E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;

Ezequiel 11:19

INTRODUÇÃO

   As frustrações da vida, especialmente os problemas da nossa natureza, podem seduzir-nos a perder a esperança de mudança. Está tudo perdido, realmente temos de colher os frutos da nossa própria insensatez? Claro que não, afirma o profeta, porque o Deus, que nunca nos abandona, promete nos dar um novo começo, fornecendo-nos um coração e um espírito novo.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

O QUE ESTÁ DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO

   O que está dentro de nosso coração. Faziam 40° à sombra, numa cidadezinha do estado de Dakota do Sul, aquele dia em setembro de 1993. O caçador de dinossauros Michael Hammer estava espantado ao ver os restos de um Tescelossauro, um dinossauro herbívoro, aparecendo no terreno. O esqueleto estava quase completo. Hammer soube logo que era algo “muito especial”. Os cientistas relataram que dentro do peito do dinossauro estava o que parecia ser um coração de pedra, o primeiro coração de dinossauro visto. 

   Ter um coração de pedra não é algo exatamente “muito especial”, algo que deveríamos anelar. O profeta Ezequiel falou de corações que haviam sido petrificados e chamou os exilados a se converterem ao único Deus vivo. Se Ezequiel vivesse hoje, o que ele diria do nosso coração?   A Bíblia ensina que a condição de nosso coração é algo muito importante. Pois ela está por trás de tudo que fazemos. Deus está preocupado sobre o que e como pensamos.

O PAPEL DO PROFETA: DIAGNÓSTICO TÉCNICO

   Uma das funções mais importantes dos profetas de Deus (como Ezequiel) era chamar Israel a voltar para Deus. Eles chamavam o povo ao arrependimento, a deixarem os falsos ídolos e deuses e se converterem ao único Deus verdadeiro.   

   Um outro profeta, Jesus, foi muito rigoroso com os fariseus, por causa da dureza de coração deles. Espanta-me ver como indivíduos que possuíam tanto conhecimento acerca de Deus terem um coração tão petrificado. Eles se alegraram na desgraça de uma mulher pega em adultério e orgulhavam-se em cumprir a lei apedrejando-a. Eles olhavam para as boas obras realizadas por Jesus e achavam falhas nelas. O coração deles era de pedra.                      Um coração de pedra nem sempre é fácil de identificar. O simples ato de praticar boas obras não garante que o coração de tal pessoa não seja de pedra. Apenas porque você vai à igreja, em todos os cultos, não significa que não tenha um coração petrificado. Somente porque você lê a sua Bíblia e ora diariamente não denota que seu coração não é de pedra. Ter um coração de pedra não significa ser uma pessoa má ou imoral. Uma pessoa pode muito bem fazer as coisas certas, porém ter seu coração petrificado. Então, se você for diagnosticado com um coração de pedra, a boa notícia é que há tratamento para este tipo de problema.

SINTOMAS DE UM CORAÇÃO ENDURECIDO

   Um dos sintomas de um coração de pedra é a perda da compaixão. Uma das marcas de nossa fé é a compaixão que devemos ter por outras pessoas. Houve tempos em minha vida que posso dizer que tive um coração petrificado para com o doente, o necessitado e o pecador. Houve vezes em que passei por pessoas que estavam necessitadas de amor e compaixão e nem me importei. Tive períodos na vida em que meu coração era de pedra. Talvez você possa se identificar comigo. Como você se sente quando vê uma pessoa que não tem condições de comprar sua própria comida? Você acha que ela está recebendo o que merece, ou que deveria arrumar um emprego e parar de pedir esmolas? Às vezes somos mais zelosos pela “justiça”, em outras palavras queremos que as pessoas recebam o que achamos que elas merecem, do que somos para que elas recebam graça e misericórdia. Isso é indicativo de um coração de pedra.   Como cristãos estamos no processo de sermos transformados à imagem de Deus. Algumas vezes, entretanto, as pessoas perdem o desejo de crescerem na fé e de fazerem a vontade de Deus. Podemos dizer que nosso coração está endurecido quando paramos de crescer e de nos esforçarmos para crescer. Pessoas com um coração petrificado são apáticas. Elas não se preocupam com o crescimento espiritual. Elas estão perfeitamente contentes com o nível de conhecimento e relacionamento com Deus que possuem. Alguns dos nossos amigos têm muitas desculpas para faltar aos cultos ou à escola bíblica sabatina, ou têm uma atitude de “quem se importa?”. Talvez o coração delas tenha se tornado em pedra.   Outro sintoma de um coração petrificado é a perda decentusiasmo pelo poder e obra de Deus. Os cristãos deveriam ser desejosos e entusiastas por ouvir sobre as vitórias do Reino de Deus, sobre almas sendo salvas, vidas sendo transformadas pela ação do Espírito Santo e milagres sendo realizados no poder de Deus. Os cristãos deveriam ser entusiastas ao testemunhar do poder transformador do Senhor na vida deles através do serviço a Ele. Se o poder e as obras de nosso Deus não levar você a adorá-lo de todo o coração, então, meu amigo seu coração está petrificado.

A CURA PARA UM CORAÇÃO DE PEDRA 

   O que podemos fazer para transformar um coração petrificado num coração dócil e amoroso novamente? Seráisto possível? Bem, temos que começar talhando a pedra.Muitas coisas podem ter entrado em nossa vida e lentamente endurecido nosso coração. Mas podemos lavrar esse coração de pedra com cinco “cinzéis”.   O cinzel do Espírito Santo traz convicção ao coração das pessoas. Ezequiel mencionou (v.19) que um novo Espírito seria colocado em Israel quando o velho coração fosse removido. No Pentecoste, o Espírito Santo estava trabalhando no coração dos ouvintes do sermão de Pedro quando eles ficaram conturbados em seus corações. Quem sabe hoje o Espírito Santo esteja trabalhando em sua vida para que você sinta a mesma conturbação em seu coração.   As pessoas respondem das mais variadas formas, quando se sentem conturbadas. Algumas não aceitam ou fazem de conta que nada aconteceu. Outras acatam esse convencimento do Espírito Santo e agradecem a Deus por revelar-lhes os erros de seus caminhos. Será que vamos ser gratos a Deus?Ou, não vamos prestar-lhe atenção? Talvez o Espírito Santo esteja tentando talhar a pedra de seu coração.   A Palavra de Deus é chamada de espada do Espírito (também podemos chamá-la de cinzel). É outra arma quetemos contra corações petrificados. As Escrituras Sagradas nos dizem o que Deus espera de nós. Através dela aprendemos a diferenciar o certo do errado, e podemos descobrir se estamos ou não vivendo de acordo com as expectativas de Deus. O cinzel da Palavra de Deus nos ajuda a livrar-nos das mentiras e desculpas que encaixotam nosso coração com um casco duro. 

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

   Comunhão é um dos cinzéis mais efetivos de nosso arsenal contra corações petrificados. Há algo especial em nos reunirmos em comunhão que tem um poder especial de amolecer nosso coração. O encorajamento, a edificação e os conselhos que recebemos, ao estarmos com o povo de Deus, podem fazer muito para dinamitar as pedras de um coração endurecido.   Outro meio pelo qual nosso coração é amolecido é sendo cuidadosos com o que permitimos que entre nele(leia Provérbios 4:23). Aquilo que entrar em nosso coração certamente será o que sairá dele. Lembre-se das palavras de Jesus: “Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” (Mateus 15:18-19). Então, previna-se de ter seu coração petrificado, cuidando daquilo que você permite entrar nele.   Assim como qualquer enfermidade, a melhor coisa que podemos fazer para curar um coração de pedra é reconhecer que você pode ter não apenas uma cabeça dura, mas também um coração duro. O arrependimento de nossos pecados é o reconhecimento diante de Deus (que já o sabe) que nós percebemos que temos feito coisas erradas e o que planejamos fazer para corrigir isso.

CONCLUSÃO

   Deus olha o interior do coração de cada um de nós. Indiferente às nossas ações externas, Deus está preocupadocom nossas motivações internas. O que nos leva a fazer o que fazemos ou a pensar do jeito que pensamos? Talvez tenhamos que abrir a caixa de ferramentas, pegar alguns cinzéis-e começar a trabalhar em nosso coração, para remover as barreiras que possam estar nos impedindo de amorosamente obedecer ao nosso Deus.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE 

1. Ezequiel escreveu esta profecia quando o rei Jeoaquim e outros de Judá, foram levados cativos. Quais foram àscircunstâncias e eventos que levaram Judá ao cativeiro babilônico?R.

2. Quais eram as “suas coisas detestáveis e todas as suas abominações” (v.18) encontradas na terra de Judá naquela época? O que teria de ser feito para removê-las?R.

3. Em quais maneiras o coração do povo estava dividido (v.19)? Por que Deus considerou tal situação detestável? Como isso se relaciona com ter um “coração de pedra”? Qual a diferença entre um coração dividido, um coração de pedra e um coração de carne?R.

4. Como podemos diagnosticar divisão ou dureza em nosso coração? O que pode nos prevenir destas condições? O que pode ser feito se descobrirmos divisão ou dureza em nosso coração? Que esperança podemos ter ao olharmos a maneira como Deus lida com Seu povo nesta passagem?R.

5. O que diria Ezequiel sobre o seu coração caso ele convivesse com você?R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...