E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos.

Ezequiel 36:23

INTRODUÇÃO

   Conquanto os frutos da ação são muitas vezes visíveis, as razões pelas quais ela foi realizada em um determinado tempo e local são mais difíceis de discernir. O que motiva as ações? De acordo com Ezequiel, a promessa de Deus de restaurar Israel não é motivada por Israel propriamente dito, mas sim por causa do Seu santo Nome.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

O PROJETO DE DEUS PARA NOSSA VIDA

   Certa vez um jovem pegou um ovo de uma águia dourada e colocou-o no ninho de uma galinha. Não muito depois, nascia uma aguiazinha com a ninhada de pintainhos. A águia foi crescendo com os pintainhos e, durante toda a sua vida, fez tudo o que as galinhas fazem, pois acreditava ser uma delas: ciscava a terra em busca de minhocas e insetos, cacarejava e, abanando as asas, dava seus saltinhos. Ela nunca voou mais do que alguns centímetros do chão, pois as galinhas não conseguem voar muito alto. Os anos se passaram e a águia envelheceu. Um dia olhou para o alto e viu uma ave magnífica voando bem alto, num céu sem nuvens. A ave parecia deslizar em graciosa majestade, em meio às poderosas correntes de vento. A sua asa forte, dourada com reflexo da luz do sol,batia pausada e serenamente. A velha águia olhou extasiada e perguntou: O que é aquilo? Sua irmã respondeu: É uma águia, ela é a rainha dos céus. O céu é o seu lar. O nosso é a terra, pois somos galinhas. Nem gaste seu tempo pensando nisso. Assim, a águia viveu e morreu como uma galinha, pois era isso que pensava ser. Ela nunca se deu uma chance de pensar diferente.   Tragicamente essa história se repete em muitas pessoas. Como águias, fomos criados e redimidos para voar alto com as asas que Deus nos tem dado. Nosso chamado privilegiado é conhecer a Deus de uma forma cada vez mais íntima, para experimentar a verdadeira, irrestrita e exuberante adoração e nos entregarmos às grandes aventuras do Reino de Deus na guerra contra o reino das trevas, levando o amor de Jesus a outras pessoas.   Este é o projeto de Deus para nossa vida, e é por isso que não podemos ser plenamente satisfeitos com qualquer coisa aquém disso. Nunca poderemos encontrar a plenitude de nossa alma enquanto ciscarmos na vida carnal ou na espiritualidade medíocre. Fomos feitos e totalmente equipados para, no momento de nossa conversão, voar alto! Com a Nova Aliança, Deus colocou em nós o desejo de cumprir a vontade dele. Porém, muitas vezes somos desinformados, ou impedidos, de realizar aquilo que Deus colocou em nosso coração. Busque informar-se do propósito de Deus para sua vida e não permita que o diabo impeça-o de cumpri-lo! Em nossa passagem de hoje, Deus revelou quatro disposições espirituais que lhe darão o “Você Pode Fazer” dele.   Deus nos dá uma nova série de “desejos” para fazer a sua vontade e também uni novo “pode fazer” por meio doEspírito Santo, que nos traz novas inclinações. Há pessoas que dizem “se fosse fácil ser cristão, todo mundo faria isso”. Elas ainda não entenderam que, embora a vida cristã seja difícil, temos a presença do Espírito Santo em nosso coração que nos capacita a vivermos segundo a vontade de Deus, pois Ele injeta a sua plenitude em nosso coração. 

 

ENTÃO ATRAVÉS DE SEU NOVO “POSSO FAZER” RECONHEÇA SUA NOVA PUREZA   

   “Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros” (Ezequiel 36:25, NVI). Jesus disse no contexto de nossa permanência nele, “vocês já estão limpos” (João 15:3, NVI). Ele também disse o mesmo quando lavou os pés dos seus discípulos. Em Cristo você já recebeu uma nova pureza.   Em 1829 um homem chamado George Wilson foi preso por furto e assassinato nos Estados Unidos. Ele foi julgado, condenado e sentenciado à pena de morte e subsequentemente perdoado pelo Presidente Andrew Jackson. Porém, Wilson recusou o perdão, dizendo que queria morrer. A Suprema Corte americana ao analisar a situação deu o seguinte veredicto: “um perdão é uma pedaço de papel e seu valor depende da aceitação da pessoa a quem foi concedido”. Qualquer outra pessoa sentenciada com a pena capital dificilmente recusaria o perdão presidencial, porém se recusado, ele não é perdão. Então, George Wilson foi executado enquanto o indulto ficou sob a escrivaninha do xerife.   Deus tem oferecido seu dom da divina purificação. No entanto, esse dom tem que ser pessoalmente apropriadopara que seja pessoalmente benéfico. A purificação oferecida por Deus, esta nova pureza, é o ponto de partida para a vida cristã. É o que o Novo Testamento chama de “ser justificado”. Romanos 3:21-24 indica que você foi declarado justo como se nunca tivesse pecado. Você está limpo da culpa do pecado. O sangue de Jesus purifica nossa consciência e a liberdade vem com nossa nova pureza.

RECONHEÇA SUA NOVA IDENTIDADE (VS. 24,28)

   Nós temos uma nova identidade. 2 Coríntios 5:17 diz: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Alguns cristãos veem a si mesmos como bijuteria, que é essencialmente um metal sem valor, envolto com uma cobertura atrativa. Ou seja, veem a si mesmos como alguém sem valor, todavia cobertos pelo precioso sangue de Jesus.   Podemos ilustrar a imagem de quem somos depois da conversão como uma “prata manchada.” Enquanto estamos cobertos pela infinita justiça de Cristo, somos também novas criaturas em Cristo (somos prata), porém vestido em uma veste terrena — a natureza pecaminosa (a mancha). O novo você não é pecador, mas sim um santo que luta com o embaçamento do pecado. E lutaremos contra o pecado enquanto vivermos com esta natureza! O incentivo que precisamos então é o de viver em harmonia com o projeto de vida dado por nosso Deus.

RECONHEÇA SUA NOVA DISPOSIÇÃO (V.26)

   Nascemos num mundo com uma disposição naturalmente oposta a Deus. Espiritualmente isto é descrito como um “coração de pedra”, frio, inflexível, sem vida. Nossos pensamentos, projetos, desejos e prazeres estavam fora dealinhamento com Deus. Por isso que o Senhor prometeu nos dar um novo coração quente, flexível, tenro e suscetível a Ele. Este é um coração que agora ama a Deus, reverentemente o teme e deseja fazer a vontade dele.   Recebemos um coração novo que instilou um novo conjunto de “desejos” dados por Deus. Esse novo coração querecebemos do Senhor vai instintivamente anelar e buscar a Deus e a sua glória, vontade e palavras. A vontade de Deus não é mais um “dever”, é também um “desejo fazer”. E com este desejo Deus também tem nos dado um novo “pode fazer”.

RECONHEÇA SEU NOVO PODER (V.27)

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

   Alguma vez você já sonhou em voar? Quero dizer, sem um avião, apenas com seus dois braços abertos. Não importa  o quanto você queira, não há meios disso acontecer. Seu “querer” não está relacionado com os recursos necessários para se transformar num “posso fazer”, ou seja, posso voar. Da mesma forma, não basta querer fazer a vontade de Deus. Nossas melhores intenções são ainda impotentes para ultrapassar a nossa carne. Deixe-me colocar a equação assim: Nova Pureza + Nova Identidade + Nova Disposição = frustração e derrota. Somente quando o suprimento do “Novo Poder” é acrescentado à equação é que uma verdadeira vitória se torna possível. Apenas este novo poder é capaz de ressuscitar-nos e libertar-nos do estilo de vida derrotado e mortal ao qual a nossa carne pretende deter-nos em cativeiro. Vamos colocar a equação da forma certa: Nova Pureza + Nova Identidade + Nova Disposição + Novo Poder = Vida Vitoriosa em Cristo.

CONCLUSÃO

   Deus quer que vivamos a vida que Ele planejou para nós. Entretanto, não podemos fazer isso sem a ajuda dele. Deixar de lado nossas vontades, sonhos e planos, para seguirmos seus caminhos não será um processo fácil. Somos pratas manchadas buscando o polimento. À medida que somos polidos por Ele, e isso às vezes é doloroso, veremos cada vez mais, de forma cristalina, a Sua vontade para nossa vida.

 

1. Como Deus disse que traria restauração para Israel nesta passagem? Que passos Ele tomaria para trazê-la?R.

2. Deus prometeu purificar os israelitas das impurezas que lhes separavam dele. De quais impurezas eles precisavam ser purificados naquela época? E nós, precisamos ser purificados de algo?R.

3. Como os atos restauradores de Deus poderiam ser feitos por causa do seu santo nome e não por causa de Israel? Que benefício Israel teria deste resgate?R.

4. O que podemos aprender do caráter de Deus através do fato dele estar disposto a realizar estes atos em favor de Israel, apesar do fato deles não merecerem? O que isto nos diz da disposição de Deus em trabalhar a nosso favor?R. 

5. De acordo com o verso 31, o que uma pessoa em pecado pode fazer?R.

6. O que podemos fazer para nos certificarmos que não nos encontramos na situação dos Israelitas nesta passagem?R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...