Texto Base: Isaías 60:1-2, 1 Reis 19:1-8, Mateus 5:13-16.

A primeira palavra deste estudo é levanta-te, e você encontrará várias passagens nas quais Deus se recusa a falar com quem está deitado. Deitado nem sempre fisicamente, mas desanimado, entregando os pontos, dizendo que não tem mais condições de lutar essa luta. Mas Deus nos diz: Eu sei a tua angústia, mas a minha palavra é essa: Levanta-te!

O Senhor fala conosco, e Ele quer nos colocar de pé, porque Ele quer e vai falar conosco, e é em pé que devemos estar para receber a Sua Palavra e a Sua benção. Por acaso você já viu pessoas receberem honras, receberem prêmios e troféus quando estão sentadas ou cabisbaixas? Não! E o Senhor é bem claro, levanta-te: porque é de pé que o campeão recebe a medalha!

Leia também alguns artigos relacionados:

Alimentando a Esperança Alimentando a Esperança
Levanta-te e resplandece
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são...
Levanta-Te! Levanta-Te!
Café Com Deus
“Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. (...

Existe algo que ninguém pode fazer por nós, que é se levantar e seguir em frente. Deus faz a parte d’Ele, que é sempre nos apoiar, nos proteger e nos fortificar com a Sua maravilhosa palavra e graça, sempre presentes nas nossas vidas. No entanto, a nossa parte, somos nós quem devemos fazer.

Todos nós em algum momento de nossa vida já tomamos um tombo feio! Algumas vezes caímos porque escorregamos, ou por distração ou por mero acidente. Não há um ser humano sobre a terra que nunca tenha sofrido algum tipo de queda! Se nunca caiu depois de adulto, caiu quando era criança. Algumas quedas podem ser coisa à toa, sem grandes consequências. Mas, a maioria das quedas são dolorosas e podem até ferir ou quebrar alguma parte de nosso corpo. Mas, deixando de lado os tombos físicos, consideremos que as quedas na vida, podem ocorrer em muitas outras áreas: financeira, profissional, sentimental, espiritual, psicológica, de saúde, etc.

Há algum tempo fiquei impressionada ao descobrir que uma girafa, quando nasce, cai de uma altura de aproximadamente 2 metros. Logo após o nascimento, a mamãe começa a empurrar o bebê, a fim de que ele imediatamente se levante, pois caso isso não aconteça, os predadores irão devorá-lo. Não há tempo a perder com os traumas do nascimento e da queda; permanecer muito tempo no chão é morte certa! O nascimento de uma girafa é bastante dramático.

A lição que tiro desta experiência única na natureza é que nenhum trauma ou crise, por pior que seja, deve ser capaz de nos manter no chão. Permanecer prostrado diante de uma crise por muito tempo pode ser muito mais danoso espiritualmente e emocionalmente. Diante de um revés, precisamos tomar a firme decisão de se levantar.

Todas nós passamos por dificuldades, problemas, podemos dizer, pelo vale (Salmos 23:4) Mas os vales são momentos de sofrimento que servem para despertar outras áreas de nossas vidas. Vamos olhar positivamente… Você não sabe o tamanho da sua fé até passar pelo vale…

Quando vamos preparar um chá, pegamos o sachê e não vemos o que tem dentro até jogar a água fervente nele. Daí é que libera o sabor, o aroma, e aí está seu delicioso chazinho. Da mesma maneira é conosco: as lutas vêm e então você diz “eu não sabia que eu era capaz de enfrentar algo assim”. Algo deu errado? O sofrimento veio? Pode chorar, mas se levante! A glória do Senhor nasce em nós, quando nos levantamos! Não desista, não pare, se levante e resplandeça, escreva uma nova história quantas vezes for preciso, mas não desista! Lembre-se: existe uma coisa que ninguém pode fazer por você, que é se levantar e seguir em frente! Vai nessa tua força, mesmo que seja pouca. Deus te garante, você é vencedor (Vence a dor), Amém!

O “levantar-se” não se restringe apenas ao “reerguer-se” ou ao “pôr-se de pé”. Significa também: “dispor-se novamente”; “reanimar-se”; “recobrar o ânimo”…

Elias, depois de ter vivido uma das mais maravilhosas manifestações do poder de Deus, que queimou o altar e calou as bocas dos profetas de Baal, se sentou e desejou a morte por causa de uma ameaça. Mas, o Senhor mandou um anjo com ordem para ele se levantar e comer. Deus mandou fortalecimento para ele. E você pensa que foi um banquete? Não! Foi pão e água, e aquele alimento serviu de força para ele caminhar por 40 dias e 40 noites até Horebe, o monte de Deus.

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

1 Reis 19:4-8

Assim como o Senhor foi ao encontro de Elias para tirá-lo da caverna, hoje Ele quer ouvir a sua voz e te encorajar a prosseguir.

O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.

Salmos 37:23-24

"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

Leia também alguns artigos relacionados:

Estudos Bíblicos Estudos Bíblicos
Estudos Bíblicos
Estudos Bíblicos Baixe o 1º Capítulo da Revista de Estudos Bíblicos do 3º Trimestre de 2012. Veja...
Ano novo! Tempo de recomeçar! Ano novo! Tempo de recomeçar!
Levanta-te e resplandece
Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que...

Mateus 5:13-16

Jesus usa essa metáfora porque seu intuito é nos ensinar algo muito importante.

Chamado de Deus: Vocês são sal, vocês são luz! Vocês estão cheias de sabor para dar a esta terra.

O que é ser sal? É o toque de um “sabor” diferente, é estar temperado pela bondade, pelo amor, caridade, lealdade, serenidade, pela fé. É o sabor, é o sentido para a vida, é também aquilo que serve para curar, como era utilizado a salmoura. Também para preservar, o sal era utilizado para conservar, e da mesma forma quando colocamos os valores de Deus na sociedade, estamos preservando os valores do reino de Deus.

O sal tem a função de permear, misturar. Você põe na comida, e não vê mais o sal. O sal está no meio do alimento, misturou-se. Mas apesar de estar misturado ele mantém suas qualidades, deixa claro que está presente. E da mesma maneira, nós como sal, estamos envolvidos na sociedade, em cada área, setor, e Deus pela sua sabedoria te colocou no lugar onde você está para fazer a diferença nesta terra.

Alerta:

Não perca seu sabor. O inimigo quer tirar a sua alegria, a sua paz, seu foco, te fazer olhar para as circunstâncias e dizer que não tem jeito, e te fazer desanimar. Mas entenda a importância de não perder o sabor. Não deixe que as lutas dessa vida tirar o teu sabor. Quando a tempestade vem, muitas vezes passada meia hora já tem um sol brilhando no céu, já está azulzinho. A vida é assim, a tempestade vem, mas tem um fim. Você não! Você vai viver para sempre na glória do Senhor.

No versículo 14 de Mateus, Jesus está nos dizendo que o mundo está em trevas e quem vai iluminar o mundo somos nós. Quando a luz chega ao ambiente, as trevas vão embora. Sabe por que ainda existem as trevas em alguns lugares? Porque a luz ainda não chegou lá. E o Senhor também nos diz: é inútil eu viver dentro de você, acender uma chama dentro de você e você colocar debaixo de um cesto.

Não se esconda do chamado que Deus colocou na tua mão. Se coloque estrategicamente, ilumine toda casa!

Muitas vezes falamos “se surgir uma oportunidade eu falo, eu anuncio a Tua mensagem Senhor”, mas nós devemos provocar as oportunidades! É batendo que a porta e se abre. Crie oportunidades! Não se pega uma luz e se esconde de baixo da mesa, a luz é para todo mundo ver a glória de Deus. O que Deus te deu, todo mundo tem que ver, o que Deus fez na tua vida, todo mundo precisa saber. É tempo de assumir sua posição de Luz para esse mundo. Assuma essa posição! Eu? Sim é você que Deus está chamando. E o que vai acontecer? Terá tanta luz brilhando em você, que na sua casa inteira vai ter luz, em nome de Jesus. Este é o chamado de Deus para nós.

Sabe irmãs, o que Jesus está dizendo para os discípulos no versículo 16? Sejam luz para glorificar a Deus. Eu chamei vocês para brilharem, eu chamei vocês para brilharem nessa terra. Hoje temos a oportunidade de ser luz. É essa a verdade escrita na palavra de Deus… Você nasceu para brilhar. E em nome de Jesus eu vou brilhar, a minha vida vai brilhar.

A ordem do Senhor através do apóstolo Paulo foi: LEVANTA-TE, DESPERTA (Efésios 5:14).

E está é a ordem de Deus para a sua igreja hoje. É tempo de se levantar e resplandecer a glória Deus. As escuridões do pecado envolvem as nações. O mundo está em trevas. Mas sobre o povo de Deus brilha a luz de Cristo. O mundo precisa ver a luz de Cristo brilhando na Noiva do Cordeiro. As trevas do pecado só serão dissipadas pela luz do Evangelho. É hora de brilhar, Igreja do Senhor. Refletir a luz de Cristo em todo lugar.


Perguntas para reflexão

  1. De que forma o levantar-se é uma resposta de fé?
  2. O que está te impedindo de levantar-se para cumprir o que o Senhor pediu a fazer?
  3. O que significa para nós, em nosso contexto, ser sal da terra? Como damos um sabor diferente?
  4. O que significa para nós, em nosso contexto, ser luz do mundo? Como iluminamos o mundo que nos cerca?
  5. Qual a intensidade da sua luz? Um sol lindo e radiante sem nuvens, ou ofuscada por causa dos problemas do dia a dia?

Leia também alguns artigos relacionados:

O amor é a base do seu trabalho
Levanta-te e resplandece
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus...
Declaração de Missão, Visão e Valores Declaração de Missão, Visão e Valores
Mulheres
A Federação de Mulheres Batista do Sétimo Dia tem por finalidade auxiliar a Diretoria Geral na...