Primeira Igreja Batista do Sétimo Dia de Hopkinton - RI
IBSD Hopkinton - RI

O tema do Concílio de Pastores ocorrido nos Estados Unidos deste ano foi “Less Talk, More Action” que significa “Fale Menos, Faça Mais”, ele ocorreu nos dias 27 a 29 de abril na cidade de Ashaway, Rhode Island onde temos uma de nossas mais antigas igrejas ativas naquele país, fundada em 1708¹, A Igreja Batista do Sétimo Dia de Hopkinton, esse era o nome dessa região antes deles se tornarem uma cidade independente nomeada Ashaway. O pastor titular dessa igreja se chama Dave Stall.

Os pastores presentes nesse concílio totalizou, aproximadamente, 50 pessoas. Sendo de diversas regiões dos Estados Unidos, mas também tivemos um casal de Porto Rico, um pastor do Canadá, alguns pastores da Jamaica e eu representando o Brasil.

Dormíamos num confortável acampamento nas montanhas e tínhamos nossas sessões da igreja de Hopkinton supramencionada.

Leia também alguns artigos relacionados:

Nova liderança
Comentário da lição
Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o...
Pastores em Novos Campos Pastores em Novos Campos
Igreja no Brasil
No mês de janeiro/2016 tivemos posse de Pastores em novos campos. São eles:   Data: 09 de janeiro...

Pr. John Pethtel, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Igrejas e Serviços Pastorais
Pr. John Pethtel

O evento foi iniciado com uma palestra do Pr. John Pethtel, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Igrejas e Serviços Pastorais da conferência Norte-Americana e Canadá, intitulada Prioridades. Nela, foi abordado sobre quais as prioridades que nossos líderes têm colocado em suas vidas e como lidam com todos os papéis que desempenhamos aqui, quero dizer: somos pais, filhos, maridos, amigos, tios, sobrinhos, primos, membros de igreja e pastores tudo ao mesmo tempo. Como escolher nossas prioridades e como organizar nosso dia a dia para desempenharmos todos esses papéis de forma equilibrada?

Pr. Garfield Miller
Pr. Garfield Miller

Depois tivemos o Pr. Garfield Miller discursando sobre Evangelismo, ele abordou os diferentes tipos de evangelismo em diferentes localidades, culturas e faixa etária. Além de mostrar a importância de evangelizar e o impacto que esse ministério tem dentro da igreja. Finalmente, ele fez algumas dinâmicas com o público exemplificando alguns métodos de evangelismo que ele propõe que as igrejas adotem no intuito de crescermos em número e divulgar o nome da nossa denominação.  

Pr. Rod Henry
Pr. Rod Henry

Já o Pr. Rod Henry, que não pôde estar conosco, gravou um vídeo explicando sobre o que é “Visão, Missão e Objetivo”. Esse tema foi muito importante, pois ficou demonstrado que as igrejas que não têm uma visão, não encorajam seus membros a desempenhar uma missão, consequentemente, se tornam igrejas sem programações nem para os de fora e nem para os de dentro, ficando assim sem objetivos, o que leva ao decrescimento da igreja.

 

Pr. Nathan Crandall
Pr. Nathan Crandall

A outra sessão, chamada de Plano Estratégico para Maximização de Resultados foi ministrada pelo Pr. Nathan Crandall. Ele iniciou sua apresentação com a seguinte pergunta: “As empresas planejam, as pessoas planejam e por que as igrejas não planejam?”. A ideia dele era encorajar os líderes de nossas igrejas a fazerem planos para que nossas igrejas estabeleçam objetivos para cumprir a missão e, finalmente, atingir a visão que cada igreja deve ter. Para isso, ele abordou sobre os conceitos de planejamento, métodos e ferramentas que podemos usar na igreja para melhorar a administração da mesma.

Pr. Dave Stall
Pr. Dave Stall

Finalizamos o primeiro dia com a palestra do Pr. Dave Stall, que é o pastor da igreja onde foi realizado o evento. Ele abordou sobre o tema Como Avaliar e Medir as Ações. Aqui ele deixa claro que toda ação deve ter uma avaliação e uma medição. Se não fizermos isso, não temos noção se a ação foi boa, se atingiu o objetivo ou se fracassamos. Por isso, foi abordado sobre várias ferramentas de avaliação e medição e como deve ser a reação do líder da igreja depois dos resultados apresentados. Pois não ganhamos todas as vezes, mas também não perdemos todas as vezes. Então, como se posicionar diante dessas situações?

Culto no Sábado pela manhã
Culto na manhã de Sábado

O segundo dia tivemos o culto pela manhã na mesma igreja que sediou o evento com: escola bíblica, louvor e pregação. Foi maravilhoso celebrar o nome do Nosso Senhor Jesus todos juntos numa só Fé e num só Amor. Eles têm uma liturgia muito parecida com a nossa e, da mesma forma, reconheci vários louvores e hinos que também cantamos aqui.

 

Lori Roeleveld
Lori Roeleveld

A tarde tivemos uma sessão dada pela Lori Roeleveld, autora de alguns livros que trata do seguinte tema: A Arte de Conduzir Uma Conversa Difícil. Ela deixa claro que muitas vezes os líderes das igrejas evitam ter conversas mais difíceis com seus membros, pois não querem ofendê-los ou perdê-los, mesmo sabendo que eles estão indo para o caminho errado. Por isso, ela apresenta técnicas e ferramentas para conduzir uma conversa dura e difícil de uma forma que se consegue passar a informação e buscar trazer a pessoa para o lado correto sem fugir da situação.

Leia também alguns artigos relacionados:

Missão para treinamento de pastores e líderes no Malauí (2017) Missão para treinamento de pastores e líderes no Malauí (2017)
Igreja no Mundo
O pastor Andrew Samuels, Secretário Geral da Federação Batista do Sétimo Dia Mundial e pastor da...
Treinamento Ministerial por Extensão em Moçambique Treinamento Ministerial por Extensão em Moçambique
Igreja no Mundo
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em...

Patty Petersen e Steve Osborn
Patty Petersen e Steve Osborn

No último dia, iniciamos com a palestra da Patty Petersen e Steve Osborn abordando sobre Parcerias. Sobre esse tema foi explicado os sistemas de implantação de igrejas e como fazer a manutenção delas depois de implantadas. Esse ministério de implantação de igrejas tem se desenvolvido muito lá, eles mostraram vários resultados com números de igrejas que têm sido iniciadas e mantidas por eles no decorrer do tempo.

Após isso, saímos da igreja para conhecermos outras 2 igrejas em cidades vizinhas que são patrimônio histórico de nossa denominação.

Igreja Batista do Sétimo Dia de Pawcatuck - RI (Westerly)
IBSD Pawcatuck - RI
Igreja Batista do Sétimo Dia de Pawcatuck - RI
Interior da IBSD Pawcatuck - RI

Primeiramente fomos para nossa igreja Batista do Sétimo Dia de Pawcatuck, que foi fundada em 1840 e ainda está em atividade. Lá, podemos conhecer o templo, toda infraestrutura do local, sua história e conhecer alguns de seus membros. Tivemos um almoço fantástico preparado por eles e passamos um tempo muito bom juntos, compartilhando o que o Senhor Deus tem feito na vida deles e nas nossas também. Uma curiosidade dessa igreja é a estrutura acústica dela, mesmo sendo uma igreja muito grande, não há necessidade de usar microfones, pois falando num tom normal de voz, é possível ouvir o que a pessoa está falando em qualquer parte do templo sem nenhum esforço.

IBSD Newport - RI - a mais antiga igreja instalada nos Estados Unidos
IBSD Newport - RI

Depois do almoço, fomos para outra cidade, chamada NewPort, para conhecermos a mais antiga igreja instalada nos Estados Unidos. Fundada em 1671, essa igreja foi o berço dos Batistas do Sétimo dia no país². Hoje em dia, só resta parte dessa igreja, que se incorporou a um museu chamado Newport Historical Society. Este museu relata vários lugares e artigos que fizeram parte da cidade no decorrer do tempo. Caminhando por esse museu, você entra por uma porta e chega na parte da nossa igreja que foi construída naquele tempo e perdura até hoje! Dá para perceber a arquitetura arcaica e também o púlpito elevado, comum naquela época. Neste lugar, fizemos um culto para revivermos como nossos irmãos cultuavam ao Senhor Deus há quase 350 anos atrás.

Janet Thorngate em Newport - RI
Janet Thorngate lecionando sobre História

Após o culto, tivemos uma aula da Janet Thorngate, que é historiadora e professora da matéria História dos Batistas do Sétimo Dia, que compõe a grade curricular do nosso Seminário Teológico daquele país. Ela ensinou o tema Tour e História em Ação, contando como os Batistas do Sétimo Dia chegaram no país, como foi seu desenvolvimento, sua expansão, como eram os costumes de nossas igrejas nas diferentes épocas e enfatizou fatos que marcaram nossa história como Batistas do Sétimo Dia naquela cidade e naquela região.

Finalmente, voltamos para igreja sede do evento e tivemos o encerramento desse tempo maravilhoso. Para mim, foi uma experiência fantástica. Estar com nossos irmãos em outro país aprendendo e compartilhando com eles foi algo inesquecível. Confesso que, assim como nós aqui temos nossas dificuldades, eles também têm as deles. Assim como temos investido em nossas igrejas no Brasil, é notório o investimento de tempo, capacitação e ajuda que eles têm dado aos líderes deles lá. Encerro dizendo que: assim como eu tenho visitado várias igrejas nossas por esse Brasil e me sinto em casa quando encontro nossos irmãos em Cristo (que às vezes nunca os vi antes), digo que me senti em casa com nossos irmãos norte-americanos também. O que prova que realmente somos O Corpo de Cristo independente de nação, língua e cultura.

Todos os Participantes do Concílio de Pastores nos EUA 2018
Participantes do Concílio de Pastores nos EUA 2018

¹ Livro The History of Seventh Day Baptists, escrito por Don A. Sanford pg. 84

² Livro The History of Seventh Day Baptists, escrito por Don A. Sanford pg. 95

Leia também alguns artigos relacionados:

Ecos do primeiro concílio de pastores e consagrados Ecos do primeiro concílio de pastores e consagrados
Igreja no Brasil
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Atos...
Panorama do primeiro concílio de pastores e consagrados Panorama do primeiro concílio de pastores e consagrados
Igreja no Brasil
Nos dias 04,05 e 06 de agosto, aconteceu na capital dos paranaenses, (Curitiba), na pousada Betânia...