Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.    

Romanos 15:4 

INTRODUÇÃO

   Manual significa um guia de instruções que serve para o uso de um dispositivo, para correção de problemas ou para o estabelecimento de procedimentos de trabalho. No verso de Romanos, há a afirmação de que a Palavra foi escrita para nosso ensino, nossa instrução. E é verdade, a Bíblia é um manual de orientações para que corrijamos os nossos passos diante de Deus a fim de que sejamos íntegros, retos saudáveis, tanto fisicamente quanto emocional e espiritualmente. Pois ela nos alerta sobre a volta de Jesus, e para que tenhamos a esperança necessária.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

   Se atentarmos para vários provérbios que correm na boca do ser humano ao redor do mundo, veremos que muitos deles são provenientes da Palavra de Deus. O Senhor sempre se preocupou em orientar o homem para que ele, fora do Jardim do Éden, pudesse ter uma vida digna, íntegra e compatível com a maior e mais importante criação de Deus, posto que foi criado pelas próprias mãos do Senhor e à Sua imagem e semelhança. Essas orientações nos são dadas desde aquele momento. Porém o amor e a preocupação do Pai é tão grande que Ele imprimiu não só na mente, no coração do homem, mas também proporcionou ao homem ter a Sua Palavra em mãos através da escrita.

   Veremos nesta lição alguns conceitos relacionados à Palavra do Senhor, veremos que toda ela, Antigo e Novo Testamento, é um manual para corrigir as nossas falhas, que humanamente são muitas, e nos dar padronização espiritual diante de todas situações pelas quais passamos, com toda sabedoria celestial com a finalidade de uma vida melhor e nos preparar para o retorno ao reino celestial. Por isso a necessidade de lermos a Bíblia constantemente, diariamente, para que vivamos uma vida de paz e relacionamento firme e saudável com o Senhor.

  

                                                                     

 

. O CONCEITO DE BÍBLIA

   “BÍBLIA A coleção dos livros do AT feita pelos judeus, e dos Evangelhos, Atos, Epístolas e o livro de Apocalipse feita pela igreja cristã primitiva, a qual a igreja reconhece como o registro divinamente inspirado da revelação do próprio Deus, e de sua vontade para a humanidade” . De acordo com esta afirmação do dicionário Wycliff e, um dos mais renomados em relação à apresentação da Bíblia, “ela é uma coleção de livros, os quais revelam Deus e a Sua vontade para o homem, divinamente inspirada, reconhecida pela igreja”. Embora seja uma coleção de livros, possui uma linha mestra em todos eles, conferindo a ela uma unicidade em torno de uma personagem central, que é Jesus, o Cristo.

   Como se chegou a essa conclusão de que os 66 livros que compõem a Bíblia são a Palavra de Deus? A essa pergunta deixaremos para o escritor da lição de número 9 que nos apresentará como concluíram que estes livros confirmam ser a revelação e a vontade de Deus para os homens. Vamos nos ater agora sobre as formas nominais dadas à Palavra de Deus. Uma das denominações para a Palavra é “Escrituras”, dada pelo próprio filho de Deus no livro de Mateus, capítulo 21, verso 42a “Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:”. Como podemos entender esta passagem? A palavra Escrituras aqui se refere a tudo o que foi escrito até então. Jesus não especifica algum livro, mas aponta para todo escrito que o Seu povo tem em mãos!

   Ainda encontramos a mesma nomenclatura em Lucas: “E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?” (Lucas 24:32). E de acordo com a linha mestra que norteia a Bíblia, já comentado anteriormente, o Senhor discorre sobre a Palavra, começando em Moisés, mostrando que as Escrituras fala sobre Ele (Lucas 24:27), percebemos que tudo que já havia sido escrito era a Palavra de Deus, e não alguns livros da Bíblia. Jesus também comenta sobre as Escrituras no livro de João: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;” (João 5:39).

   Em outras passagens, estas mesmas Escrituras são chamadas de “as sagradas letras”. Paulo, aconselhando seu discípulo Timóteo, na segunda carta a este, capítulo 3, verso 15, diz que desde a infância Timóteo sabia delas, pois as sagradas letras tornam sábio para a salvação pela fé todo aquele que crer no Filho de Deus. E na continuação diz o apóstolo “Toda a Escritura é inspirada por Deus...”(v. 16a), reforçando a ideia de que as Escrituras são todos os livros já escritos! “Vários outros termos descritivos do cânon do AT são encontrados no NT, tais como “a Lei” (Mateus 5:18; Lucas 16:17; João 12:34); “Moisés e os Profetas” (Lucas 16:29; 24,27); “a Lei e os Profetas” (Mateus 22:40; Lucas 16:16); ou possivelmente de forma ainda mais completa, “na lei de Moisés, nos profetas e nos salmos” (Lucas 24:44)”.

   Podemos observar que no Novo Testamento todas as referências ao Antigo Testamento, aos seus escritos, são usadas as expressões “Escrituras”, “sagradas letras”, “Lei e os profetas”. Por que isso? Porque até aqui o Novo Testamento estava sendo escrito e não havia até então a expressão “bíblia”. Esta palavra foi utilizada bem depois, como explica Wycliff e: 

   O grego biblion proveniente de biblos, significa qualquer tipo de documento escrito, embora originalmente escrito em papiro (biblos). A palavra “Biblia” vem do latim biblia, feminino singular, significando “livro”. O singular em latim testemunha que os 66 livros - 39 no AT e 27 no NT — revelam uma unidade de pensamento e uma pureza que, juntos, formam um único livro. O primeiro uso na igreja primitiva do termo ta biblia, “os livros”, para a Bíblia no sentido acima, registra-se ter sido encontrado em II Clemente XIV.2 (em aprox. 150 d.C.).

   O conceito de Bíblia é o conjunto dos livros do Antigo e do Novo Testamento criteriosamente estudados e confirmados como sendo a expressão da Palavra de Deus e da Sua vontade para a Humanidade. Durante as lições deste trimestre, vamos ver o quanto a Bíblia é essencial para o homem não só para um relacionamento pleno com Deus, mas também para se ter um relacionamento harmonioso com o próximo, e também para se ter uma vida sábia na terra. Por isso podemos considerá-la um “manual” dado pelo Fabricante a fim de que se conserve a vida dentro dos padrões divinos, como está escrito em João 5:24, uma vida eterna! “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”.

   Podemos entender o porquê da Bíblia ter tanta importância para nós, seres humanos, pois ela trata de todos os assuntos relativos a nossa vida, vida espiritual, social, financeira, moral, conjugal, pessoal, etc. vida com Deus e vida com o próximo. Não é por acaso que ela é o livro mais lido no mundo, de acordo com uma das maiores editoras brasileiras, “O livro mais lido e vendido em todo o mundo é a Bíblia Sagrada. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar do ranking há mais de 50 anos. Estima-se que mais de 3,9 bilhões de exemplares tenham sido vendido no mundo. O mais impressionante é que cada país possui uma Sociedade Bíblica, que garante que a tradução seja realizada com a verossimilhança necessária”.4 Apenas uma curiosidade, o segundo livro mais lido e vendido no mundo é Harry Potter, alcançando 140 milhões de leitores, em 40 idiomas.

 

AS ESCRITURAS

   “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29). Se fizermos um “rewind”, ou seja, voltar a fita da nossa memória, vamos nos lembrar de que já erramos muito por desconhecer os conselhos, as orientações, os ensinamentos bíblicos aplicados a nossas vidas. Há um hábito arraigado, principalmente nos brasileiros, de usarem aparelhos eletroeletrônicos novos sem a devida observação do manual que acompanha esses aparelhos. Comumente, o seu uso sem a devida leitura do manual pode causar defeitos ou até mesmo danos irreparáveis aos aparelhos novos, que pelo mau manuseio pode não ter a sua garantia garantida!

   Quando lemos no Segundo livro de Samuel, capítulo 22, versículo 31, que “O caminho de Deus é perfeito; e a palavra do SENHOR sem impureza; ele é o escudo de todos os que nele confiam” (THOMPSON), podemos deduzir que: primeiro, conhecendo as Escrituras, saberemos que andar no caminho do Senhor não encontraremos “buracos”, nem solo irregular, ou outra coisa que nos faça tropeçar, visto que Seu caminho é perfeito; segundo, tudo que aprendermos será puro, sem dolo, sem mácula, sem mancha, sem más intenções, sem defeitos, como diz o salmista: “As palavras do SENHOR são palavras puras como prata refi nada em forno de barro e purificada sete vezes” (Salmos 12:6).

   Por ser pura a Palavra de Deus é que podemos confiar plenamente e segui-la sem reservas, o Pai pensou em todos os nossos possíveis “defeitos” causados pela nossa ignorância, pela nossa falta de sabedoria, e nos deu um livro para que lêssemos e agíssemos de acordo com as instruções nele escritas. “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra” (Salmos 119:9), ou seja, a leitura e compreensão da Palavra de Deus vai nos purificando de todos os males, vai nos libertando de todas as amarras, vai nos conduzindo no caminho perfeito de Deus.

 

A PALAVRA DE DEUS

   Já ouvimos falar sobre a palavra dada que atualmente vem vinculada à pessoa que a deu. Houve um tempo que a palavra dada era questão de honra, de dignidade, de compromisso. As pessoas, ao darem a sua palavra, honrava-a mesmo em detrimento de si mesmas. Hoje consideramos primeiro quem foi que deu a sua palavra, dependendo da pessoa, confiamos, ou não. Isso porque o homem é mutável, é instável, é imperfeito. Mas Deus, não. Sabemos pela Sua própria Palavra que Ele é imutável, é fiel. Olhando para o cenário bíblico, vemos no início uma comunhão, um erro e uma separação. Então há um chamamento para o retorno à comunhão, orientações para este retorno e um amor sem fi m, nunca desistindo do caído.

   Assim a Palavra de Deus se desenrola na história humana mantendo a unidade de pensamento divino, mostrando a vontade do Senhor, a paciência do Senhor e a persistência do Senhor. Esta Palavra ecoa no tempo e chega a todos os cantos da terra e quer alcançar a todos. Segundo Wycliff e “A “palavra” é o meio característico pelo qual Deus torna sua vontade conhecida ao homem. A forma pode variar. Ela pode ser falada através dos profetas, escrita na lei e outras Escrituras, ou vivida na pessoa de Jesus Cristo. Ela também é o meio pelo qual Deus realiza seus propósitos providenciais no mundo”5 . Porém ao longo da história não observamos variação, mudança de planos em relação ao homem, o manual do “Fabricante” continua sendo o mesmo, pode-se mudar a capa, mas o conteúdo permanece intacto e verdadeiro.

   Podemos perceber que esta Palavra é dinâmica, haja vista que já em Gênesis o Senhor pratica a palavra: “Haja luz..., haja firmamento..., haja luzeiros...” e diz as Escrituras que tudo ia acontecendo de acordo com a palavra de Deus! Vemos hoje um universo criado, porém em constante movimento, dinâmico e atuante. A Palavra é viva,

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

Não só a “palavra de Deus” era dada em visões a seus profetas, mas ela também acompanhava seus atos, para que esses atos não fossem incompreensíveis, e para que aqueles que as testemunhassem tivessem uma explicação autorizada. A Palavra de Deus esta, portanto, ligada às suas atividades na história. O propósito desta revelação é fazer conhecida sua vontade no que diz respeito à conduta do homem neste mundo. É digno de nota que o conteúdo da revelação não diz respeito geralmente ao etéreo, mas ao prático. Não é inesperado, portanto, que Deuteronômio 18:18,19 exija obediência à palavra profética, e que o conteúdo da “palavra” esteja caracteristicamente no modo imperativo .

   O que Deus fala se cumpre. Suas palavras são verdadeiros trilhos para que o homem os percorra, e o Senhor ainda diz com que velocidade temos que nos locomover! “Bendito seja o Senhor que cumpriu sua promessa e deu descanso ao seu povo Israel; nem uma só palavra falhou de todas as maravilhosas promessas anunciadas por meio do seu servo Moisés (1 Reis 8:56). Muitas vezes nos pegamos dizendo que Deus não ouviu nossas orações, ou mesmo que o Senhor está demorando em respondê-las. Ledo engano nosso! O Senhor é dono do tempo e dos acontecimentos, do espaço. Não há imperfeição em Suas ações, “Mas eu, o Senhor, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá, não será retardada. Pois em vossos dias, ó casa rebelde, falarei uma palavra e a cumprirei, diz o Senhor Deus” (Ezequiel 12:25 Thompson).

 

APLICAÇÃO

   Assim como nós devemos observar as instruções contidas nos manuais que acompanham os produtos que adquirimos (carros, fogões, televisores, celulares, etc), muito mais devemos ler e seguir à risca o manual que nos orienta para termos uma vida saudável, física e espiritualmente. Então lembremo-nos disto:

• A Palavra do Senhor é fiel e verdadeira, tudo que nela se encontra foi posto para que nos orientássemos, aprendendo a não errar ao observar o erro daqueles que erraram desobedecendo no passado; • As Escrituras, num primeiro momento, eram formadas pelos livros que compõem o Antigo Testamento. Este termo é citado no Novo Testamento como Palavra de Deus. Hoje consideramos tudo o que foi compilado como cânon bíblico, que consta de 66 livros, também denominada de Bíblia Sagrada;

• A Bíblia é a Palavra de Deus, foi inspirada pelo Espírito Santo; apesar de ter falas humanas, angelicais e demoníacas, toda e qualquer informação nela contida foi autorizada e inspirada para que ali estivesse no intuito de instruir, de orientar, de aperfeiçoar o homem. Ao dizer que a Bíblia contém a Palavra de Deus, negamos todos os estudos feitos e analisados pelas autoridades que compuseram o cânon bíblico (que será estudado em lição posterior). Assim como todo manual do fabricante é de responsabilidade somente do fabricante e contém somente informações fornecidas pelo fabricante, assim as Escrituras Sagradas possuem apenas um responsável por tudo que ali está escrito, Deus, o Criador de todas as coisas.

 

CONCLUSÃO

   Há no mundo uma vasta literatura humana, umas boas, outras nem tanto. Há muitas que orientam o homem em vários segmentos da vida humana. Porém nenhuma que o oriente, com propriedade, para uma vida depois desta. A Bíblia encerra nela toda a sabedoria divina que é a única capaz de transformar o interior do ser humano, trazendo-o de novo a uma vida perdida no Éden. Seguir as orientações bíblicas requer humildade e entrega, leitura e espera. A Bíblia não deve ser lida com olhos meramente humanos, precisa de ajuda dos altos céus para se alcançar a compreensão da dimensão do poder e do amor de Deus. Para isso devemos ler sempre a Palavra e sob a orientação do Espírito, para que possamos usufruir o máximo possível da sua sabedoria, do seu poder e do seu amor.

 

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

 

1. A Bíblia é o livro mais questionado do mundo, embora seja o mais lido também. Comente sobre essa questão deste livro ser o mais manuseado em toda a terra.

R.

2. Qual a diferença entre Escrituras e Bíblia?

R.

3. Por que podemos considerar a Bíblia como um manual de vivência para o homem?

R.

4. Você já viu na mesma bula de um remédio ter orientações de dois laboratórios farmacêuticos ao mesmo tempo? Ou o manual do automóvel vir com informações de duas indústrias automobilísticas distintas? Tenho certeza de que não. Da mesma forma a Bíblia, toda ela é Palavra do Senhor, tendo somente uma fonte. Como explicar tal fenômeno se sua escrita se deu entre 1.600 anos e por vários escritores?

R.

5. Nós podemos confiar piamente nas sagradas escrituras. Por quê?

R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...