Banner da lição da escola bíblica vigentePara se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional. Se quisermos permanecer de pé espiritualmente, mesmo sendo bombardeados todos os dias pelo inferno e todos os tipos de tentações, é imprescindível buscar na fonte eterna, que é Cristo Jesus, forças para cada dia de batalha. Cada cidadão do Reino de Jesus deve tomar sua carne, suas vontades e lançar-se de vez, sem olhar as circunstâncias adversas.

Receba os Devocionais

captcha 

10 Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, 11 Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. 12 Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. 13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. 14 Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. 15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. 16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.

Antes de assumirmos a responsabilidade de cuidar das ovelhas que Deus confiou a nós, é preciso que tenhamos maturidade na vida cristã (não neófitos), pois só assim entenderemos a importância das qualificações que nos são exigidas na condução de uma igreja, a fim de ser saudável e coerente com a palavra de nosso Deus. Notamos também, que Paulo deu a Tito, a missão em restabelecer a ordem doutrinária naquele local e isto, requereria alguém com autoridade. Vejamos no “verso 12”, onde define os “cretenses” como: “...mentirosos, bestas ruins e ventres preguiçosos...”. No mundo antigo, Creta era conhecida por sua decadência moral, por isso vemos que o Apóstolo Paulo foi coerente em enviar um jovem pastor, qualificado moral e espiritualmente, para poder colocar em ordem o rebanho que ainda mantinha sua fé em Cristo. Em nossos dias essas qualificações continuam importantes, pois já imaginaram um pastor ou um líder sem elas?

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...