"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus".

Mateus 5:17-20

 

Amadas irmãs, com esse pequeno trecho das Escrituras, aprendemos grandiosas lições. Vejam, neste 5º capítulo do Evangelho de Mateus, encontramos o Sermão da Montanha que, de forma didática, dividiremos entre o discurso sobre as bem-aventuranças, o ensinamento sobre a diferença que o cristão deve fazer no mundo e sobre o cumprimento da Lei e dos Profetas e outras mais lições.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Atentaremos para o trecho que compreende os versículos 17 a 20, nos quais Cristo enfatiza Sua missão: veio ao mundo para cumprir a Lei e os Profetas. Irmãs, Jesus não veio ao mundo para descumprir, extinguir, alterar ou tornar a Lei um fardo. Pelo contrário, tudo o que o Mestre fez aponta para o fiel cumprimento de toda ela, demonstrando a leveza de alguém que cumpre as leis divinas por amor. No versículo 18, faz um alerta: enquanto existirem céus e terra, a Lei de forma alguma desaparecerá.

Muitas vezes nos perguntamos: por que o ser humano não obedece à Lei de Deus? Por que alguns acham que ela não existe ou não tem mais o seu devido valor?

Nosso Deus, em Sua soberania, aprecia a ordem e forneceu mandamentos à humanidade, a fim de que houvesse disciplina e organização. Mais adiante, quando o povo já estava numeroso, Deus instituiu outras ordenanças. Não é novidade para nós, o quão difícil foi e é para algumas pessoas seguirem as leis divinas. Para essas, não há prazer, somente fardo.

No Salmos 119:16 o escritor revela seu prazer em obedecer às leis de Deus. E todo esse Salmo, o mais longo da Bíblia, demonstra como a Lei do Senhor é perfeita, boa e agradável.

Davi, conhecido como “homem segundo o coração de Deus”, é um exemplo de obediência. Esse homem, por muitas vezes, reconheceu sua humanidade e inerente fraqueza. Porém, movido pelo amor que nutria por Deus, tinha prazer em obedecer ao Senhor.

Em João 14 21, Jesus disse que quem O ama guarda os Seus mandamentos. Portanto, quando amamos a Deus queremos agradá-Lo. Sabendo que os Seus mandamentos são para o nosso bem, por que ainda tantos resistem em não cumpri-los?

Como o pecado nos cega a ponto de não vermos a bondade de Deus para conosco!

Na Live da Escola Sabatina do dia 14 de Agosto de 2021, o pastor Marcos de Oliveira, falou sobre a obediência, e quero compartilhar com as irmãs. Ele disse “(…) A obediência nos torna mais sensatos, nos torna mais prudentes, a obediência a Lei do Senhor que é Santa, Justa e Boa nos livra de tantas situações maléficas, tantas situações que o ser humano não precisa passar (…)”. Quando somos obedientes nos sentimos mais tranquilos porque sabemos que estamos no caminho certo e estamos agradando a Deus.

Que o Nosso Bondoso Deus nos ajude a continuar obedecendo à Sua Lei.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...