“Vocês ouviram o que foi dito: “Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo.” Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,
para demonstrarem que são filhos do Pai de vocês, que está nos céus. Porque ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Porque, se vocês amam aqueles que os amam, que recompensa terão? Os publicanos também não fazem o mesmo? E, se saudarem somente os seus irmãos, o que é que estão fazendo de mais? Os gentios também não fazem o mesmo? Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.” (Mateus 5:43-48 )

Ser cristão é ser imitador de Jesus Cristo e seguir os Seus ensinamentos. São d’Ele as palavras que lemos no texto acima.

Amar nossos inimigos. Quem são os nossos inimigos? Podemos dizer que são as pessoas que tornam nossos dias mais difíceis, que são hostis, odiosas que convivemos no trabalho, na vizinhança. Como é difícil conviver com pessoas que espalham ódio com fofocas, provocações e comentários feitos com a única intenção: magoar ou provocar. Mas nosso Jesus nos pede que sejamos Seus imitadores, que sejamos generosos e amorosos com essas pessoas. Não é uma tarefa fácil. Mas “para quê? ”No versículo 45 achamos a resposta: “para que nos tornemos filhos do nosso Pai celestial”. O amor é a forma de demonstrar que somos Filhos! E Deus nos amou primeiro! Em Romanos 5:8-10, Ele mostrou o quanto nos ama: “Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.” Ele nos deixou lições de amor, de que é possível amar até aqueles que nos causam dor.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Em Lucas 23:33-34, em um dos momentos mais difíceis de sua história, Jesus pede ao Pai que os perdoe: “E quando chegaram em um lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram(...) E disse Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” Que grande lição de amor e perdão.

No sermão da montanha, Ele nos ensina três formas de amar os nossos inimigos: “Bendizei aos que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.” (Mateus 5:44)

- Bendizer: procure falar algo de bom sobre esta pessoa, faça um elogio, por exemplo. Algo que a surpreenda positivamente.
- Fazer o bem: ser gentil, pagar o mal com o bem. Ter uma atitude diferente do que é esperado. Isso talvez fará com que a pessoa se sinta constrangida e repense seus atos. ( Rm12:20-21)
- Orar: a melhor maneira de transformar nosso rancor em amor é orando pela pessoa em questão. Quanto mais orarmos, mais nosso
coração será capaz de amar e perdoar.

Nossa atitude poderá fazer com que as pessoas fiquem tocadas e se arrependam. Não é este o propósito dos cristãos? Levar as pessoas a se arrependerem, crerem em Jesus e serem salvas?

Mas não conseguiremos amar pelo nosso esforço somente, mas sim se formos transformados por Cristo e cheios do Espírito Santo, cheios de Cristo. Só assim seremos capazes de transbordar o amor que nos capacita a amar nossos inimigos. Permita que Cristo inunde seu coração deste inexplicável sentimento.

Cornelia Arnolda Johanna ten Boom, conhecida como Corrie ten Boom, foi uma escritora e da resistência holandesa que ajudou a salvar a vida de muitos judeus ao escondê-los dos nazistas durante a II Guerra Mundial. Corrie registrou sua autobiografia no livro O Refúgio Secreto. Ela e sua família tornaram-se ativos na resistência holandesa, escondendo refugiados em sua casa. Dessa forma, eles livraram muitos judeus da morte certa nas mãos da polícia secreta nazista. Em 1944, com a ajuda de um informante holandês, os alemães prenderam toda a família Corrie e os enviaram para a prisão de Scheveningen (onde o pai de Corrie morreu), em seguida para o campo de concentração Vught e, finalmente, para o campo de Ravensbrück, na Alemanha, em setembro de 1944, onde Betsie, a irmã de Corrie, morreu. Corrie foi solta um dia após o Natal de 1944, contando que mais tarde ela soube que sua soltura havia sido um erro burocrático. Em seu livro Tramp for the Lord (1974), ela narra a história de como, após estar ensinando na Alemanha, em 1947, ela se aproximou de um dos mais cruéis guardas de Ravensbrück. Ela estava relutante em perdoá-lo, mas orou para que conseguisse fazê-lo. Ela escreveu:

“Por um longo momento, nós tocamos nossas mãos, o ex-guarda e a ex-prisioneira. Eu jamais havia conhecido o amor de Deus tão intensamente quanto naquela hora.”

Na mesma passagem, ela escreve também que, em sua experiência do pós-guerra com outras vítimas da brutalidade nazista, aqueles mais capazes de perdoar foram os que mais facilmente puderam reconstruir suas vidas. Como deve ter sido doloroso para Corrie lembrar de todos os momentos de tortura e dor que aquele homem causou a ela e a sua família, mas ela orou e pediu ajuda a Deus para que fosse capaz de perdoá-lo. Que grande lição ela nos deixa. Se pedirmos, Deus nos ajudará a, também, superar nossos desafios.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...

“Sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mateus 5:48). Perfeito não significa sem pecado; a palavra indica integridade, maturidade, ser tudo que Deus quer que sejamos. Nesta vida jamais alcançaremos o alvo de perfeição que Deus quer para nós, mas isso é um desafio para que continuemos a servi-Lo cada vez melhor.

Nossa conduta reflete quem Deus é? Convido você a esta reflexão: Como temos vivido? Nosso estilo de vida reflete Jesus? Qual é a nossa diferença em relação ao mundo? Nossas vidas demonstram a verdadeira justiça? E isso envolve mais do que atos certos; significa ter atitudes puras, amorosas e piedosas.

Ame o seu próximo. É a regra que vale para o cristão, é o que nos diferencia: o amor!

Convide Jesus para estar com você, reflita antes de qualquer atitude. Se Jesus estiver fazendo morada verdadeira em nossos corações, seremos capazes de amar e perdoar mesmo os nossos inimigos.

No texto de 1Pedro 4:8 diz: “Acima de tudo, porém, tende Amor Intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidões de pecados.”

O amor tem um poder capaz de apagar as falhas e as imperfeições para que possamos viver em paz uns com os outros. “ ... se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém”! (1 Pedro 4:11).

Que o amor de Jesus transborde em nós, nas nossas palavras e atitudes e que nossa vida mostre a todos o quanto o poder do amor pode nos transformar! E que Deus nos capacite para que possamos levar o doce amor de Jesus Cristo a todas as pessoas com as quais convivemos!

Leia também alguns artigos relacionados:

Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...
A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...