Diversos noticiários pelo mundo relataram semana passada uma grande tragédia que aconteceu em Serra Leoa, no continente africano. O país que é um dos mais pobres do planeta e recentemente sofreu uma epidemia do vírus ebola, está agora afligido por fortes chuvas que causaram enchentes e deslizamentos em diversas partes de seu território, mas principalmente na capital Freetown e arredores.

Notícias mais recentes dão os seguintes números: 400 mortos e cerca de 600 desaparecidos, mas o número de afetados pelas inundações e deslizamentos pode chegar a até 9.000 pessoas, isso de acordo com informações da Cruz Vermelha. Velórios coletivos têm sido realizados e ainda se buscam por vítimas em meio à lama e destroços de casas. As autoridades do país já solicitaram ajuda internacional. Existe ainda o medo de que doenças se alastrem pela população que conta com uma rede precária de saneamento, que certamente também foi prejudicada nestes tristes eventos. [1][2]

Mapa de Serra Leoa na ÁfricaA República da Serra Leoa é um país que fica na costa ocidental da África, banhada pelo Oceano Atlântico, tendo cerca de 6 milhões de habitantes e uma área territorial de 71.740 km². Possui um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,317, que é considerado baixo pela Organização das Nações Unidas (ONU) e 47% da população é considerada subnutrida. Sua principal atividade econômica é a extração de diamantes, cujas minas estão em montanhas no norte e leste de seu território. Tem uma história sofrida, sendo local de comércio de escravos na época em que o império britânico colonizava diversas regiões, até 1792, quando a capital Freetown foi fundada para abrigar escravos libertos. Foi colônia da Coroa Britânica até 1971, quando enfim, conseguiu sua independência do Reino Unido. Durante os anos de 1991 até 2002 sofreu com uma sangrenta guerra civil, que dizimou cerca de 50 mil pessoas e obrigou outros 2 milhões de habitantes a se refugiarem em outros países. A população serra-leonesa é em sua maioria, composta por muçulmanos, mas outros grupos religiosos também coexistem no país. [3]

Leia também alguns artigos relacionados:

Pedido de Oração para Missão em Serra Leoa Pedido de Oração para Missão em Serra Leoa
Igreja no Mundo
David Johnson, pastor da “Capela do Sábado”, em Flowery Branch, GA, e Garfield Miller da Sociedade...
"Somos Todos Chapecoenses": Reflexão sobre uma tragédia!
A Bíblia e o Jornal
Ao levantar hoje pela manhã, 29 de novembro de 2016, e ligar a TV, me defrontei com uma trágica...

A Igreja Batista do Sétimo Dia lamenta profundamente o ocorrido. A Federação Mundial Batista do Sétimo Dia, através da sua Sociedade Missionária (Seventh Day Baptist Missionary Society, ou SDBMS, em inglês), comunicou que irmãos da nossa igreja também sofreram com a tragédia e alguns, infelizmente, perderam sua vida. No site da Sociedade Missionária Batista do Sétimo Dia existem algumas informações que dizem:

Pr. Francis Mattias, Presidente da Conferência Batista do Sétimo Dia de Serra Leoa“Há uma conferência Batista do Sétimo Dia em Serra Leoa e existem Batistas do Sétimo Dia em Freetown onde ocorreu essa tragédia. Francis Mattia, líder da Conferência Batista do Sétimo Dia de Serra Leoa informou através de um e-mail enviado à Sociedade Missionária que o Irmão Roland Fox e 35 dos seus membros perderam a vida quando fortes chuvas causaram grandes deslizamentos de terra (início da manhã de segunda-feira, 14/08/2017). O pastor Mattia disse que os membros estão em estado de confusão e precisam de nossas orações” [4] .

A Sociedade Missionária Batista do Sétimo Dia mantém trabalhos espirituais e de ajuda social em Serra Leoa e outros países da África além de nações dos variados continentes.

Da mesma forma que a Federação Mundial Batista do Sétimo Dia, a Conferência Brasileira, com grande tristeza no coração, se compadece e lastima o acontecido e convoca a todos os irmãos brasileiros a orarem com amor e intensidade pelos irmãos de Serra Leoa, para que estes não se abalem frente a este terrível drama e que busquem conforto nos braços do Senhor, na esperança de que os irmãos que nos deixaram descansam em Deus.

Distribuição de suprimentos para evitar o Ebola
Distribuição de suprimentos para evitar o Ebola em 2016

Nós estamos apenas de passagem por este mundo, passando por desventuras e muitas vezes, frente aos sofrimentos que atravessamos e vemos outros também atravessarem, temos nossa fé fragilizada. Mas a Bíblia traz uma mensagem de alento aos filhos de Deus ao dizer que viveremos um futuro maravilhoso, quando nosso Pai Celeste enxugará dos nossos olhos toda lágrima e não teremos mais nem morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois este mundo repleto de sofrimento será passado (Apocalipse 21:4). Aí então poderemos alegremente abraçar estes e tantos outros irmãos que descansaram no Senhor e viver numa indescritível felicidade, na glória eterna que está sendo preparada por Deus aos que n’Ele depositam sua esperança!

Amém!

Referências

1. http://dn.pt/mundo/interior/mais-de-400-mortos-e-600-desaparecidos-devido-a-inundacoes-na-serra-leoa-8712942.html 

2. http://g1.globo.com/mundo/noticia/deslizamento-de-terra-deixa-mortos-em-serra-leoa.ghtml

3. http://brasilescola.uol.com.br/geografia/serra-leoa.htm

4. Sociedade Missionária Batista do Sétimo Dia <http://sdbmissions.org/36-sdbs-died-in-sierra-leone/ >

Leia também alguns artigos relacionados:

Motocicletas em Serra Leoa Motocicletas em Serra Leoa
Igreja no Mundo
Por causa do seu apoio, o projeto de motocicletas em Serra Leoa está no meio do caminho - a...
A Perseverança em Meio aos Grandes Tornados e Tempestades da Vida A Perseverança em Meio aos Grandes Tornados e Tempestades da Vida
A Bíblia e o Jornal
Nos últimos dias, fomos surpreendidos, com a notícia de três furacões, devastando as regiões do...