Em janeiro de 1847, Solomon e Lucy Carpenter e Nathan e Olive Wardner embarcaram para a China. Durante um século, a China foi o grande objetivo dos trabalhos missionários dos Batistas do Sétimo Dia. Em 1850, eles fundaram uma igreja em Xangai com sete membros. Depois de quase um século, em 1948, essa igreja relatou possuir 599 membros e ter realizados 93 batismos naquele ano. Naquela época, a igreja de Xangai era a maior igreja Batista do Sétimo Dia no mundo.

Dra. Rosa Palmborg
A Dra. Rosa Palmborg (na foto com sua filha adotiva Eling Sung) serviu na China por 46 anos (1894-1940).

Em 1883, a dra. Ella Swinney começou um trabalho missionário na área da saúde, mais tarde expandido e transformado em um hospital em Liuho. Um colégio interno para meninos e meninas foi fundado em Xangai. A equipe de missionários incluía professores e profissionais da saúde, bem como ministros. A missão foi forçada a fechar depois da dominação comunista em 1950, mas sua influência continuou.

Este primeiro grande empenho de alcançar culturas além das judaico-cristãs ensinou várias lições valiosas:
  1. Demonstrou a importância de suprir necessidades físicas, educacionais e econômicas das pessoas, juntamente com o aspecto espiritual;
  2. Mostrou o valor do treinamento de líderes locais que poderiam continuar o trabalho sem assistência externa;
  3. Aumentou a visão de muitas pessoas de que a Grande Comissão de Jesus era, na verdade, ir a todo o mundo e fazer discípulos.

Fonte: Don A. Sanford. Consciência Cativa: Um breve relato histórico sobre os Batistas do Sétimo Dia. Curitiba: CBSDB, 2005, p. 51.

Leia também alguns artigos relacionados:

Consciência Cativa Consciência Cativa
Livros
Cobre os mais de 350 anos de história dos Batistas do Sétimo Dia. Se você deseja estar melhor...
A urgência da missão
Comentário da lição
Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Mateus 9:...