No dia 16 de agosto de 2018 os Pastores Claudir Oliveira e Bernardino Vagas Sobrinho, partiram para Moçambique para dar início ao treinamento de Pastores naquele país. Leia  mais sobre esse projeto. Levamos na mala além de roupas 50 bíblias doadas pela IBSD de Tubarão-SC, alguns livros de teologia e revistas para escola bíblica que foram entregues aos Pastores e alunos do curso. Após praticamente 24 horas de viagem chegamos em Nampula no dia 17 por volta de 14h30 e fomos recebidos no aeroporto por uma comitiva de irmãos muito amados e carinhosos.

Do aeroporto partimos para a igreja e Sede Nacional da Igreja Batista do Sétimo Dia de Moçambique na província de Nvela - Nampula onde aconteceu um culto e a apresentação dos pastores e alunos que iniciaram o treinamento, ali também aconteceram as aulas do dia 18 a 24 de Agosto. Foram ao todo 57 alunos para Glória de Deus.

Nesta primeira viagem foram lecionadas as seguintes matérias:

Leia também alguns artigos relacionados:

Viagem Missionária a Moçambique 2016 Viagem Missionária a Moçambique 2016
Igreja no Brasil
Viagem Missionária para África do Sul e Moçambique Amados irmãos. Graça e paz da parte de Jesus...
Treinamento Ministerial por Extensão em Moçambique Treinamento Ministerial por Extensão em Moçambique
Igreja no Mundo
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em...

Acreditamos que com mais duas viagens será possível deixá-los com uma boa base teológica para que eles dêem continuidade ao lindo trabalho de evangelização que eles já vem fazendo. Para isso precisamos que as igrejas e irmãos continuem doando para este projeto, cada viagem custa em média 15 mil reais, atualmente temos em caixa pouco mais de 8 mil reais, ou seja necessitamos de no mínimo mais 22 mil reais para concluirmos este projeto que com certeza nasceu no coração de Deus.

A Igreja Batista do Sétimo Dia chegou em Moçambique em 1974 vindo do país vizinho Malawi onde já existia igreja.  Atualmente existem em Moçambique 118 igrejas Batistas do Sétimo Dia, espalhadas por 35 distritos somando ao todo 6442 Membros.

As maiores dificuldades que eles enfrentam é com relação a escassez de recurso financeiro visto que a maioria dos pastores e membros vivem do que plantam sem ter renda monetária. Eles também estão enfrentando dificuldades para registrar a igreja juntos aos órgãos legais do país. Além disso relataram que necessitam de mais bíblias, folhetos, revistas, hinários, uma vez que eles não tem condição de comprar essas coisas.

Nestes dez dias que estivemos lá, conhecemos uma realidade muito diferente do Brasil, uma realidade dura e triste de fome e miséria em muitos lugares, ao mesmo tempo pudemos constatar uma igreja que compartilha o pouco que têm, uma igreja fervorosa nas orações, cânticos, e disposta a cumprir o Ide do Senhor.

Diante disso podemos fazer três coisas:

  1. Criticar este projeto dizendo coisas do tipo, “é importante evangelizar outros países mas e quanto ao Brasil?” E para esta questão eu respondo: O Brasil está cheio de igrejas evangélicas, temos materiais e recursos de sobra, o que falta é mão de obra, pessoas dispostas a cumprir o Ide.
  2. Admirar e até se alegrar com o projeto, mas não fazer nada a respeito. Para este segundo ponto nossa oração é para que o Espírito Santo no dê mais amor e sensibilidade para com sua obra.
  3. Você pode contribuir, Orando e doando para este projeto e assim você fará parte desta missão. As doações podem ser feitas diretamente na conta da Federação de Mulheres:

Banco Itaú

Agência: 2333

Leia também alguns artigos relacionados:

Início do Treinamento Ministerial em Moçambique Início do Treinamento Ministerial em Moçambique
Igreja no Mundo
  Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do...
TIME: Brasil e Moçambique TIME: Brasil e Moçambique
Igreja no Mundo
Após o sucesso com o programa TIME na Zâmbia (Treinamento Ministerial por Extensão), a Sociedade...

Conta Poupança: 06343-2/500

Ivina Katherine Vieira Rocha (Tesoureira da Federação de Mulheres)

Após o depósito enviar comprovante para 

Encerro este relatório com uma ilustração que um pastor moçambicano fez sobre este projeto:

“Nós estávamos aqui como se estivéssemos dentro de uma mata, nesta mata nós precisávamos tirar as ervas daninhas, os espinhos...(pecado) mas estávamos fazendo isso sem ferramentas (Bíblia) com a força do nosso braço e o pouco conhecimento que temos, então os irmãos do Brasil vieram como uma resposta de orações que temos feito a muito tempo para que Deus trouxesse alguém que pudesse nos ajudar, vocês trouxeram as ferramentas e além disso, estão nos ensinando a usar (Treinamento Ministerial)

Diante disso qual será sua posição?

 

Leia também alguns artigos relacionados:

Projeto Moçambique Projeto Moçambique
Mulheres
A Federação de Mulheres, em parceria com a Sociedade Missionária, está lançando um projeto que tem...