Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. " ‘Eu o Senhor falei, e eu o farei’ ".    Ezequiel 17:24

 O perdão gera vida e renovo não só para quem libera, mas também para quem recebe.

Basta um toque de Deus para te fazer florescer novamente: Uma planta que está numa terra boa e que é bem regada e bem cuidada tem tudo para prosperar ou para morrer?

 No capítulo 17 de Ezequiel, temos uma parábola, que se refere ao rei Nabucodonozor, que havia levado o povo de Judá para o cativeiro e que nomeou como rei de Judá a Zedequias. Ambos fizeram um acordo segundo a vontade de Deus, que não foi cumprido por Zedequias que se rebelou. Com isso, foi preso e viu seus filhos serem mortos diante dele, depois teve seus olhos furados e foi levado para o cativeiro e ficou preso na Babilônia até a sua morte.
Se Zedequias ouvisse a voz do Senhor, que veio através do profeta Jeremias, e cumprisse a Sua vontade, o seu fim não seria este. Mas ele se rebelou, não quis fazer a vontade de Deus e por isso sofreu amargamente. Zedequias era uma árvore alta, que tinha tudo para prosperar, mas não obedeceu ao Senhor e nem se arrependeu, rejeitou o toque do Senhor e por isso não floresceu novamente.

Leia também alguns artigos relacionados:

Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
Café Com Deus
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em...
Tudo será novo! Tudo será novo!
Café Com Deus
“Vejam que estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no...


1- ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO GERAM PERDÃO
Em II Crôn. 33, lemos que o rei Manassés, que foi arrancado, cortado do seu reino e levado para prisão, por ter feito grande mal, durante seu sofrimento, arrependeu-se e voltou a reinar e floresceu; foi renovado, criou novas raízes. Ele fez horrores e, como Zedequias, foi cortado, mas teve nova chance ao se arrepender e produzir frutos de arrependimento. Que alívio poder renascer, florescer novamente. Quantos estão com suas vidas destruídas e chegam a perder a esperança. Acham que é o fim. Não tem mais jeito, não tem mais volta. Muitos procuram tirar a própria vida. Mas há esperança para o perdido, para o desesperado. Uma árvore cortada, destruída, parece que está morta, mas ela ainda pode florescer. Em Jó 14:7-9, lemos: 

  "Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam. Suas raízes poderão envelhecer no solo e seu tronco morrer no chão; ainda assim, com o cheiro de água ela brotará e dará ramos como se fosse muda plantada.       -Jó 14:7-9

   O Senhor é o manancial de águas.     -Jeremias 2:12-13 É necessário permitirmos o Seu toque, que Seus rios cheguem até nós. Não podemos deixar o “manancial de águas vivas”, e correr atrás de “cisternas rotas, furadas, que não retêm a água”. Adotando tal consciência que se traduz em verdadeiras atitudes, floresceremos.
Mas, por outro lado, se procurarmos cisternas rotas, que são, por exemplo, as coisas materiais — supérfluas, passageiras e terrenas —, ficaremos muito cansadas e morreremos espiritualmente. Todavia, se nos voltarmos para Deus, arrependidas, ao cheiro de Sua água viva — Jesus é a água viva — (João 4:10 e 11; 7.38), seremos restauradas e floresceremos de novo. Atentem à Palavra: 

   "mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".    -João 4:14

  E, ainda: "E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre"    -João 7:37-38

2- LIBERAÇÃO DE PERDÃO GERA BÊNÇÃO
Em Gênesis 25:27-34, lemos que Esaú vendeu sua primogenitura, sua bênção a Jacó, que no tempo certo a recebeu de seu pai, fingindo ser Esaú. Quando Esaú soube que Jacó já estava com a bênção, ficou desesperado, e pediu ao seu pai alguma bênção, e seu pai lhe disse:   "E pela tua espada viverás e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que, quando te libertares, então, sacudirás o seu jugo do teu pescoço" -Gênesis 27:40.  Esaú odiou Jacó e queria matá-lo e seu plano era tirar a vida dele, assim que seu pai morresse. Jacó fugiu para salvar sua vida. Teve que deixar tudo e fugiu sem saber o que seria de sua vida. Sabemos de seu trabalho, de sua vida difícil com Labão que o enganava sempre.
Em Gênesis 32 temos o preparo de Jacó para o encontro com Esaú depois de muitos anos. Lemos sobre o desespero, a aflição de Jacó por causa desse encontro, principalmente quando ele soube que Esaú vinha com uns quatrocentos homens. Ele achava que agora Esaú o mataria. Jacó enviou presentes para Esaú, talvez com o intuito de apaziguar a situação. E antes de encontrá-lo, ele até lutou a noite toda com um anjo. Tudo por causa de seu medo, sua culpa e remorso, talvez. E em Gên. 33, lemos que antes de ele chegar perto de Esaú, Jacó se inclinou, se ajoelhou na terra sete vezes. Que angústia! Que desespero! E que surpresa maravilhosa quando ele viu seu irmão que disse que o mataria, se lançar sobre ele, não para lhe ferir, mas para o abraçar, o beijar! Então eles choraram. Esaú não quis os presentes de Jacó, e disse que ele tinha o bastante. Esaú deve ter vivido muitos anos com o ódio em seu coração; e, enquanto ele viveu assim, provavelmente ele era violento, ele era terrível; mas, quando se libertou desse ódio e perdoou seu irmão, ele conseguiu quebrar o jugo de seu pescoço.
Com isso, podemos afirmar que o ódio nos aprisiona e faz com que soframos amargamente. Às vezes a pessoa que nos feriu até já tenha esquecido que nos feriu, mas quem ficou ferido, guarda essa mágoa, não esquece e muitas vezes planeja e sonha com o dia da vingança, ou ama ouvir que a pessoa que o feriu está mal. Este é um jugo pesado. Quando perdoamos e esquecemos tudo que passamos, nos libertamos. O perdão gera bênção! 


3 - O PERDÃO É UMA NOVA CHANCE. A FELICIDADE DE SER PERDOADO

Leia também alguns artigos relacionados:

A luz da vida! A luz da vida!
Café Com Deus
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em...
O Povo mais Feliz do Mundo O Povo mais Feliz do Mundo
Café Com Deus
“Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas...

  Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.    

Mateus 6:12 É maravilhoso ser perdoado. Porém, Jesus diz que se não perdoarmos, não seremos perdoados. Em Salmos 32 1-2 lemos:   Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!

 Quando somos perdoados, ganhamos uma nova chance de recomeçar. E se não perdoarmos tiramos a chance de alguém e tiramos a nossa própria chance de restauração, de renovação. 

Jó intercedeu por seus amigos, que foram lá para, inicialmente, ajudá-lo, confortá-lo, mas, depois passaram a julgá-lo, criticá-lo, condená-lo. Contudo, ao orar por eles, ao interceder, ao perdoá-los — quando intercedemos, liberamos o perdão —, o Senhor restituiu tudo em dobro pra Jó.
Se queremos ser restauradas, se queremos florescer, dar frutos, precisamos pedir perdão, precisamos perdoar, orar pelos que nos perseguem, nos afrontam, etc.. Quando o Senhor recebe em Seu trono uma intercessão assim, Ele aprova e ouve a oração e abençoa o intercessor. Basta um toque de Deus para te fazer florescer novamente. Sozinhas não temos forças, mas Deus pode nos ajudar, basta um toque de Deus em nossas vidas para florescermos, ainda que estejamos como árvores secas, machucadas, destruídas, ao Seu toque, ao cheiro de Suas águas, floresceremos e frutificaremos!
1 - O que o Senhor pode fazer com a árvore verde, e com a árvore seca? Ezequiel 17:24
2- O que aconteceu com rei Manassés por causa de seus pecados e o que aconteceu na sua aflição? 2 Crônicas 33:10-13
3- Que preço Jacó pagou pela primogenitura de Esaú? Gênesis 25:29 a 34
4- De acordo com as palavras de Pedro, até quantas vezes ele deveria perdoar alguém que pecasse contra ele? E segundo Jesus? Mateus 18:21-22

Lucineide Miranda

IBSD  São Paulo-SP

 

 
 

Leia também alguns artigos relacionados:

Levanta-Te! Levanta-Te!
Café Com Deus
“Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. (...
Odiados de todos sereis! Odiados de todos sereis!
Café Com Deus
E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo. (...