E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.    

Lucas 24:49 

INTRODUÇÃO

A Sagrada Escritura é a forma pela qual Deus revela a Sua vontade. É o Espírito falando na Palavra. E nela encontramos muitas figuras de linguagem: metáforas, símiles, símbolos, tipos, parábolas, alegorias e emblemas. Os símbolos do ESPÍRITO SANTO são arquétipos, que são personagens, tema ou símbolo comum a várias culturas e épocas. Em diversos lugares, o vento representa forças poderosas e invisíveis; a água límpida produz refrigério e sacia nossa sede espiritual ou física; o fogo representa um elemento purificador ou destruidor, relacionado ao juízo final. Tais ilustrações demonstram realidades inalcançáveis, porém é uma tentativa da limitada mente humana de entender, por comparação, a ação do Espírito Santo em nossas vidas. São sete ilustrações sobre o Espírito Santo que estudaremos nesta semana: Água, Pomba; Óleo, Fogo, Vento, Penhor e Selo.

 

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Água

A água é um elemento vital para a vida. Ela é o principal componente dos seres vivos e o corpo humano é formado de 70 % de água. A substância está presente em líquidos orgânicos como o sangue, e sem ela o organismo só funciona por alguns dias. De acordo com especialistas, o ideal é consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia. Jesus se dirige a samaritana junto ao poço de Jacó e declara: “Todo que bebe dessa água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nuca mais terá sede: porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna ” (João 4:13-14). Neste texto, nosso Mestre fala sobre o Espírito Santo. Este é comparado à água viva vinda de uma fonte constante. Ele é a verdadeira fonte de vida, em comparação às fontes deste mundo, simbolizadas pelos poços e as poças estagnadas deste mundo. Enquanto os prazeres desta vida desaparecem e acabam, o Espírito Santo continua sendo uma fonte interior de vida e plena alegria.

A comparação entre o Espírito Santo e a água é muito pertinente. Sem ambos não sobrevivemos, no âmbito orgânico e espiritual, respectivamente. A mesma recomendação de beber água em abundância deve ser a da água do Espírito Santo. Não deixe de buscá-lO diariamente. É Ele quem limpa nossos corações na regeneração e continua nos purificando quando nos aproximamos de nosso Pai Celestial.

 

Pomba

Em João 1:32, encontramos o Espírito Santo em forma de uma pomba. Podemos elencar algumas características desta ave que se comparam ao Consolador: beleza, suavidade, fidelidade e a característica de ela ser facilmente incomodada. Paulo, em Tito, nos exorta a NÃO ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO DE DEUS. (Tito 4:30). Não há possibilidade de complacência do Espírito Santo em aceitar o pecado na vida de um salvo em Cristo. A pomba trouxe de volta uma folha de oliveira como um sinal de esperança para aqueles que estavam na arca. Isso prefigura o Espirito que traz a segurança da salvação para os que estão em Cristo. No batismo de Jesus, a pomba desce e permanece no Salvador. A ação do Espírito Santo na vida e ministério do Mestre é cabal e permanente. Todas as obras dos antigos libertadores e profetas passaram. Mas a obra salvífica de Cristo é plena e eterna. Lloyd Jones afirma:

“De que modo Deus tinha selado o Senhor Jesus vê-se em toda parte nos Evangelhos. Deus O tinha selado por ocasião do Seu batismo, enviando sobre Ele o Espírito Santo em forma de pomba. O Evangelho Segundo João diz-nos que “não lhe dá Deus o Espírito por medida” (3:34). O Espírito foi enviado sobre Ele em toda a Sua plenitude. Embora continuando a ser o Filho de Deus; eterno e igual ao Pai, Ele Se havia limitado a Si próprio, tinha vindo na forma de servo; e para poder realizar a Sua obra como o Salvador. Necessitava do poder do Espírito Santo. Por isso o Espírito Lhe foi dado, não por medida, mas em toda a Sua plenitude. Foi desse modo que Deus pôs nEle o Seu selo.”

 

Óleo

O óleo de oliveira (azeite) foi um artigo de grande importância na Palestina, sendo usado como comida, remédio, iluminação e unção. É um tipo constante do Espírito Santo tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento. Em Êxodo 40:9-11, aprendemos que o tabernáculo e os móveis deveriam ser ungidos com azeite. Como o tabernáculo era uma figura de Cristo, o azeite figurou Cristo sendo ungido pelo Espírito. Os profetas, sacerdotes e reis sendo ungidos prefiguravam a Cristo como nosso profeta, sacerdote e rei. O óleo é frequentemente associado, na Bíblia, a curas (Isaías 1:6; Lucas 10:34; Marcos 6:12-13). O Espírito Santo cura espiritualmente.

Em Êxodo 27:20-21, notamos que o interior do tabernáculo era iluminado pelo uso de óleo de oliveira. Como os pertences eram figuras de Cristo, a interpretação é fácil. Sem a iluminação do Espírito de Deus ninguém poderia ver as glórias do nosso Salvador.

O homem, por sua própria natureza, é incapaz de enxergar a majestade divina em Sua revelação escriturística, pois “..o testemunho que o Espírito Santo dá, é muito mais excelente do que qualquer outra razão”. E nem mesmo os salvos, os filhos de Deus, possuem capacidade para se auto-sustentarem na continuidade do entendimento bíblico. Calvino mostra que o Espírito Santo ilumina o homem para a compreensão da Sua doutrina. “A Sua iluminação pode ser denominada a vista de nossas almas”2. Nesse sentido, cabe-nos clamar ao Senhor, que Ele forneça óleo para a lâmpada que Ele mesmo tem iluminado, pois Ele pode fazer com que a pira permaneça sempre pura, e pode mantê-la constantemente cheia.

 

Fogo

Em Atos dos Apóstolos 2:3 vemos que o fogo era um sinal da presença do Espírito. Vemos no Velho Testamento que o fogo é uma evidência da presença do Senhor (Êx 3:2), da aprovação do Senhor (Levíticos 9:24) e da proteção do Senhor (Êx 13:21). Talvez, todas essas ideias estejam incluídas em Atos dos Apóstolos 2:3. Em Apocalipse 4:5 o Espírito é simbolizado por sete lâmpadas de fogo. O número sete tem confundido algumas pessoas, mas parece referir-se ao perfeito conhecimento dado a Cristo, o ungido de Deus (Isaías 11:1-4; Apocalipse 5:6).

Fogo é símbolo de juízo divino. Quando João diz, “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3:11), há o entendimento de que o termo fogo refere-se à condenação. É um termo que expressa o terrível julgamento de Jesus a todos quantos morressem impenitentes; quando Ele os condenará pelo pecado de rejeitá-lO; e quando Ele aparecer como o “fogo do ourives” e como o “sabão dos lavandeiros” (Malaquias 3:2); quando “o dia do Senhor” vier “ardendo como forno” (Malaquias 4:1); quando Ele “limpar o sangue de Jerusalém”, Seu próprio sangue e o sangue dos Apóstolos e Profetas derramados nela, “do meio dela, com o espírito de justiça e com o espírito de ardor”. No julgamento final, as árvores infrutíferas “serão cortadas e lançadas no fogo” e a “palha será queimada com fogo que nunca se apaga.”

 

Vento

O vento é um tipo especial do Espírito porque a palavra “espírito” também pode ser traduzida como “vento”. Nosso Senhor usa vento como uma ilustração do Espírito (João 3:8). O vento é invisível na sua obra (João 3:8). Cristo assim revelou a insensatez de conectar a regeneração com sinais visíveis como o batismo. O vento não é controlado pelos homens (João 3:8). O Espírito Santo é soberano em Suas operações. Da mesma forma que o vento é poderoso (Atos dos Apóstolos 2:1-2). O Espírito Santo pode quebrar o coração mais duro. Da mesma maneira que o vento seco pode murchar a beleza da natureza, o Espírito Santo pode secar o coração orgulhoso através da Sua obra de convicção (Isaías 40:6-7).

Jesus disse que com o Espírito Santo ocorre como vento: Não sabes de onde vem o Espírito, mas ouves seu sonido. Assim nós tampouco sabemos como o Espírito renova o nosso coração, porém ouvimos sua voz: a própria Palavra de Deus na Bíblia.

 

Penhor

Que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração. A palavra penhor vem do latim “pignus”, por isso se diz credor pignoratício o credor que tem uma coisa empenhada como garantia. Ter todo cuidado para não confundir a palavra “penhor” com “penhora”. Penhor é direito real de garantia; penhor se diz empenhada; penhora é ato do oficial de justiça no processo de execução; penhora se diz penhorada. Temos também a “Prego”, usada popularmente para substituir o vocábulo Penhor.Encontramos na Bíblia Sagrada o apóstolo Paulo fazendo forte citação ao Espírito Santo que nos foi dado como penhor, ou garantia de plena salvação quando Jesus vier arrebatar a Sua Igreja.

Para o nosso entendimento carnal, o apóstolo usou essa ilustração mostrando que o valor da alma humana excede tudo que possamos imaginar. Embora sejamos falhos devido à natureza terrena, o Senhor Jesus na Sua graça superabunda os pecados daqueles que se arrependem e voltam-se para o Reino de Deus. Em consequência do nosso pecado original gerado por Adão e Eva, estávamos separados de Deus. No entanto, Jesus Cristo nos entregou o livre acesso quando foi crucificado e ressurreto ao terceiro dia; além de restituir a comunhão com Deus, entregou o Espírito Santo e riscou uma dívida que havia contra os pecadores.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

 

Selo

Paulo diz: “Tendo crido, vocês foram marcados nele com um selo, o Espírito Santo prometido” (Efésios 1:13). No mundo antigo, um selo era frequentemente aplicado a uma carta, um documento legal, um pedaço de propriedade, ou a uma carga importante com o objetivo de protegê-la, e para servir como uma prova de posse ou autenticidade. Uma carta ou carga selada queria dizer que ela só poderia ser aberta pelo receptor designado, e dependendo da pessoa cujo selo marcava o item, quebrar ilegalmente um selo poderia resultar em graves consequências.

A Escritura ensina que quando cremos no evangelho, Deus nos sela com o Seu Espírito Santo. Fazendo assim, Ele declara oficialmente que somos propriedade d’Ele e que Ele nos protege, e que não devemos pertencer a ninguém mais. E nós fomos também selados para um propósito, e isso pelo selo de Deus. Como Paulo escreve mais tarde na carta: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção” (4:30). Portanto, o selo de Deus sobre nós implica que, por Seu divino poder e autoridade, ele irá nos direcionar a permanecermos firmes na graça de Cristo, e que alcançaremos, por meio de Seu amor, força, orientação e direção, a finalização da nossa redenção.

 

CONCLUSÃO

O estudo das ilustrações do Espírito Santo confirma o amor e cuidado que nosso Deus tem conosco. Ao mesmo tempo, oferece-nos chaves para entender a obra do Espírito Santo em nossas vidas. Compreendemos que os verdadeiros discípulos de Cristo serão ensinados, consolados, remidos, abençoados e selados pela promessa do Consolador.

 

 

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

  1. Além das ilustrações estudadas nesta semana, cite outras que se referem ao Espírito Santo.

R.

 

  1. A Palavra de DEUS é rica em linguagem simbólica. Qual a importância da hermenêutica e da exegese para uma compreensão mais clara dos textos analisados? Para responder essa pergunta, pesquise sobre o que significa hermenêutica e exegese.

R.

 

  1. Faça um resumo sobre cada uma das ilustrações trabalhadas nesta aula.

R.

 

  1. Por que o Espírito Santo é o selo de Deus?

R.

 

1 LLOYD-JONES. David Martyn. Selados com o Espírito Santo. Exposição sobre Efésios 1:13. http://www.monergismo.com/textos/comentarios/ef1-13_lloyd.htm. Acesso. 05/11/2018

2 CALVINO, João. Introdução à religião Cristã. São Paulo. Paracletos. 1995. P.40

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...