Banner da lição da escola bíblica vigentePara se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional. Se quisermos permanecer de pé espiritualmente, mesmo sendo bombardeados todos os dias pelo inferno e todos os tipos de tentações, é imprescindível buscar na fonte eterna, que é Cristo Jesus, forças para cada dia de batalha. Cada cidadão do Reino de Jesus deve tomar sua carne, suas vontades e lançar-se de vez, sem olhar as circunstâncias adversas.

Receba os Devocionais

captcha 

  E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.    

Gênesis 2:15 

INTRODUÇÃO

   Nos dias atuais, muito se discute acerca do legado ameaçador que as gerações seguintes receberão por nosso desenfreado e compulsivo consumismo alienado que produz graves problemas ambientais. Apesar da ideologização do tema e independente da comprovação ou não do aquecimento global, o meio que nos cerca diretamente - as nossas cidades - apresentam uma degradação evidente do ambiente: rios poluídos, altos volumes de lixo produzidos “per capita”, impermeabilização excessiva dos solos, entre outros fatores que afetam nossas vidas cotidianas. Esses temas nos chocam, pois se relacionam com a sobrevivência humana num planeta em que vidas se aglomeram cada vez mais em centros urbanos construídos caoticamente e reservas ambientais que estão sendo exauridas rapidamente. Para compreender a relação entre o cristão e o ambiente, faz-se necessário conhecer e relacionar dois conceitos: a) cosmovisão; b) ecologia.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

 

A. COSMOVISÃO

   De acordo com Felipe Costa Santos (COSMOVISÃO - O contexto do conceito no pensamento teológico, 2019), cosmovisão é uma maneira peculiar de entender nossa relação com Deus, com o próximo e com o mundo. Todas as pessoas veem o mundo por meio de “lentes”; Essas “lentes” são o que denominamos cosmovisão. Vamos exemplificar.

Observe a imagem:  

   

Esta foto retrata o atentado às Torres Gêmeas em Nova Iorque no ano de 2001. Do lado esquerdo temos o ex-presidente George W. Bush e do lado direito o saudita Osama Bin Laden. Este fato trouxe as mesmas reações para ambos? Para o norte-americano gerou desespero, angústia, tristeza. Para o líder do “Al Quaeda” o atentado produziu alegria, entusiasmo. Para Bush, este fato caracteriza um ato terrorista. Para Bin Laden esse acontecimento foi heroico, um ato de obediência a “Alá” (denominação de Deus, em árabe). Em resumo, cada líder representado nesta fi gura irá interpretar o mesmo fato a partir de suas crenças, valores e conceitos do mundo que vivemos.

 

B. ECOLOGIA

   É estudo das interações dos seres vivos entre si e com o ambiente que vivem.

 

C. PORTANTO...

   (COSMOVISÃO + ECOLOGIA) = A somatória desses dois conceitos acima se relaciona com aquilo que acreditamos acerca de nós mesmos, de Deus e do mundo onde vivemos e que determinará nossas decisões quanto ao nosso planeta.

 

1.CRISTIANISMO E A COSMOVISÃO ENTRE CIÊNCIA E PROGRESSO

   Ao longo dos séculos, o cristianismo tem contribuído para a interação entre ciência e progresso. Estudiosos tem reconhecido a necessidade de uma base religiosa na área de ecologia. “A ecologia humana é profundamente condicionada pelas crenças sobre nossa natureza e nosso destino – isto é, pela religião”.

   Em oposição a esse pensamento, é fato que os grandes poluidores do planeta nasceram sob a égide do Cristianismo. Essa constatação não invalida os ensinamentos bíblicos sobre o cuidado com a natureza. Isso nos mostra que, infelizmente, os interesses econômicos suplantaram os referenciais cristãos acerca da mentalidade ecológica bíblica.

   Assim, faz-se necessário revisitar os principais conceitos bíblicos acerca do tema que possam servir de base para a formação de uma mentalidade ecológica cristã.

 

1.1 O MUNDO FOI CRIADO POR DEUS

   “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). O planeta em que vivemos é obra das mãos divinas. É claro que nosso Pai é o soberano Senhor da criação, como afirmou o rei Davi: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmos 24:1). Assim, por extensão, o planeta terra merece ser preservado, como lar que Deus preparou para nós e os demais seres vivos.

 

1.2 O MUNDO FOI CRIADO BOM

   No final de cada dia de criação o autor do livro de Gênesis afirmava: “E viu Deus tudo quanto fi zera, e eis que era muito bom”. Durante muito tempo acreditava-se que a matéria é má e desorganizada. Havia uma perspectiva negativa do mundo físico. Quando o texto diz “MUITO BOM”, compreendemos que este planeta foi criado perfeito e adequado a todas as necessidades humanas.

 

1.3 O SER HUMANO É MORDOMO DA CRIAÇÃO

   “Tomou o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para cultivar e o guardar” (Gênesis 2:15). Fomos designados “gerentes” desse mundo tendo alguns mandados: cuidar da criação, de onde tiraria seu sustento, protegê-la e preservá-la, conhecê-la, estudá-la, para assim conhecer melhor a si mesmo e a Deus. Assim o ser humano é mordomo de Deus. Não somos soberanos senhores, donos e déspotas deste planeta, mas responsáveis diante de Deus, pelo emprego sustentável dos recursos naturais.

 

2. O PECADO AFETOU NOSSA RELAÇÃO COM O PLANETA

   De acordo com a Bíblia, quando o ser humano colocado no jardim se revoltou contra o Criador, precipitou no caos a si mesmo e a criação pela qual era responsável. “Maldita é a terra por tua causa” (Gênesis 3:17), foi a sentença do Criador ao ser humano, agora sujeito à morte, a retornar ao pó de onde fora tirado. Tensões se estabeleceram entre Deus e o ser humano, entre o ser humano e seus semelhantes, e entre o ser humano e a natureza. A crise que vivemos hoje se deve a estas tensões:

 

2.1 SEPARADO ESPIRITUALMENTE:

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

   Nós, seres humanos, perdemos a referência da relação criatura-Criador. Isso afetou a forma de vermos o mundo ao nosso redor, que ora degrada, ora cultua e teme como um próprio Deus.

 

2.2 TENSÃO EMOCIONAL COM O SEMELHANTE:

   O egoísmo humano gera a exploração desenfreada dos recursos naturais, sem levar em conta que as gerações futuras (seus próprios fi lhos) serão afetadas pelos problemas ambientais.

 

2.3 TENSÃO COM A NATUREZA:

   Esta é agredida, explorada, exaurida em nome do poder, do lucro, do suposto progresso e do nosso consumismo alienado.

 

3. PERSPECTIVAS POPULARES SOBRE A NATUREZA

   A ausência de uma cosmovisão cristã sobre o assunto direciona pelo menos três perspectivas acerca da preservação do planeta.

 

3.1 VISÃO MÍSTICA

   O ser humano é entendido como servo da natureza, com a obrigação de preservá-la, pois ela é sagrada e como o ser humano devesse manter uma atitude de adoração para com ela. Essa visão impede o uso inteligente e racional dos recursos naturais, a busca de soluções para os graves problemas humanos e o desenvolvimento do ser humano em geral.

 

3.2 VISÃO SENTIMENTALISTA

   Nesta perspectiva percebemos um ideal rural, ou seja, apenas a vida no campo é correta e, em oposição, a vida urbana é demonizada. Essa visão, à semelhança da anterior, impede que o ser humano explore com sabedoria e responsabilidade os enormes recursos naturais à sua disposição e que podem promover seu progresso e bemestar, e isso sem a depredação da natureza.

 

CONCLUSÃO

   A partir da cosmovisão bíblica, compreendemos que os problemas ambientais têm sua origem na moralidade e espiritualidade humana. Assim, a solução passa pela transformação interior das pessoas a partir da mudança de mentalidade com relação a Deus, ao próximo e à natureza, tendo como sustentação e direcionamento as Sagradas Escrituras. Em resumo, é esse o chamado do Evangelho. 

 

QUESTÕES PARA REFLEXÃO EM CLASSE

1. Defina o que é cosmovisão.

R.

2. A partir da visão bíblica, qual deve ser a relação do cristão com o ambiente?

R.

3. Qual o impacto que o pecado promoveu na relação do ser humano com a natureza?

R.

4. Quais são as perspectivas populares acerca da preservação da natureza?

R.

5. Explique a seguinte frase: os problemas ambientais são de ordem moral e espiritual.

R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...