"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta. "Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão. Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo". "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno".

Mateus 521-30

 O texto de Mateus 521-30 faz um relato sobre o homicídio e o adultério, temas que atualmente têm crescido desenfreadamente e nos assustados com tantas notícias sem muitas explicações. Homicídio é o ato que consiste em uma pessoa matar a outra,1 e o adultério é a prática da infidelidade conjugal, mas o termo
também é usado no sentido de fraudar, falsificar ou trair.2

A Palavra de Deus diz que todo aquele que tira a vida de alguém está sujeito ao juízo, ou seja, será réu e pagará pelo ato cometido. Mateus 521 relata: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.”

Leia também alguns artigos relacionados:

Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...
As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...

Em Mateus 522 está escrito: “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno”. Esse versículo nos mostra que não só o ato de tirar a vida de alguém seria considerado homicídio, mas o ódio e a ira também, e sabemos que aquele que for considerado assassino não entrará no reino dos céus. Em 1João 3:15, temos: “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.” Jesus nos dá uma grande lição: o homicídio não é só tirar a vida de alguém, mas as ofensas e palavras rudes, que não são agradáveis nem sensíveis, alimentam o
pensamento de homicídio contra o seu próximo.

Mateus 5 23-26 diz: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.” Quantas vezes nós falamos algo que pode ofender e até matar alguém e ainda nos levar a cometer o homicídio? Cristo nos explica que devemos analisar as palavras que iremos dizer com o nosso próximo para sermos cobertos pela Justiça Divina. E ainda nos direciona a nos reconciliarmos, ou seja, fazermos as pazes com o nosso irmão antes de levarmos nossa oferta de gratidão a Deus.

Nos versículos 27 a 30 do capítulo 5 de Mateus vamos observar que eles falam sobre o adultério. Ele inicia falando dos desejos carnais e a cobiça pelo outro e do outro: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.”

Essas palavras nos alertam que devemos viver debaixo da justiça Divina e que não só somos adúlteros quando agimos, mas quando desejamos, quando imaginamos. Isso faz com que cultivemos o mal dentro do nosso coração, até chegarmos a cometê-lo.

Quando a Palavra de Deus relata que devemos arrancar os olhos e as mãos e atirá-los para longe, isso significa dizer que devemos tirar todos os pensamentos, sentimentos e ações que não agradam a Deus.

Outro fato é quando nós julgamos o nosso próximo pela aparência ou quando sentimos ódio e rancor, isso tudo traz a manifestação da vingança, do orgulho, da ambição pela vida do outro e se torna muito perigoso.

Que diante dessas reflexões realizadas, venhamos a ficar atentas para o chamado de Jesus para termos consciência e compromisso com Ele e com o nosso próximo, assim alcançaremos a santificação.

 

Referências

1 - Homicídio. Wikipédia, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Homic%C3%ADdio - Acesso em 29/10/2021.
2 - Adultério. Wikipédia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Adult%C3%A9rio - Acesso em 29/10/2021.

Leia também alguns artigos relacionados:

A despedida de um líder
Comentário da lição
Porque o SENHOR é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos...
Uma herança conquistada pela fé
Comentário da lição
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé...