Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

Atos dos Apóstolos 2:42

Esta amada Igreja Batista do Sétimo Dia, realizou nos dias 04, 05 e 06 de agosto deste ano, na Pousada Betânia, em Curitiba-PR, seu Primeiro Concílio de Consagrados (Pastores, Presbíteros, Diáconos e Diaconisas).

O anseio acalentado, há tanto tempo, pelos obreiros mais veteranos desta imensa seara, como também, pelos mais jovens, finalmente encontrou o seu cumprimento.

Leia também alguns artigos relacionados:

Nova liderança
Comentário da lição
Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o...
Pastores em Novos Campos Pastores em Novos Campos
Igreja no Brasil
No mês de janeiro/2016 tivemos posse de Pastores em novos campos. São eles:   Data: 09 de janeiro...

Já nos primeiros meses desta gestão quadrienal (2015/2018), sob a direção geral do Pastor João Teles, este articulista ressaltava a premente necessidade de um concílio pastoral. Sim, porque nossos ministros precisam se encontrar com maior frequência. Precisamos compartilhar, de modo mais efetivo, nossas experiências e desafios ministeriais. Nosso “dia a dia” é ministrar ao rebanho do Supremo e Bom Pastor, mas, como bem lembrou certa ocasião o Pastor Luciano Barreto, nós pastores também necessitamos ser ministrados!

E, a par de tudo isso, precisamos alinhar de forma convergente (dentro do possível) nossos sonhos e metas a serem implementados na Igreja do Senhor.

Calha ressaltar, por oportuno, que este Concílio só não ocorreu em 2016 porque a Diretoria Geral, acertadamente, houve por bem dar prioridade ao 1º Encontro da Federação de Mulheres da CBSDB, sob a Presidência da amada irmã, Professora Clarice Sommer que, com sua seleta equipe desenvolveram marcante ministração.

Assim, o grande desafio que se nos impõe, tendo em vista nossa enorme diversidade, é o de equacionar, com sabedoria e espiritualidade, o basilar princípio da liberdade de consciência, com vistas a experimentar plenamente a unidade da fé.

As caravanas de obreiros começaram a chegar dia 04/8, após o meio dia. Era lindo ver os grupos chegando e os grupos que se formavam em verdadeira tertúlia! Era visível o bom ânimo e a positiva expectativa em cada olhar! Tínhamos ministros do extremo sul do país e do extremo nordeste. O coração era um só. O desejo de perseverar na doutrina dos apóstolos e na comunhão era inconfundível!

Paradoxalmente, o “jovem Pastor” mais entusiasmado, detentor de contagiante disposição, era o Pastor mais ancião entre todos nós. Refiro-me ao octogenário Pastor Venâncio, vindo do município de Arroio dos Ratos/RS.

O dedicado atendimento dispensado pelos funcionários da Instituição Evangélica Pousada Betânia foi digno de aplausos, reconhecimento e agradecimento! Que o Senhor os preserve assim! Os esforços e desprendimento da equipe do Pastor Presidente (João Teles), incluindo o secretário-executivo (Diácono Marcelo Negri), a irmã Priscilla Negri, o Pastor Claudir e o irmão Douglas Machado são dignos do respeito de todos nós!

Na verdade, somos devedores a todos os pastores da região metropolitana de Curitiba que, de uma forma ou de outra, muito nos abençoaram.

Pois bem. Temos muitos assuntos a serem tratados em um Concílio de Consagrados. Mas, neste primeiro foram desenvolvidos, como tópicos chaves, objeto de estudo, reflexão e debates, dois títulos, quais sejam: (i) “Modo de Ser Batista do Sétimo Dia”, ministrado pelo Pastor Jonas Sommer; e (ii) “A Doutrina da Salvação: uma perspectiva bíblica no prevalente viés hermenêutico Batista do Sétimo Dia”, ministrado pelo Pastor Bernardino de Vargas.

Leia também alguns artigos relacionados:

Missão para treinamento de pastores e líderes no Malauí (2017) Missão para treinamento de pastores e líderes no Malauí (2017)
Igreja no Mundo
O pastor Andrew Samuels, Secretário Geral da Federação Batista do Sétimo Dia Mundial e pastor da...
Treinamento Ministerial por Extensão em Moçambique Treinamento Ministerial por Extensão em Moçambique
Igreja no Mundo
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em...

A abertura foi feita com o Pastor Presidente, João Teles dos Santos. A pregação da noite (04/8) foi na instrumentalidade do vibrante Pastor Sidnei Grosklauss. Já, a do sábado à noite (05/8) foi na oportuna e segura pregação do Pastor João Teles. A ministração nos cultos esteve sob a competente responsabilidade do Pastor Claudir e sua equipe de louvor --- alegrando e renovando o coração de todos os participantes.

Vale lembrar que, afora as aulas durante o dia e as pregações à noite, tínhamos devocionais todas as manhãs, antecedendo o café da manhã.

No último dia do Concílio, domingo 06/8, pela manhã, tivemos uma preleção do Pastor Jarbas sobre administração da Igreja (encarecendo a importância dos relatórios). Também contribuíram sobremaneira, os irmãos JP (João Paulo) da PIB7 de João Pessoa-PB, o irmão Douglas Machado (Bocaiuva do Sul - PR) e a irmã Sara Cascaes (Joinville-SC) com uma oportuníssima e imperdível preleção sobre “Evangelismo Digital” e “Administração Informatizada da Igreja Local” (eficientes meios de controle).

Bem, como dizem que aqui neste sistema (mundo atual) “tudo o que é bom dura pouco”, o nosso concílio teve o seu fim. Chegou a hora da despedida. É triste, né! Gostaríamos de continuar nos deliciando com aquele abençoado convívio! Mas, na despedida, ficou a sensação de “um até breve”! Sim, com a graça de Deus, este Concílio foi o primeiro de uma série que só vai acabar quando Jesus voltar para nos levar ao Lar Eterno!

Então, até breve!

Maranata! Aleluia!

Bernardino de Vargas Sobrinho, Pastor na PIB7-SP (Patriarca), Presidente da Câmara Disciplinar da CBSDB e Professor de Teologia Sistemática do TIME

Leia também alguns artigos relacionados:

Concílio de Pastores EUA 2018 Concílio de Pastores EUA 2018
Igreja no Mundo
IBSD Hopkinton - RI O tema do Concílio de Pastores ocorrido nos Estados Unidos deste ano foi “...
Panorama do primeiro concílio de pastores e consagrados Panorama do primeiro concílio de pastores e consagrados
Igreja no Brasil
Nos dias 04,05 e 06 de agosto, aconteceu na capital dos paranaenses, (Curitiba), na pousada Betânia...