Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.

Ezequiel 34:31

INTRODUÇÃO

   Há tempos em que as pessoas ficam muito desapontar das com líderes que somente buscam serem servidos e estão desconectados de seus liderados. O que se pode fazer quando se tem uma pessoa assim em posição de liderança? Ezequiel declarou que Deus providenciaria novos servos-líderes que cuidariam tenramente de seu rebanho, da mesma forma que Deus, o Bom Pastor, o faz.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

UMA ALERTA AOS CRISTÃOS

   Minha avó costumava cantar uma canção intitulada “Minha casa está cheia, porém meus campos estão vazios1

Há paz e contentamento na casa de meu Pai hoje,Muita comida em Sua mesa e ninguém deixa de lado.Há cantos e alegria enquanto as horas passam.Mas uma calma quietude canta enquanto o Pai tristemente chora,Minha casa está cheia, porém meus campos estão vazios.Quem irá trabalhar por mim hoje?Parece que meus filhos desejam estar ao redor de minha mesa, mas ninguém quer trabalhar no meu campo!

   Esta canção expressa uma realidade que precisa ser ponderada. Existem muitos cristãos vindo à igreja para obteralguma coisa, mas quando se trata de servir ao Pai, não há muito sendo feito. Tais cristãos são o que minha vó chamava de os “lustradores de banco”. Lustradores de banco são aqueles que vêm à igreja (o que é bom), mas tudo o que fazem é se sentar e se saturar (fartam-se da bondade da Palavra de Deus e da bondade da comunhão). Sem falar que na maioria das vezes eles são os primeiros a reclamar de qualquer coisa que dê errado na igreja.   Este era o tipo de problema que os filhos de Israel estavam experimentando em nosso texto de estudo hoje. Cada um cuidava de suas próprias necessidades, porém quando chegou a hora de construírem o Reino, suas atitudes foram de negligência e desrespeito.   Ezequiel trinta e quatro foi originalmente escrito como uma condenação aos sacerdotes de Israel. Eles deveriam ser os pastores do povo israelita, porém em lugar de pastorear, deram as costas às suas responsabilidades e cuidaram apenas de suas próprias necessidades e da satisfação de seus desejos.   Tome cuidado a o para não interpretar mal a aplicação desta passagem. Há uma tendência a interpretar esta passagem como aplicável SOMENTE àqueles no ministério pastoral ou em posições de liderança. E esta é uma das razões primárias por que muitos cristãos não estão se envolvendo no cumprimento da responsabilidade deles na Grande Comissão. “Testemunhar e evangelizar são funções do pastor, nós o pagamos para isso!”, alguns dizem. Há pessoas que se esquecem que como cristãos defendemos o “sacerdócio de todos os crentes”, e que precisamos entender que cada cristão tem responsabilidades para com o crescimento do Reino de Deus.   Originalmente, esta responsabilidade fora dada ao povo de Israel: “vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Êxodo 19:6). Depois da Nova Aliança feita por Cristo, esta responsabilidade foi passada para os cristãos: “Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para ser sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:5 9 - NVI).

UMA DESCRIÇÃO DOS PASTORES E DO REBANHO

   Negligência: os pastores negligenciaram sua tarefa. Eles foram comissionados para alimentar o rebanho e fortalecerem os fracos. Esperava-se que cuidassem dos enfermos e fizessem curativos nos machucados. Eles foram chamados para buscar o perdido e trazê-lo de volta ao aprisco. Porém, NÃO FIZERAM ISSO! Eles não levaram seu chamado a sério, estavam mais preocupados com o próprio bem-estar do que com o daqueles sob seus cuidados.   Desmazelo: As ovelhas também não cuidaram de ninguém mais além de si mesmas. À medida que pastavam,pisoteavam a grama verde em lugar de deixarem para as outras. Quando bebiam de água limpa, turvavam-na, para que não refrescassem as outras. Tudo que viam eram elas mesmas, ninguém mais as importava.

UMA DESCRIÇÃO DOS “LUSTRADORES DE BANCO”

   Negligência:   1) Em termos de ministério, as pessoas ao redor estão famintas, fracas, doentes, perdidas, abandonadas e desencorajadas. Tudo o que os lustradores de banco fazem é ir à igreja, cantar suas canções, e voltar para seuspróprios negócios em vez de cuidar dos de seu Pai. Eles têm negligenciado o ministério para o qual Deus tem lhes chamado.   2) Em termos de evangelismo, Jesus disse aos seus discípulos: “A seara é realmente grande, mas poucos osceifeiros.” (Mateus 9:37). Os lustradores de banco ouvem a Grande Comissão, veem os campos prontos para a colheita, sabem o que Jesus deseja que eles façam. Eles simplesmente não querem fazer. Quantas vezes o trabalho do Senhor foi tratado desta maneira?

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

   Desdém:   1) Os lustradores de banco sentam-se à mesa do Pai. Eles estão satisfeitos em serem alimentados com essemaravilhoso banquete espiritual (aliás o que tem de ovelha obesa espiritualmente nas igrejas porque só se alimentam e não compartilham!). Mas não têm nenhuma preocupação com aqueles no mundo que estão famintos. Recusam-se ir e compartilhar o Evangelho com aqueles que, desesperadamente, precisam ouvir as Boas Novas da salvação. Afinal de contas, eles pagam o pastor para fazer isso.   2) A primeira e principal preocupação dos lustradores de banco é com eles mesmos. Eles não estão concernidos com ninguém mais. Na visão deles, os outros podem se defender por si próprios.

 

CONCLUSÃO

   Como sacerdotes, somos chamados a fazer aquilo que os pastores, dos dias de Ezequiel, negligenciaram. Nãodeveríamos nos tornar “lustradores de banco”, pois isto nos fará meros expectadores no trabalho do Reino de Deus. O Senhor nos chamou para fazermos muito mais, quando nos deu a Grande Comissão. Como sacerdotes comissionados, somos chamados a: alimentar o rebanho (discipulado), ir ao encontro das necessidades do nosso rebanho (ministério), buscar aqueles que estão perdidos e trazê-los de volta ao aprisco (evangelismo).   Com esta incrível responsabilidade que Deus lançou sobre nós, de que forma podemos voltar para Ele e dizer: “Não”? Embora alguns possam se sentir confortáveis em apenas sentarem-se nos bancos da igreja (e isso é bom), existem outros que são capazes de trazer uma almofada (ou querem que a igreja compre bancos almofadados) porque pretendem ficar bem confortáveis em seus lugares, sem nunca responderem positivamente ao chamado de Deus para a vida deles, estão apenas se alimentando e engordando espiritualmente! Use seus dons para ajudar no avanço do Reino de Deus. Trabalhe ao lado de seu pastor como um sacerdote comissionado na tarefa que lhe foi delegada. “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”. (Mateus 9:37, NVI).QUESTÕES PARA ESTUDO E DISCUSSÃO EM CLASSE

1. Quem eram os “pastores de Israel” contra os quais Ezequiel fora instruído a profetizar? De que maneiras elesnegligenciaram as tarefas que Deus lhes houvera dado como pastores de Israel?R.

2. Como Davi poderia ser colocado como pastor sobre Israel no período daquela profecia?R.

3. Que promessas Deus fez a Israel através desta passagem?Como você vê essas promessas cumpridas na história de Israel? Alguma dessas promessas podem ser aplicadas à igreja?Como?R.4. Hoje, quem são os pastores do rebanho (igreja)? Quais são nossas expectativas primárias em relação a eles? Que qualidades são necessárias para cumprir esse papel? Você acha que nossas expectativas se emparelham com as divinas? Alguma vez você já esperou muito de seu pastor?R.

5. Existem algumas das responsabilidades do pastoreio que se aplicam a todos nós como cristãos? Como podemos cumprir com estas responsabilidades? Como os membros da igreja podem ajudar o pastor a cumprir suas responsabilidades?R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...