E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.

Lucas 4:17-19 

INTRODUÇÃO

   O evangelista Lucas coloca essa visita de Jesus no início do Seu ministério, enquanto os demais evangelhos sinóticos citam-na em um período posterior e não narram o discurso de Jesus. O Mestre lê o texto de Isaías 60:1,2 e o aplica a Si mesmo quando encerra a leitura e diz: Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabam de ouvir(Lucas 4:21b). Ao atribuir a Si a unção – porque Ele me ungiu – estava Se revelando como o Messias que as Escrituras prometiam. Quando Pedro diz: O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo(Mateus 16:16b) ele, na verdade,  estava dizendo: Tu és o Ungido, o Messias. Cristo na língua grega significa “Ungido” e no Hebraico, Messias. Aquele que era esperado pôr Israel estava diante dos judeus na sinagoga de Nazaré. 

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

   E o Messias fora ungido pelo Espírito Santo para levar as boas novas da salvação aos pobres, proclamar a liberdade aos cativos, restaurar a vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e proclamar o ano aceitável do Senhor. 

   Os “pobres”, então, simbolizavam não apenas Israel em seu sofrimento (6:20) mas todos aqueles que não têm meios e os rejeitados em geral (11:41; 12:33; 14:13). A palavra “cegos”, do mesmo modo, pode ser usada de maneira simbólica para referir-se aos sem salvação (1:78,79; 2:29-32; 14:13), mas também se refere aos fisicamente debilitados (18:35-43, At. 9:18,19). A “liberdade” pode também denotar a libertação em relação ao poder de Satanás (13:10-17; At. 10:38) ou a libertação literal em relação a dívidas (11:4). 

   O ano aceitável do Senhor lembra o ano do Jubileu, quando as propriedades rurais ou urbanas que haviam sido vendidas voltariam para os seus donos originais (ou suas famílias). Também o israelita que havia sido vendido para algum compatriota sairia livre no ano do Jubileu e os que estavam em mãos de estrangeiros deveriam ser resgatados por algum parente. Em suma, o Messias que estava ali seria o resgatador dos Seus irmãos e seria uma luz para o povo judeu. No entanto, a Bíblia fala claramente, que Jesus veio para toda humanidade (Lucas 2:32-33, Isaías 49:6 e Atos dos Apóstolos 13:47), Ele seria “luz para os gentios”. 

 

O QUE SÃO MISSÕES?

   Missões, no plural, são todas as atividades exercidas por pessoas enviadas pela Igreja (missionários), como por exemplo: tradução da Bíblia para a língua de um povo que não a tem, um missionário que trabalha com crianças de rua numa grande cidade, alguém que leva o Evangelho para um povo não alcançado. Antes de Jesus ser elevado aos céus disse aos discípulos: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos dos Apóstolos 1:8). Deus falou a Abraão: “e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3b). Jesus comissionou a Sua Igreja a ir por toda a terra, cumprindo a Palavra de Deus sobre a bênção dada a Abraão. Deus tem uma missão: resgatar todos os homens. Seu alvo é toda a terra.

O NOSSO DEUS É MISSIONÁRIO

   Quando lemos no livro de Gênesis a história da Queda do Homem, vemos na sequência ao castigo, Deus providenciar o resgate ao ser humano, que caiu nas garras de Satanás: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15). Foi a primeira referência ao Messias. 

   Em seguida, vemos que a maldade do homem torna-se insuportável para Deus e Ele resolve destruí-lo. A Bíblia diz que Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus(Gênesis 6:9) e sua família seria poupada. Por isso, Deus mandou que ele construísse um grande barco (a arca) e nele fossem colocados um casal de cada animal e a família de Noé. E Deus fez vir o dilúvio sobre a terra. Dessa forma, Deus preservou a espécie humana e os animais. 

   Porém, os descendentes de Noé continuaram pecando. Posteriormente, em Babel, Deus confundiu as línguas, de modo que tiveram que se espalhar pela terra (Gênesis 11 1-9). 

   Mais tarde, Deus chama um homem para, a partir dele, abençoar todas as famílias da terra: “Ora, o SENHOR disse a Abrão: ‘‘Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.’ Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã(Gn 12:1-5, grifo nosso). 

   É a primeira vez que Deus fala explicitamente de uma bênção para toda a humanidade. Lembrem-se: Deus não estava prometendo isso apenas para os descendentes de Abraão, mas também para que todas as famílias da terra  fossem benditas. Daqui por diante, veremos o Deus de Abraão atuando para cumprir essa promessa por meio do povo escolhido.

   Moisés, pouco antes da sua morte, afirma: “Na verdade, amas os povos; todos os seus santos estão na sua mão; postos serão no meio, entre os teus pés, e cada um receberá das tuas palavras(Deuteronômio 33:3 grifo nosso). O Deus de Abraão não era exclusivo dos israelitas. Eles foram resgatados da escravidão no Egito a fim de serem luz para as nações. Os povos na região ouviram falar do Deus de Israel. 

   Raabe, a prostituta de Jericó, falou para os espias enviados por Josué: Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra(Js 2:10,11, grifo nosso). 

   Rute, a moabita, não queria largar Noemi, porque ela cultuava o Deus dos Céus. Disse, porém, Rute: ‘Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus(Rute 1:16 grifo nosso). Raabe e Rute são dois exemplos de pessoas que foram atraídas pelo Deus de Israel.   Temos outros exemplos de Deus dando testemunho de Si mesmo aos povos. O profeta Jonas foi enviado a pregar aos ninivitas (assírios), um povo cruel, temido por todos. Temos ainda o testemunho de Daniel e seus amigos na corte do rei Nabucodonosor, rei da Babilônia. Alguns salmos falam sobre isso, especialmente, neste versículo: Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas” (Salmos 96:3). Paulo, na epístola aos Romanos 1:20 diz que Deus Se manifestou aos homens pelas coisas criadas para que todos fiquem inescusáveis diante d’Ele. Vemos então, que o nosso Deus é missionário e “... deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade(1 Timóteo 2:4). 

 

OS FUNDAMENTOS PARA MISSÕES SÃO:

1) Conversão: Deus quer que as pessoas se convertam e deixem sua vida de pecados para se tornarem Seus filhos: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12-13).2) 2. Escatológico: levar as pessoas ao céu, para que o Cordeiro seja glorificado: “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre” (Apocalipse 5 8-13).3) Implantação de Igrejas: “E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. [...] E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos dos Apóstolos 11:19-21, 26, grifo nosso). 

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

4) Filantrópico: a Igreja é desafiada a buscar a justiça no mundo: “Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vocês  são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte(Mateus 5:13-14). 

   Podemos ainda lembrar as ordens dadas por Jesus para os Seus discípulos: 

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: “É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém(Mateus 28:18-20).• E disse-lhes: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado(Marcos 16:15-16

Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: “Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas(Lucas 24:45-48).• Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra(Atos dos Apóstolos 1:8). 

   Todos esses textos bíblicos citados mostram claramente que a Igreja foi comissionada por Jesus para ir a todas as nações e povos de todas as línguas para pregar o Evangelho. Isto é, a Boa Nova de Deus reconciliando todos os homens com Ele mesmo através de Jesus Cristo, o Seu Filho.

QUAL A RESPONSABILIDADE DA IGREJA?

 

   É muito óbvio que todas as ordens dadas pelo Mestre sobre ir não eram somente aos apóstolos, mas à igreja toda, de todos os séculos. Quando Lucas cita a fala de Jesus ordenando que se pregasse o arrependimento e a remissão de pecados em todas as nações(Lucas 24:47) e depois em Atos “em toda a Judeia, Samaria e até os confins da Terra” (Atos dos Apóstolos 1:8), está falando de todos os povos

   No grego, a língua em que foi escrito o Novo Testamento, a palavra nações significa: multidão, família humana, tribo nação.8 Segundo o site Joshua Project9, há no mundo 17.406 grupos e 7.401 dentre esses não alcançados. Em números absolutos, dos 7,84 bilhões de pessoas no mundo, 3,27 bilhões de pessoas nunca ouviram o Evangelho. Compete à Igreja essa missão, que ainda não foi concluída

    O que esses números nos dizem, Igreja? Paulo respondeu a essa questão em Romanos 10 8-17.

   Paulo estabelece quais são os deveres da Igreja: enviaros missionários e sustentá-los, e também evangelizare darum bom testemunho onde estivermos. 

   Como nós cumpriremos essa missão? Jesus responde: “[...]Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara(Lucas 10:2). Por isso, devemos pedir ao Senhor que envie mais trabalhadores à sua obra. Podemos, também, ser resposta às nossas próprias orações: Eis-me aqui, envia-me a mim”. (Isaías 6:8 b.).   E o Senhor Jesus ainda nos diz da URGÊNCIA DA MISSÃONão dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa(João 4 35, grifo nosso). Enquanto não tomarmos atitudes, muitos deixarão de ouvir o Evangelho da Graça. A Igreja tem de Deus a garantia de que as portas do inferno não são mais fortes do que a Sua Palavra. Lembremo-nos de que Jesus tem todo o poder, e Ele estará conosco até o fim!

CONCLUSÃO

   O objetivo principal desse estudo bíblico é demonstrar que a Igreja tem o papel primordial na evangelização dos não alcançados. A Igreja, principalmente, a local, deve perceber que tem um papel muito importante na obra missionária. Ela não está restrita aos líderes e pastores, mas sim a toda a congregação. A igreja local deve descobrir os vocacionados, prover capacitação teológica e missiológica, enviar o missionário, orar por ele, providenciar o sustento e recebê-lo novamente quando findar o seu trabalho. Essas etapas acontecerão se a Igreja estiver em constantee abundante oração pelos povos não alcançados. Ousamos dizer que somente acontecerá se o pastor ou líderdessa Igreja tiver um coração obediente a Deus, um amor enorme por pessoas e povos não alcançados. Em todas as expressões de Jesus a respeito de evangelizar, vemos os verbos no imperativo: ide, anunciai, fazei discípulos. São ordens que devem ser obedecidas. Portanto, ter um coração ardendo por missões é basicamente ser obediente ao Senhor Jesus Cristo.QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CL ASSE

1. Como a Igreja que você frequenta lida com a questão de missões?R.

2. Sua Igreja tem demonstrado possuir um coração missionário? Pense numa estratégia para despertá-la para missões.R.

3. Quais são as responsabilidades a respeito de missões para a Igreja local?R.4. Converse com os irmãos sobre a possibilidade de criar um grupo de oração por missões.R.

5. Compartilhe com os irmãos da Escola Sabatina como esse estudo impactou a sua vida e de que maneira.R.  

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...