pandemia de gripe espanhola em 1918?

Não, pois não havia vacina na época. A infecção inicial da gripe e a acentuada resposta imune provocada pelo vírus no organismo, levando os pulmões a ficarem cheios de fluidos, são as causas principais das mortes.

6) É verdade que meninas virgens engravidaram depois de receberem vacinas?

Não, não há evidências disso. A gravidez resulta da fecundação, a união do gameta masculino (espermatozoide) com o gameta feminino (óvulo), o que ocorre através de relações sexuais ou procedimentos de reprodução medicamente assistida.

7) A pandemia do coronavírus é parte de um plano político para impor a vacinação e reduzir a população global?

Leia também alguns artigos relacionados:

Informações sobre a 52ª Assembléia Geral Informações sobre a 52ª Assembléia Geral
Igreja no Brasil
Em síntese repasso as informações mais relevantes sobre a 52ª Convenção Nacional de nossa igreja...
Convocação para a 53ª Assembleia Geral da Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira Convocação para a 53ª Assembleia Geral da Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira
Igreja no Brasil
Às Igrejas Batistas Do Sétimo Dia do Brasil:  Em cumprimento ao disposto nos artigos 5º e 9º,...

Não há evidências de que isso seja algo mais do que uma teoria da conspiração. Em geral, as mensagens que veiculam esse tipo de informação são vagas, alarmistas e não empregam fontes e dados confiáveis para as alegações que fazem.

8) Mas Bill Gates não disse que seria importante reduzir a população mundial através da vacinação em massa?

O que Bill Gates afirmou é que devemos pensar na redução do crescimento populacional (não na redução da população em si), mas não falou nada quanto a vacinas.

9) A vacina contra o coronavírus não irá causar autismo, homossexualidade, mudanças de gênero, câncer e infertilidade?
Não existe a mínima evidência de que a vacina contra o coronavírus (ou qualquer outro tipo de vacina) tenha alguma relação com os itens citados.

10) Receber a vacina contra o coronavírus não é aceitar a "marca da besta", proibida em Apocalipse 13?

Um estudo sério e contextualizado do livro de Apocalipse, seguindo o método histórico-gramatical, mostra que tal interpretação não possui qualquer fundamento.

11) O posicionamento histórico da Igreja cristã não é contrário à vacina?

De forma alguma. Segundo Albert Mohler Jr., atual presidente do Seminário Teológico Batista do Sul dos Estados Unidos, "logo após a morte de Jonathan Edwards [1758], os cristãos evangélicos nos Estados Unidos se tornaram alguns dos mais ardorosos defensores das vacinas, entendendo-as como um presente de Deus por meio da racionalidade da Medicina moderna, que refletia o universo ordenado que Deus nos deu e era uma demonstração da graça comum".

12) Como saber se uma informação que recebo nas redes sociais é verdadeira?

Algumas dicas são: 1) leia integralmente a informação, não apenas o título; 2) verifique a indicação de autoria e data; 3) verifique a existência de fontes confiáveis para a informação; 4) verifique se a mesma informação está disponível nos diversos veículos de alta circulação e confiabilidade; 5) se souber inglês, verifique se a informação está disponível em canais confiáveis da mídia internacional; 6) converse com pessoas que sejam profissionais na área do tema abordado; 7) na dúvida, não compartilhe a informação.

Comitê de Crise
Igreja Batista do Sétimo Dia no Brasil

Leia também alguns artigos relacionados:

Convocação para Jejum e Oração -  Federação Mundial Batista do Sétimo Dia Convocação para Jejum e Oração - Federação Mundial Batista do Sétimo Dia
Igreja no Mundo
Queridos irmãos e irmãs Batistas do Sétimo Dia ao redor do mundo,  Não estejais inquietos por...
Sobre o fechamento momentâneo de alguns templos Sobre o fechamento momentâneo de alguns templos
Igreja no Brasil
 A pessoa sensata vê o perigo e se esconde, mas a insensata vai em frente e acaba mal.    ...