Banner da lição da escola bíblica vigentePara se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional. Se quisermos permanecer de pé espiritualmente, mesmo sendo bombardeados todos os dias pelo inferno e todos os tipos de tentações, é imprescindível buscar na fonte eterna, que é Cristo Jesus, forças para cada dia de batalha. Cada cidadão do Reino de Jesus deve tomar sua carne, suas vontades e lançar-se de vez, sem olhar as circunstâncias adversas.

Receba os Devocionais

captcha 

  E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.    

Gênesis 1:26 

INTRODUÇÃO

   A lição desta semana apresenta a definição da Triunidade de Deus. Nossa crença se baseia fundamentalmente da seguinte maneira: Cremos em um único Deus (Deuteronômio 6:4), que é Criador de tudo e de todos, que é Santo, Soberano, Eterno e que é composto por três pessoas distintas; o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É verdade que não é facilmente absorvida a compreensão de tal doutrina, mas é imprescindível para a firmeza da nossa fé. A partir de agora, você é convidado a mergulhar nessa revelação que só acontece nas Sagradas Escrituras, a Trindade não pode ser esclarecida fora das Escrituras, não pode ser revelada ao homem de outra maneira, visto que essa doutrina trata da natureza de Deus.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

 

A UNICIDADE DE DEUS

   “Shemá! Ouve, ó Israel: Yahweh, o nosso SENHOR, é o único Deus!” (Dt6:4 – BJK). É isso que as Escrituras ensinam, que não há outro Deus além do Nosso Deus. É nisso também que cremos, a Trindade não inexiste quando cremos nisso, pois não é o caso de termos três deuses, mas de um Deus que é composto por três pessoas que são independentes e que possuem existência própria. Os três cooperam unidos para um mesmo propósito, de maneira que, no sentido pleno da palavra, são “um”. O Pai cria, o Filho redime e o Espírito Santo santifica; e, no entanto, em cada uma dessas operações divinas os três estão presentes.57 Compreenda, o Pai sendo criador, tanto o Filho como Espírito Santo são cooperadores da mesma obra (Gênesis 1:26), assim como na obra da redenção, o Pai e o Espírito Santo; o Pai O envia (João 3:16) e o Espírito O gera (Mateus 1:18 e 20). Na obra de santificação e consolação do Espírito Santo, o Pai e o Filho testificam d’Ele (João 14:26). 1. Essa doutrina não pode ser aceita ou concebida pela razão porque é claramente revelada, mesmo antes de tecnicamente ser chamada de “Trindade” ela já se encontrava nas Escrituras. Neste trecho retirado do CREDO DE ATANÁSIO, formulado no século V, traz-nos uma clareza acerca da Trindade, a maneira que devemos tratar o nosso único Deus, como um Deus Triúno sem ofender Sua unicidade (Mateus 28:19). Confira:

   “Adoramos um Deus em trindade, e a trindade em unidade. Não confundimos as pessoas nem separamos a substância. Pois a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo, ainda outra. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma divindade, glória igual e majestade coeterna. O que o Pai é, o Filho e o Espírito Santo também são. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito é incriado. O Pai é imensurável, o Filho é imensurável, o Espírito Santo é imensurável. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E, não obstante, não há três eternos, mas sim um eterno. Da mesma forma, não há três (seres) incriados, nem três seres imensuráveis, mas um incriado e um imensurável. Da mesma forma, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente e o Espírito Santo é onipotente. No entanto, não há três seres onipotentes, mas sim um Onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.

   Podemos perceber ao decorrer das Escrituras que ambos os três estão correlacionados desde a criação (Gênesis 1:1-2; Salmos 102:25; Colossenses 1:16), não só da criação de todas as coisas como especificamente na criação do homem (Gênesis 1:26; 2:7; Jó 33:4;Colossenses 1:16) e também no plano maravilhoso da redenção, porque foi o Espírito quem gerou o Filho (Lucas 1:35), mas ao passo que o Filho chama pelo Pai (João 17:1-8) e sempre faz a vontade do Pai (João 15:10; Lucas 3:21-22) é clara também a participação das três pessoas na Sua morte. Note bem: do Pai (Salmos 22:15; Romanos 8:32), do Filho (João 10:18; Gálatas 2:20) e do Espírito Santo (Hebreus 9:14) e na ressurreição as três pessoas da divindade também atuaram (Atos dos Apóstolos 2:24; João 10:18; 1 Pedro 3:18).

   O relacionamento eterno entre as três pessoas da Divindade é expresso em Suas diferentes funções desempenhadas. Também é possível notar através dos atributos do Eterno (atributos os quais só Deus possui), que os três Se fazem em um único Deus Verdadeiro. Veja o quadro a seguir:

     

Atributos PaiFilhoEspírito Santo
Eternidade Salmos 90:2Colossenses 1:17Hebreus 9:14
OnipresençaJeremias 23:24 Mateus 18:20 Salmos 139:7
OnisciênciaJeremias 17:10Apocalipse 2:23 1 Coríntios 2:10-11
Onipotência1 Pedro 1:52 Coríntios 12:9Romanos 15:19
Santidade1 Pedro 1:16Atos dos Apóstolos 3:14Lucas 12:12
Amor1 João 4:8-16 Efésios 3:19Romanos 15:30
VerdadeJoão 7:28 Apocalipse 3:71 João 5:6

 

 

A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO

   No Antigo Testamento, a Trindade não é apresentada e ensinada de maneira clara e direta, mas em um contexto onde se era prestado culto a vários deuses, esta razão é evidente. É por inúmeras vezes acentuada a Israel a verdade acerca da existência de um único Deus. Mesmo que essa doutrina não esteja de maneira explícita no Antigo Testamento, toda vez que um judeu pronunciava o Nome de Deus – ELOHIM, ele a estava declarando. A palavra elohim é o primeiro nome de Deus que aparece nas Escrituras (Gênesis 1:1) e é usado com referência a Deus mais do que quase qualquer outro nome nas Escrituras (2.570 vezes).

   O fato de que elohim é uma palavra no plural é muito importante e tem duas possíveis interpretações: Primeiro, todas as línguas semíticas usam o plural para comunicar que algo é excepcional ou singular. Um pequeno corpo de água seria chamado de “água”, enquanto um imenso corpo de água seria chamado de “águas”. A palavra plural Elohim é usado com relação a Deus, não porque haja mais de um Deus, mas porque Ele é um Deus grande e incomparável, o único Deus verdadeiro sobre todos os deuses. Segundo, a palavra plural elohim pode eventualmente indicar a pluralidade de pessoas no seio da Trindade.

   A verdade é que no Antigo Testamento há uma forte ênfase na existência de um Deus que é Único, por que isso ocorria? Porque a cultura religiosa no Antigo Testamento abraçava fortemente o Politeísmo (adoração a vários deuses). A Lei de Moisés ensinava de modo categórico isso; “Shemá! Ouve, ó Israel: Yahweh, o nosso SENHOR, é o único Deus!” (Dt6:4 – BJK), essa era a ideia central. Você pode conferir também em outras passagens bíblicas (Isaías 43:10; 44:6; 45:22; 42:8). Mesmo sendo clara a Unicidade de Deus, o Antigo Testamento apresenta indícios da Trindade, como acima foi feita a referência acerca de ELOHIM, confira as citações bíblicas (Gênesis 1:1; 1:26; 3:22; 11:7; Isaías 6:8) em todas essas referências percebemos a pluralidade de pessoas em Deus. 2. Em Isaías 9:6, o Messias é apresentado com características divinas, “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Mas aqui não se refere ao Deus Pai, porque o texto bíblico declara que está se referindo a um “menino” que será nascido entre o povo de Deus. O profeta Miquéias também apresenta o Messias como Eterno: “Mas tu, Belém Efrata, embora sejais pequena entre os milhares de Judá, de ti sairá aquele que é governador em Israel, e cujas saídas tem sido desde os tempos antigos, desde a eternidade. ” (Miquéias 5:2 BKJ). Outros textos no Antigo Testamento revela a eternidade do Messias; como em Salmos 45:6-7 se confirma em Hebreus 1:8-9; e como Salmos 110:1 em Mateus 22:44.

   Em Hebreus 1:6-8; Apocalipse 5:13-14, a ordem é explícita. Deus deixou perfeitamente claro que o Seu Filho, o Messias, tem todo o direito de ser adorado. Isso, por sua vez, significa que Cristo é Deus. Se não fosse uma realidade, então a única alternativa que nos restaria seria acreditar que o Deus que nos adverte a não reverenciar ao homem, estava contradizendo-Se ao ordenar-nos tal coisa. Naturalmente, Deus não estava Se contradizendo. Ao contrário, estava frisando esse ponto uma vez mais: o Messias é Deus.62 E não se trata somente do Messias, mas também da pessoa do Espírito Santo, e é copiosa a menção acerca d’Ele no Antigo Testamento, confira as referências a seguir: (Gênesis 1:2; Isaías 11:2-3; 48:16; 61:1; 63:10).

   Voltando ao texto bíblico de Deuteronômio: “Shemá! Ouve, ó Israel: Yahweh, o nosso SENHOR, é o único Deus!” (Dt6:4 – BJK), podemos notar: O incrível é que a Shema é uma das mais poderosas declarações em favor da tri-unidade de Deus que se pode encontrar na Bíblia inteira. A própria palavra que alegadamente argumenta contra o ensino da triunidade de Deus realmente afirma que em Deus há pluralidade, pois, a última palavra hebraica da Shema é echad, um substantivo coletivo, em outras palavras, um substantivo que demonstra unidade, ao mesmo tempo que se trata de uma unidade que contém várias entidades.63 Podemos tomar alguns textos bíblicos como exemplo e referência acerca da palavra hebraica echad , note: Em Gênesis 2:24 a palavra que traduz por ’uma só carne” é a palavra echad; em Números 13:23 “um cacho”, também é echad; em Esdras 2:64 “toda essa congregação”; em Jeremias 32:38-39 “um só coração” e “um só caminho”; em Êxodo 24:3 “uma voz”. Portanto é um termo, digamos, esclarecedor, que se refere a um Deus Único, mas que constitui em Si mesmo uma diversidade de pessoas.

 

A TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO

   Diferentemente do Antigo Testamento, no Novo Testamento a Trindade é claramente revelada. Existem quatro verdades estabelecidas no Novo Testamento que nos levama concluir essa doutrina: A Divindade, a personalidade, a distinção e a unidade deles. Vejamos:

• Personalidade: O Pai é um ser pessoal, por Seu relacionamento com o homem e com Jesus, é dotado de capacidades que o tornam uma pessoa, Ele pensa, sente, quer, tem moralidade e determinação. O Filho não deixa traços de dúvidas quanto a Sua personificação, “...se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14). Possuía como qualquer um de nós características pessoais. O Espírito Santo também é uma pessoa, porque consola (João 16:7), ensina (Lucas 12:12), guia (João 16:13), convence (João 16:8) e pode ser entristecido (Efésios 4:30).

• Distinção: o Filho roga ao Pai que envie o Espírito Santo (João 14:16-17)65. Outro momento comprobatório da existência dessa distinção é o momento do batismo de Jesus, que Ele está nas águas do Jordão, a voz do Pai é ouvida dos céus e o Espírito Santo aparece em forma de pomba (Mateus 3:16-17).

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

• Unidade: “há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, por todos e em todos” (Efésios 4:6).

   Essas são verdades que foram claramente reveladas no Novo Testamento e que formam o fundamento da nossa fé na existência da Trindade. O apóstolo Paulo, sempre fi el à Lei e fariseu por excelência, sempre anunciou que jamais divulgaria ou espalharia outros ensinos que não fossem o que constava na Lei e nos Profetas. Era sua constante declaração que seu Deus era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Ainda assim, pregava acerca da Divindade de Cristo (Filipenses 2:6-8; 1 Timóteo 3:16) e a personalidade do Espírito Santo (Efésios 4:30), e incluiu as três pessoas na bênção apostólica (2 Coríntios 13:14).

   Mesmo no Novo Testamento, os primeiros cristãos mantinham a fé no ensinamento mais antigo e determinante, a unidade de Deus. Sempre testificaram crer em um único Deus, sobre todos, mas Deuteronômio 6:4, NÃO nega a existência da Trindade, antes, muito pelo contrário, porque nessa doutrina o ponto fundamental é de que há um só Deus. É importante ressaltar que as escrituras são interpretadas por elas mesmas, e nelas o Pai é Deus (1 Pedro 1:2), o Filho é Deus (João 20:28) e o Espírito Santo é Deus (Atos dos Apóstolos 5:3-4). Quando é citado em Mateus 28:19, “...Em nome...” , o termo nome no grego é singular, o que indica a citação a respeito de um único Deus, composto por três pessoas, ou seja, mais uma prova da verdade na doutrina da Trindade. 

 

CONCLUSÃO

   Ao longo desse estudo, foi manifesta por várias vezes a nossa fé e o entendimento de que a Bíblia explica a Bíblia. Pode-se averiguar ao longo do Antigo Testamento a existência de um Deus único e ao mesmo tempo plural. Relembrando o termo em hebraico no trecho bíblico de Deuteronômio 6:4; echad, declara sua unidade em sua diversidade. Mesmo a doutrina da Trindade não sendo apresentada no Antigo Testamento de forma tão clara e explícita como no Novo Testamento, com este estudo foi possível encontrá-la por toda a Sagrada Escritura. Glória Deus por Se permitir ser compreendido em Sua essência e natureza Divinas. Como corretamente Thiessem afirma “a doutrina cristã da Trindade não é, na realidade, um fruto da especulação, mas da revelação”.

 

QUESTÕES PARA ESTUDO EM CLASSE

1. O que é Trindade? É bíblico?

R.

2. Segundo a lição estudada, por que o texto de Deuteronômio 6:4, não nega a doutrina da Trindade?

R.

3. Com base no que você aprendeu na lição, quais as quatro verdades que atestam a doutrina da Trindade no Novo Testamento?

R.

4. Que momento, na sua opinião, é mais esclarecedor nas Escrituras acerca da afirmação da doutrina da Trindade?

R.

5. Você concorda que o esclarecimento a respeito desse assunto só pode vir por revelação? Ou seja, você acredita na afirmação que é entendido pela fé a doutrina da Trindade?

R.

 

 

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...