"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

Mateus 5:13

 Não se consegue imaginar o preparo de comidas sem o tempero que é essencial em nossas cozinhas, o sal. Ele é responsável por dar sabor aos alimentos, ele muda completamente o sabor dos pratos, também serve como conservante, pois é responsável por retardar a decomposição, desde que seja puro.

A função do sal é dar sabor aos alimentos, de nada serve o sal para si mesmo, ele é um complemento, precisa de outro alimento para ser útil. Quando Jesus fala vós sois o sal da terra, Ele está nos dizendo que temos a missão de “salgar” o mundo, dar sabor e sentido à vida das pessoas, mas para isso temos que ser puras, sem misturas. De nada serve termos o Evangelho somente para nós mesmas e não dividir nosso conhecimento sobre a salvação com as outras pessoas. Igual ao sal, somos úteis se nos deixarmos ser usadas por Deus para “temperar” a vida das pessoas que estão sem sentido.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Devemos nos sentir honradas por sermos chamadas por Jesus de “sal da terra”, isso demonstra como somos valiosos para Ele. Muitas pessoas se consideram como o sal, porém com misturas não têm utilidade nenhuma, pois como Jesus mesmo diz: “será lançado fora para ser pisado pelos homens”.

Jesus também nos chama de “Luz do Mundo”:

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

Mateus 5:14-16

 A luz é algo maravilhoso que nos traz segurança, bem estar e tranquilidade. Através dela podemos nos guiar para irmos aonde desejamos, ela é o oposto da escuridão que, ao contrário da luz, nos causa medo e dúvidas sobre o desconhecido...

Crescemos em uma família muito humilde, sem energia elétrica. Nossas fontes de luz eram vela e lampião. Mais tarde, já éramos um pouco mais modernos, tínhamos lampiões que funcionavam a gás. Somente os pais podiam acender a luz, pois era perigoso para as crianças, dependíamos totalmente deles para não ficarmos na escuridão. Usávamos o mínimo possível por questão de economia, por isso nossos pais acendiam e ficava pouco tempo e já íamos deitar. Essa é a melhor parte, porque mesmo na escuridão passávamos um longo tempo orando, louvando e ouvindo histórias da Bíblia que nossos pais contavam. Esses momentos eram de uma alegria e comunhão indescritível, pois a escuridão não tinha mais espaço para amedrontar ou assustar, pois a presença dvina ocupava todo o espaço e trazia paz e segurança ao coração.

Quando tivemos acesso à energia foi maravilhoso, pois de certa forma nos tornamos independentes, porque já não dependíamos de nossos pais para ter luz. Mas confesso que, infelizmente, a nossa independência também acabou diminuindo os momentos únicos e especiais que tínhamos antes de ter a energia elétrica.

Podemos dizer que nossos pais resplandeceram a luz de Cristo, pois nos mostraram o caminho certo que devíamos seguir, nos dando o suporte para a claridade, mas principalmente nos ensinando sobre o caminho da Salvação. Para a autora deste texto, mesmo depois de adulta, esses momentos nunca saíram da memória, por isso tenta repassá-los ao seu filho, porque, com toda certeza, eles fizeram a diferença em sua vida. Ainda hoje sabe de cor os louvores e corinhos que cantava e ensina isso para seu filho.

Todas nós temos uma missão muito importante, tanto em nossos lares, como em nossos trabalhos e no nosso dia a dia devemos resplandecer a luz de Cristo, para que as pessoas que convivem conosco possam nos ver como guias, que possamos ser inspiração na vida delas. Para isso devemos brilhar na medida certa, não sendo uma luz que ofusca a visão das pessoas. Que através dessa luz as pessoas possam chegar no caminho da Salvação.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...

Não podemos nos envergonhar do Evangelho de Jesus tentando esconder nossa luz, escolhendo para quem vamos falar, a luz é para todos.

Tanto o sal como a luz são de muita importância na vida de todos nós, cada qual com sua função específica, fica difícil viver sem a presença de ambos. Todos nós cristãos não temos como viver de forma feliz sem refletirmos a maravilhosa luz de Cristo e estarmos revestidos do tempero do amor para poder passar isso para todos que estão à nossa volta. Que sejamos cada dia mais dependentes de Deus e que Ele possa nos capacitar cada dia mais. Sejamos mulheres cheias de “luz e sal”, para que por onde quer que passemos, as pessoas possam ver Cristo em nós através de nossas atitudes, clareando a vida de todos à nossa volta e dando sabor e sentido à vida de todos.

Que Deus abençoe cada uma!

 

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1. Estou realmente fazendo a diferença na vida das pessoas à minha volta?

2. Minha luz está realmente clareando e guiando ou sou aquela luz que ofusca a visão das pessoas?

3. Meu tempero é puro, vem de Deus, ou sou aquele sal que contém misturas e por causa disso não serve para temperar?

Leia também alguns artigos relacionados:

Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...
A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...