E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.    

Mateus 22:16 

  Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?    

Mateus 22:17 

Jesus foi questionado várias vezes em Seu ministério, e Ele sempre teve muita sabedoria em como responder a essas perguntas. Hoje vamos meditar na pergunta se é licito pagar impostos (v.17). Os líderes espirituais do povo queriam de alguma forma encontrar uma falha em Jesus para assim poder envergonhá-lO e manchar a reputação d’Ele. Mas eles não tiveram sucesso, pelo contrário, a resposta de Jesus surpreendeu a todos: “Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus” (v. 21). Jesus deixa claro que nós não apenas temos de servir a Deus com diligência, mas também respeitar as leis das autoridades humanas onde estivermos inseridos. Desde aquela época, o povo não gostava de pagar impostos. Como bons cristãos devemos dar exemplo de como ser bons cidadãos e cumprir com os deveres para com as autoridades e sociedade e assim poder desfrutar das bênçãos tanto espiritual quanto material.

Artigos Relacionados

Reconhecimento da palavra de Deus, quarta-feira
  O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. .   O céu e a terra passarã...
Reconhecimento da palavra de Deus, terça-feira
  Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. .    Toda a Palavra de Deus é pura;...
Reconhecimento da palavra de Deus, segunda-feira
  Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto...
A inerrância bíblica
  As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as...