Nos dias 04,05 e 06 de agosto, aconteceu na capital dos paranaenses, (Curitiba), na pousada Betânia, o “Primeiro Concílio Batista do Sétimo Dia Brasileiro”. Lideranças de todas as Regiões da Federação, do norte ao sul, do leste ao oeste atenderam a convocação da CBSDB, e se fizeram presentes, representando suas respectivas Igrejas. Pastores, Presbíteros, Diáconos, Diaconisas, todos unidos num mesmo Espirito, partilhando do conhecimento e do amor de Cristo, testemunhando sobre tudo aquilo que o Senhor tem feito por suas vidas, e por suas igrejas.

O evento teve inicio às 14h do dia 04/08 sexta-feira, quando a “Pousada Betânia” abriu suas portas para recepcionar os ilustres convidados e acomodá-los nos confortáveis apartamentos. Como sempre, contamos com um ótimo serviço já na recepção. Fomos encaminhados aos nossos quartos e tivemos o prazer de passar momentos agradáveis com nossos companheiros de estadia, irmãos das diversas regiões do Brasil, onde a comunhão e a alegria foram gratificantes.

Às 19h foi servido o jantar, o qual nos deu uma ideia de como seria proveitoso o fim de semana, no quesito alimentação. O banquete contou com um excelente cardápio, bem elaborado, que agradou a todos os paladares.

Leia também alguns artigos relacionados:

Concílio de Pastores EUA 2018 Concílio de Pastores EUA 2018
Igreja no Mundo
IBSD Hopkinton - RI O tema do Concílio de Pastores ocorrido nos Estados Unidos deste ano foi “...
Ecos do primeiro concílio de pastores e consagrados Ecos do primeiro concílio de pastores e consagrados
Igreja no Brasil
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Atos...

Após a refeição o Pastor João Telles, presidente da CBSDB, deu inicio oficialmente ao Concílio com Culto de adoração. A mensagem ficou a cargo do Pastor Sidnei Grossklaus, da IBSD de Canoinhas SC. Na sua explanação, o pastor lembrou os participantes sobre o compromisso que temos ao aceitarmos a missão que nos foi dada pelo Senhor, conforme Mateus 10:5-9:

Jesus enviou estes doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel. Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça. Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;

Mateus 10:5-9

Às 22:40h iniciou-se a Sessão Administrativa proposta na agenda, cuja pauta foi a discussão aberta dos tópicos da Declaração de Fé Batista do Sétimo Dia e o acréscimo de dois itens muito importantes: a “Mordomia Cristã” que está sendo escrito pelo Pastor Patrick Ferreira Padilha da IBSD-Cascavel PR, e a “A Segunda Vinda de Jesus Cristo”, cuja proposta textual foi apresentada pelo Pastor Bernardino De Vargas Sobrinho, da IBSD São Paulo-SP (Patriarca). Na ocasião, o Pastor Renato S. Negri Jr. (Renatinho), responsável pelo departamento de Educação Cristã, fez uma valiosa observação, nos mostrando que alguns dos textos da Declaração de Fé precisam ser melhorados, pois trazem uma visão Batista do Sétimo Dia diferente da Convenção Brasileira. E assim terminamos este primeiro dia de encontro, nos sentindo abençoados e cheios de ânimo para continuar.

Já no sábado, logo pela manhã, às 7:15, e é sempre gostoso começar bem o dia, iniciamos os trabalhos com o devocional dirigido pelo Presbítero Amaury, da IBSD de Campinas-SP. Em sua mensagem com base no livro de Êxodo, na experiência do líder Moisés, trouxe questionamentos do tipo: temos confiado no Senhor, ou em nossas experiências pessoais? Deus tem saciado a sede das nossas igrejas através de nós ou apesar de nós?

Dando continuidade à programação, o Pr. Jonas Sommer, presidente da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia, brindou os participantes do Concílio com a palestra muito edificante sobre “O modo de ser Batista do Sétimo Dia”. Dados históricos confiáveis trazidos pelo palestrante, foram reveladores para que pudéssemos compreender as nossas origens. Durante a preleção todos tiveram a oportunidade de questionar, confrontar pensamentos e até mesmo expor testemunhos pessoais. Aprendemos um pouco mais sobre a nossa história. Também tivemos a oportunidade de “rever” alguns conceitos firmados à partir de uma boa herança recebida, mas que precisam ser urgentemente atualizados. Um buffet variado pôs uma pausa aos trabalhos. Momento de confraternização que se estendeu até as 14h.

Na parte da tarde, o Pastor Bernardino De Vargas Sobrinho, diretor departamental da Câmara Disciplinar da CBSDB, trouxe a palestra “Doutrina da Salvação: uma perspectiva Bíblica no prevalente viés hermenêutica Batista do Sétimo Dia”. Em sua oratória o Pastor abordou o pré-lapsarianismo e o pós-lapsarianismo. Orientou-nos sobre quais seriam as implicações práticas de abraçarmos uma ou outra linha de compreensão da matéria. Também enfocou o princípio Batista do Sétimo Dia no tocante a inerrância das Escrituras e apresentou algumas situações difíceis de Crítica Textual. A noite segue com culto de louvor e adoração dirigido pelo Pastor Claudir de Oliveira da IBSD de Bocaiuva do Sul PR. A alegria foi visível em cada sorriso, cada gesto. Louvando o Senhor ficamos cheios da Graça de Deus, alimentados pela Palavra Inspirada, trazida pelo Pastor Presidente, João Telles.

Domingo logo pela manhã, novamente culto devocional, agora com o Pastor Jarbas João da Silva, da PIB7 de Curitiba PR. Com base no livro de Êxodo, na batalha entre os Amalequitas e os Israelitas, abordou a importância do suporte físico, financeiro e espiritual que devemos dar àqueles que estão na linha de frente, como os missionários, evangelistas, pastores, mestres, etc.

Após o café, recebemos o irmão Douglas Machado (Bocaiuva do Sul - PR), que em parceria com a irmã Sarah Cascaes (Joinville SC), foram os responsáveis pela palestra com o tema Evangelismo na Era Digital. Abordaram a importância de atualizações constantes do site da igreja. Direcionaram nossos olhares para um mundo novo, no qual todos nós estamos inseridos, mas que nem sempre utilizamos de forma correta. Falaram da importância da igreja estar apta para usar estes meios de comunicação que trouxeram mudanças à sociedade, onde crianças, adolescentes, jovens e adultos passam horas conectados, se tornando em um publico alvo. Enfatizaram a importância de termos objetivos bem definidos e de cada igreja ter seu website e estarem presentes das principais redes sociais.

Hoje as nossas igrejas já contam com vários trabalhos neste ramo, como por exemplo a “PIB7Joinville.com.br”, o site “GracaMaior.com.br”, a FanPage no Facebook da Igreja Batista do Sétimo Dia de Cascavel entre outros que estão ativos anunciando o evangelho através de devocionais da nossa escola bíblica, mensagens, transmissões ao vivo (lives) no Facebook, entre outros. Todos foram convidados a trabalhar usando estas ferramentas digitais que trazem respostas rápidas para aqueles que as usam corretamente. Os palestrantes se colocaram a inteira disposição no tocante a orientações a quem assim desejar ingressar neste mundo virtual. Como resultado desta apresentação a irmã Sarah Cascaes escreveu um artigo respondendo a pergunta: Porque utilizar estratégias de marketing no conteúdo Cristão?

Em seguida o irmão João Paulo Delfino da IBSD de João Pessoa-PB, apresentou um programa desenvolvido por ele mesmo, programa este que ajudará as igrejas a fazer relatórios financeiros, das secretárias e pastoral, etc... Uma forma prática e eficaz de organizar a igreja. A diretoria da CBSDB ficou de fazer uma análise da proposta, já que esta terá custos. Você pode se inteirar mais sobre o programa no site do SistemaGeral.com.br.

Download da apresentação do Sistema Geral

Por último, mas não menos importante, o Departamento pastoral representado pelos pastores Sidney e Jarbas, mostraram às lideranças presentes, através de gráficos e questionários respondidos, o perfil das Igrejas Batistas do Sétimo Dia em pleno século 21. A relação de habitantes versos membros, o percentual de membros com cursos teológicos e de escolas bíblicas adquiridas. Qual o trabalho que melhor tem sido realizado pelas igrejas. Do que as igrejas sentem falta e várias outras abordagens que você meu amado irmão que não pode estar presente ficou sem ouvir.

Download do relatório

Por isso, gostaríamos que vocês, lideranças de todo o Brasil estivessem conosco nos próximos concílios. Sentimos muito a falta vocês. Somos um corpo em Cristo e precisamos crescer juntos. A sua participação e opinião é muito importante. Afinal vocês, nós, somos a igreja.

E por fim, a saudade toma conta de nossos corações até o dia de hoje. Cada sorriso, cada chimarrão, cada conversa nos corredores, lágrimas das quais queríamos disfarçar, afinal homem não ‘chora’, ficarão guardadas em nossos corações. Que venha o próximo concílio.